Como decorar um bar com pouco dinheiro?

By in
Como decorar um bar com pouco dinheiro?

Se engana quem pensa que precisa de muito dinheiro para¬†decorar um bar. Embora a ambienta√ß√£o seja um dos aspectos mais importantes na hora de atrair a clientela, uma¬†decora√ß√£o harm√īnica e agrad√°vel nem sempre √© sin√īnimo de gastos elevados.

Identidade visual e coerência estética podem falar muito mais alto do que móveis e objetos caros. Saber como decorar um bar, restaurante ou qualquer outro negócio está muito mais ligado a encontrar uma unidade temática, seja ela qual for, e se comprometer.

Tudo é possível desde que você esteja disposto a usar a criatividade e aberto ao improviso. Se está precisando de um empurrãozinho para começar, acompanhe nossas dicas e bora decorar um bar!

Tendências do momento para decorar um bar

Se você ainda não sabe qual estilo quer seguir na hora de decorar um bar, uma aposta segura é analisar as tendências do mercado. O ideal é encontrar uma identidade própria dentro de uma proposta estética mais ampla, algo que seja fácil de reconhecer, mas que consiga transmitir a originalidade que toda decoração procura. Pensando assim, algumas tendências são sempre bem-vindas, desde que tenham aquele toque diferenciado que só você consegue dar.

A boa notícia para quem quer decorar um bar com pouco dinheiro é que estilos mais simples e minimalistas são a principal tendência de decoração no momento. Confira!

Decoração industrial

O estilo industrial chegou no design de interiores entre as d√©cadas de 1950 e 1970, quando antigos galp√Ķes foram transformados em casas e est√ļdios. Os ambientes amplos e sem divis√≥rias t√™m como principais caracter√≠sticas os pisos e paredes simples e at√© sem acabamento, tubula√ß√£o aparente e materiais pesados nos revestimentos, como metal e concreto.

Para decorar um bar de estilo industrial, você deve começar destacando o que normalmente seria escondido. Em vez de se preocupar em pintar todo o estabelecimento e gastar dinheiro trocando os pisos, aposte nos tijolos aparentes e pintura desgastada.

J√° o piso pode ser feito com cimento queimado ou granilite, materiais bem mais baratos que o porcelanato, e que d√£o um toque industrial instant√Ęneo ao ambiente.

Uma maneira criativa de¬†tornar a decora√ß√£o mais aut√™ntica¬†√© deixar uma ou mais paredes reservadas para interven√ß√Ķes art√≠sticas livres. Disponibilize alguns materiais como spray de tinta e pinc√©is e convide os clientes a deixarem sua marca no local.

Se n√£o quiser arriscar tanto, a tinta lousa simula a textura de um quadro negro e √© facilmente lav√°vel. Cansou dos rabiscos? √Č s√≥ apagar e deixar os pr√≥ximos clientes decorarem de novo!

As¬†paredes estilizadas¬†tamb√©m podem servir para separar os ambientes do bar, como a regi√£o do caixa ou banheiros ‚Äď j√° que galp√Ķes n√£o t√™m divis√≥rias ‚Äď e at√© como card√°pio.

Para o mobiliário, tambores de metal grafitados podem servir de mesa ou ainda formar um balcão improvisado. As clássicas cadeiras dobráveis de lata também têm seu espaço se você quer decorar um bar industrial, e você pode customizar as suas da cor que quiser usando spray de tinta.

Decora√ß√£o r√ļstica

Similar ao estilo industrial, a decora√ß√£o r√ļstica tamb√©m √© marcada por pisos e paredes com acabamento desgastado.¬†A madeira √© uma das identidades mais fortes dessa est√©tica, ent√£o use e abuse do material na hora de decorar um bar.

Al√©m de ser mais sustent√°vel, a madeira de demoli√ß√£o √© mais barata e pode ser usada tanto nos m√≥veis como em pain√©is na parede. O melhor √© que ela j√° vem com ‚Äúcara‚ÄĚ de r√ļstica, por ter sido envelhecida naturalmente, o que √© √≥timo para o clima que voc√™ est√° criando.

