Algumas Dicas de Treinamento para Garçons

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Algumas Dicas de Treinamento para Garçons

Não é novidade que um bom garçom é fundamental para uma boa experiência do cliente em qualquer restaurante, mas seja sincero comigo: você acompanha e tenta melhorar as vendas deles mensalmente?

Nossos chefs e consultores parceiros dizem que muitos clientes não acompanham nem tentam otimizar seu cardápio e as vendas de seus garçons, contando inclusive casos em que mexeram nesses 2 instrumentos (menu + garçom) e aumentaram em até 30% o faturamento de seus clientes após sua consultoria.

Separamos então 10 dicas práticas para você melhorar o desempenho da sua equipe e aumentar seus lucros através dos garçons. Vamos à elas

DICA 1- INCENTIVE AS VENDAS (!)

Parece uma dica meio óbvia, mas muito consultores e especialistas que conversamos em eventos falam que antes da sua contratação, os garçons eram tratados como simples tiradores de pedidos dos clientes, ao invés de vendedores.

Incentivar a venda de seus garçons não somente vai fazer com que eles se sintam mais importantes para seu restaurante, como vai aumentar o lucro da casa e o salário deles também.

Mas esse lucro aumentar ou pelo menos se manter mês a mês, você deve ter a Engenharia de Cardápio aplicada e seu cardápio SEMPRE ATUALIZADO, atualizando os itens, destacando os mais lucrativos e removendo os que mais dão prejuízo em termos de desperdício de ingredientes.

DICA 2- ENSINE E TESTE O CONHECIMENTO DOS ITENS ESTRATÉGICOS DO CARDÁPIO

Uma forma alternativa e muito interessante de melhorar o desempenho dos garçons é o questionamento.

De tempos em tempos, reúna-se com sua equipe, de preferência individualmente com cada um (para evitar frustrações) e faça perguntas sobre o cardápio como a composição dos pratos, o que ele recomendaria para um tipo “x” de cliente, quais são os melhores acompanhamentos para determinados pratos, quais são as comidas, bebidas e sobremesas mais lucrativas da casa e etc.

Quando você identifica um tropeço em alguma das perguntas feitas, saberá que é aquele ponto do cardápio ou do atendimento que ele tem mais dificuldade, podendo inclusive traçar estratégias para resolver o problema em outros funcionários.

Uma consultoria para restaurantes é extremamente útil nesse contexto, tanto para identificar os pontos fortes e fracos de um cardápio, quanto para o treinamento da equipe e para montar estratégias de aumento de preços e redução do ponto de equilíbrio do seu restaurante.

DICA 3- DÊ O EXEMPLO

Com a contratação de um novo garçom ou estagiário, deve-se mostrar a ele como o restaurante trata os seus clientes. Tome a frente e peça para ele observar os principais pontos de atendimento que você tem com os clientes.

Vendo você atendendo, ele vai aprender na prática como a forma correta de abordagem, como usar o tom de voz, como se arrumar, etc.

Outro ponto muito importante é situar para o funcionário o ritmo e os horários de pico do estabelecimento, para que ele possa se preparar melhor e aprender com os colegas a forma mais ágil e efetiva de se trabalhar em um dia com grande movimento.

A melhor forma de aprendizagem do ser humano é a “cópia” de hábitos e modos de agir das pessoas bem sucedidas aos quais temos acesso, então nunca se esqueça de mostrar o carinho e atenção com o cliente, para que seus funcionários se inspirem para fazer o mesmo.

DICA 4- CUIDE DA ORGANIZAÇÃO DO TREINAMENTO

A organização do treinamento é fundamental para a melhor transmissão dos conceitos e formas de servir o cliente, mas o que muita gente não fala é do tempo que isso pode te poupar 😉

Defina os pontos mais cruciais para um bom atendimento e comece o treinamento por eles, de preferência ordenando as atividades relacionadas próximas umas das outras. Colocamos abaixo uma lista de detalhes de um treinamento para exemplificar melhor:

– Conhecimento do menu

– Conhecimento de lista de vinhos (se aplicável)

– Conhecimento do plano de chão (números de mesa, área de barra, seções, etc.)

-Tour do restaurante (para que ele saiba onde fica tudo: banheiros, estoque, frigobar, estações, etc)

-Tarefas de limpeza e trabalhos laterais

РApresenta̤̣o e limpeza das mesas

– Como recepcionar os clientes

– Como receber pedidos

– Os melhores complementos para cada item do menu

РServir caf̩ e sobremesa

– Como apresentar a conta

РFun̵̤es de encerramento

– Fechando tarefas de limpeza e reabastecimento

– Relatório de vendas no final do turno

– Regras do restaurante

Criando uma ordem de prioridade do que cada pessoa precisa aprender, você define um padrão que pode ser replicado facilmente por funcionários da sua casa quando um novo colaborador entrar na equipe, o que pode te poupar um tempo considerável.

DICA 5 – SE PONHA NO LUGAR DO CLIENTE

Sempre que possível, sente-se em uma mesa e tente agir como um cliente normal para observar a postura dos garçons, principalmente dos novos.

Tente ser o mais rígido e chato possível, para que eles saibam como agir em uma situação de pressão, quando um pedido vier errado, quando a preparação dos pratos estiver demorando, etc.

Nessa simulação, tente agir como em algum episódio real onde um cliente ficou extremamente chateado e depois do teste, conte ao novo funcionário o que de fato aconteceu e como vocês resolveram o problema.

AS 2 DICAS MAIS IMPORTANTE DE TREINAMENTO PARA GARÇONS

DICA 01-  DÊ PRÊMIOS PARA OS MELHORES FUNCIONÁRIOS

Uma forma interessante de garantir um bom desempenho da sua equipe é premiar quem se destaca mensalmente em diversos indicadores.

O McDonalds e vários outros restaurantes já fazem isso com aquela fotinho do “funcionário do mês”, mas no contexto de um restaurante normal, você deve ficar atento à alguns detalhes. Se apenas um funcionário recebe o prêmio por vários meses, e todos os outros tem consciência disso, eles podem pensar que o funcionário está sendo premiado pela proximidade com o dono ou por algum outro detalhe, então uma alternativa aqui é conversar com cada colaborador de forma isolada mensalmente, para falar sobe seu desempenho e inclusive recompensá-lo por um desempenho notável, número de vendas, elogios recebidos, enfim.

Essa estratégia de conversar individualmente com cada funcionário é apenas um exemplo, mas pode ter outros benefícios também, como o acompanhamento do desempenho da equipe periodicamente, identificação de problemas de relacionamento entre as pessoas, o feedback de cada funcionário em relação ao desempenho dos seus colegas, etc.

DICA 02 – ENSINE E INCENTIVE O UPSELLING

Já falamos em diversos posts da importância do Upselling no seu faturamento, então por favor INCENTIVE ESSA PRÁTICA NA SUA EQUIPE. Invente prêmios para quem vender mais, dê uma bonificação ou qualquer tipo de agrado, mas icentive à venda e recomendação de produtos estratégicos por parte da sua equipe.

Além de aumentar os lucros, essa prática pode inclusive reduzir desperdícios, desde que a comunicação entre a cozinha e o salão esteja bem alinhada.

Se um determinado ingrediente está prestes a vencer ou com pouca saída e a equipe de atendimento é informada, ela pode tentar vender mais pratos com aqueles insumos, que pode reduzir seu desperdício e potencializar seus lucros 😉

fonte:https://www.i9menu.com.br/dicas-de-treinamento-para-garcons/

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