8 dicas para escolher os melhores fornecedores de alimentos

By in
8 dicas para escolher os melhores fornecedores de alimentos

Se você trabalha na área da alimentação, com certeza já sabe: a qualidade dos ingredientes influencia, e muito, na qualidade do prato de forma geral.

De que adianta ter uma grande receita, mas prepará-la com ingredientes medíocres? E que pensarão os clientes se o sabor do prato for constantemente alterado?

Para manter o padrão de qualidade, evitar discrepâncias e garantir que os seus ingredientes sejam sempre bons, é de extrema importância escolher os melhores fornecedores de alimentos.

Escolher bons fornecedores vai muito além de comparar seus preços. Para que você selecione sempre os melhores entre os melhores, aqui vão algumas dicas:

1- Pesquise em Fontes Confiáveis

Procurar por fornecedores próximos e verifique quais deles estão a mais tempo no mercado. Você pode ver avaliações em redes sociais e pescar outras informações sobre eles na web.

Ao fazer buscas em sites de buscas procure pelas palavras chave “Distribuidora + (Insumos que procura) + (Região)”.

2- Procure Fornecedores Locais

Alguns bons fornecedores não estão na internet ou em catálogos. Você precisa procurar por eles nas feiras semanais ou em pontos de venda específicos, na maior parte das vezes em lugares um tanto distantes do centro da cidade.

Não importa se você compra seus ingredientes em um shopping, mercado, feira ou quitanda. A apresentação do produto é bem menos importante do que a qualidade do que é oferecido.

“Garimpar” ingredientes frescos não é tarefa fácil, mas com certeza vale a pena.

3- Seu Fornecedor Tem de Ser Capaz de Acompanhar Seu Crescimento

Você precisa manter um diálogo ativo com seus fornecedores. Eles não conseguirão se preparar para lhe suprir exponencialmente mais se você não os avisar com antecedência.

Vai fazer um evento e vai precisar de mais insumos? Verifique um pouco antes se eles têm o suficiente para lhe fornecer. Assim você tem tempo para se planejar e pode procurar outras opções com calma.

Se você precisa comprar muito e com muita frequência, pode ser que grandes distribuidoras lhe atendam melhor. Afinal, elas estarão sempre preparadas para demandas mmaiores, mas talvez não ofereçam produtos frescos como os de uma feirinha.

4- Dê preferência a fornecedores mais acessíveis, com horários de funcionamento melhores

Alguns grandes fornecedores podem causar transtornos por conta de seus horários de funcionamento. Procure saber os horários em que as entregas serão realizadas e verifique se eles são adequados à sua rotina de trabalho.

Muitos ingredientes estragam rápido e precisam ser consumidos logo, por isso é importante garantir que você continuará tendo acesso aos alimentos frescos à tempo.

Gerenciar o seu estoque em um Sistema de Gerenciamento para Restaurantes pode lhe ajudar a evitar que o seu estoque seja abalado por excessos ou faltas.

5- Procure Por Referências e Clientes do Fornecedor

Procure alguns clientes dos seus potenciais fornecedores. Se possível, pergunte-os sobre a estrutura do fornecedor, sobre seus prazos e procure saber os benefícios que o fornecedor oferece, mas também questione se já houveram experiências ruins com a empresa.

Um empreendedor que já trabalha com aqueles fornecedores talvez saiba lhe informar mais a seu respeito, não custa nada verificar.

6- Assine Revistas ou Catálogos Especializados

Assinar revistas ou fontes de conteúdo relacionado pode ser interessante para expandir horizontes e pensar em novas possibilidades. Não só o conteúdo pode trazer aprendizados valiosos, como também os próprios anúncios são voltados para consumidores com os mesmos interesses que você.

Sendo assim, pode ser que você acabe dando de cara com um fornecedor de ótimo custo-benefício num simples virar de página.

7- “Qual fornecedor fornece o que?”

É bem possível que no Menu do seu estabelecimento você oferte aos seus clientes vários itens. Sejam eles pizzas, lanches ou pratos sofisticados, todos eles precisam de uma série de ingredientes para serem montados.

Saber quando cada ingrediente está acabando é de vital importância para manter o estoque sempre cheio de alimentos frescos.

Para garantir que você tenha o controle de todos eles, é interessante fazer um controle de estoque inteligente.

Um Sistema para Restaurantes pode lhe ajudar a automatizar esse processo. A melhor parte? Evita equívocos e aumenta a precisão da contagem.

8- Mantenha Uma Boa Relação Com Seus Fornecedores

Assim como seus fornecedores têm uma série de deveres a cumprir para que você receba seus insumos a tempo, você também tem compromissos a zelar.

Muitas vezes as entregas precisam ser efetuadas em pouco tempo, e para isso acontecer, você tem de estar esperando o carregamento chegar.

Nutrir uma relação respeitosa é extremamente interessante. Procure cumprir sempre os horários e datas combinados, além de não deixar que se formem dívidas.

Clientes desleixados podem ser problemáticos para os fornecedores, evite dar mais trabalho a eles!

Fonte: https://www.programaconsumer.com.br/blog/8-truques-para-escolher-os-melhores-fornecedores-de-alimentos/