5 dicas para aumentar as vendas de seu restaurante

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5 dicas para aumentar as vendas de seu restaurante

Tornar um restaurante rentável e assim sustentável, é uma necessidade. Não basta estar atento a cozinha e ter os melhore ingredientes.É preciso que existam clientes, e que vendas sejam realizadas para que o negócio funcione e boas práticas para em aumentar as vendas devem ser utilizadas. Abaixo temos uma lista de 8 ideias e técnicas para que seu restaurante venda mais e melhor.

1 – Atenda ainda melhor

Ao entrar em um restaurante, come-se com todos os sentidos, antes mesmo de ver o cardápio. Seu ambiente deve estar preparado para vender para os olhos, para o nariz e também para os ouvidos. Higiene, iluminação, cheiros, organização e um ambiente propício para que os clientes se sintam confortáveis são cruciais. Tendo essa base e uma equipe sorridente e preparada para atender o melhor possível faz toda a diferença.

“O atendimento é ponto chave para qualquer aumento de vendas em um restaurante.” Twitte isso

Ao interagir pessoalmente com seu cliente é que as coisas acontecem. Busque entendê-lo, faça suposições sobre o que ele quer de você e sempre esteja atento aos possíveis desejos dele. Ele nem sempre conhecerá suas opções ou mesmo o que pode vir a querer experimentar. Portanto, você deve ajudá-lo a encontrar o que busca. Um bom atendimento é o seu cartão cartão de visita e é fundamental para vender mais.

2 – Prepare sua equipe para vender mais

Ninguém nasce sabendo atender bem, mas a prática aliada ao treinamento, pode fazer um excelente garçom ou garçonete. Como você prepara a sua equipe para atender? Eles estão efetivamente buscando vender durante o atendimento? Garçons ou garçonetes, assim como responsáveis pelo caixa e até mesmo a equipe da cozinha são vendedores e devem ser preparados para saber mostrar o quão bom são seus produtos e serviços.

Ensine-os o que podem oferecer para vender mais. Acompanhamentos, entradas, guloseimas, sobremesas ou até um cafézinho podem ser exatamente o que o cliente quer e nem ele sabe. Para vender mais é preciso oferecer mais. E para desenvolver isso, tenha momentos recorrentes de preparação, ajude sua equipe a trocar experiências. Isso irá integrá-los e ajudá-los a desenvolver suas técnicas de atendimento. Além disso, reconheça quem está se destacando e ofereça benefícios motivadores.

3 – Assuma que seu cliente quer o melhor

Ele é seu melhor cliente sempre, logo, ofereça o melhor atendimento possível. Mesmo se ele –  aparentemente – apenas quiser usar a internet grátis, nesse caso, ajude-o a se sentir bem fazendo isso e ele voltará, e talvez não volte sozinho. Não julgue erroneamente ao fazer uma oferta. Se estiver com sede, quem sabe um ótimo drink? Será que ele quer algo para comer? Ofereça seu melhor petisco. Mesmo que ele não aceite, provavelmente voltará em outro momento e eventualmente comprará algo. Sugira suas melhores opções a ele e, caso a resposta seja negativa, esteja aberto para que ele diga se deseja uma opção diferente.

4 – Ofereça boas informações e sugestões

Informação é tudo, por isso, ajude seus colaboradores a lhe ajudar. Todos na sua equipe de atendimento devem conhecer os pratos que vendem. Não apenas do que são feitos. Devem saber apresentar cada um como os excelentes produtos que são. Salientando pontos fortes e marcantes dos sabores e composições. Eles sabem remontar a experiência de se deliciar com tal comida ou bebida? Uma boa apresentação dará água na boca a qualquer cliente. Ou seja, transforma o desejo do seu cliente no aumento das vendas de seu restaurante.

Além disso, comunique bem. Use cardápios visivelmente bons. Deixe claro do que são feitos os  pratos. Quanto mais descritos estiverem melhor. Ajude seus clientes a perceberem qual prato combina com qual bebida. Seja na ponta da língua, no display de mesa ou no próprio cardápio, boas sugestões devem estar ao alcance dos clientes. Eles devem ser tentados a explorar seus desejos e conhecer novos sabores.

5 – Crie promoções

Podem ser promoções temporais ou permanentes, mas crie-as. Fazer combos de produtos são ótimos para quem prefere economizar um pouco, isso pode acontecer ao combinar diversos produtos. Você pode criar benefícios para quem trouxer mais pessoas para seu restaurante, ou quem sabe descontos para que novos pratos e sabores sejam experimentados. Seja criativo e ofereça mecanismos facilitadores da venda. Promoções não são apenas descontos, elas devem ser vantajosas  a ponto de facilitarem uma compra.

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