Para quem gosta de colocar a mão na massa, os pallets podem ser transformados em diversos objetos: mesa, balcão, banquinho, adega e até sofá.

Use almofadas e mantas com estampas diferentes sobre as superfícies, que podem ser feitas de tecidos reaproveitados. A ideia é simular o sofá da vó ou daquela velha casa de fazenda para tornar o ambiente mais aconchegante. Além de servir para decorar um bar, a proposta funciona muito bem para cafés e restaurantes de comida caseira.

Outro¬†recurso barato¬†que combina com o estilo r√ļstico de decora√ß√£o √© usar porcelanatos mistos e lascados, vindos direto do cemit√©rio de azulejos. O material pode ser usado no piso e tamb√©m nos banheiros, cobrindo at√© as paredes.

Vasos de planta feitos com garrafas vazias de cerveja d√£o o toque final, assim como caixotes de feira coloridos.

Decoração escandinava

A palavra-chave do estilo escandinavo é minimalismo, perfeito para decorar um bar com pouco dinheiro, mas muita sofisticação. Simplicidade e leveza predominam nesse modelo. Por isso, aposte em cores neutras como branco e cinza, e piso de cimento queimado.

Os tons past√©is s√£o utilizados para aquecer os c√īmodos e criar pontos de interesse, o que pode ser resolvido com¬†tinta em spray¬†sobre um balc√£o de madeira ou pallet, nas cadeiras, e at√© mesmo em caixotes de feira coloridos.

Além da proposta clean, esse estilo de decoração valoriza a mistura de objetos e mobiliário diferentes entre si, o que te dá carta branca para visitar uma loja de móveis usados e não se preocupar em conseguir mesas e cadeiras idênticas entre si. O importante é que o conjunto funcione como um todo.

Ali√°s, as pequenas imperfei√ß√Ķes criam uma mistura interessante entre o moderno e o tradicional na hora de decorar um bar. Mesmo que n√£o v√° aos extremos do industrial, seguindo esse estilo voc√™ tamb√©m n√£o vai precisar se preocupar com acabamentos impec√°veis e materiais novos. Livros velhos comprados em sebos ajudam a compor a ambienta√ß√£o.

Os objetos pendentes s√£o outra caracter√≠stica importante do estilo escandinavo. Na hora de decorar um bar, a proposta pode ser adaptada por ilumina√ß√£o r√ļstica, com fios aparentes e l√Ęmpadas soltas.

Falando nisso…

Iluminação é tudo

A ilumina√ß√£o faz toda a diferen√ßa na hora de decorar um bar. Existem algumas solu√ß√Ķes pr√°ticas e baratas de transformar um ambiente usando apenas o¬†jogo de luzes. Al√©m de atrair as pessoas, a ilumina√ß√£o influencia o tempo de perman√™ncia dos clientes no estabelecimento e deixa a experi√™ncia mais atraente de modo geral.

Para criar um ambiente mais intimista e aconchegante, aposte em iluminação indireta, com pontos de luz estratégicos espalhados pelo ambiente. A luz amarela, quente, é a mais indicada. Para decorar um bar ou restaurante que fica aberto durante o dia, investir em luz natural, com janelas amplas, é a melhor alternativa.

Veja outras solu√ß√Ķes baratas que fazem toda a diferen√ßa:

  • Luzes de natal o ano inteiro: Alguns cord√Ķes com luzes usadas geralmente em √°rvores de Natal operam milagres na hora de decorar um bar com pouco dinheiro. Elas fazem sozinhas o trabalho de dosar a ilumina√ß√£o e podem ser posicionadas em pontos estrat√©gicos, como ao redor do balc√£o, nas janelas e at√© mesmo no ch√£o.
  • Fa√ßa bom uso das cores: Na hora de escolher as cores das paredes, lembre que elas podem ser suas aliadas para manipular a percep√ß√£o sobre os ambientes. Tons claros, como branco e bege, trazem sensa√ß√£o de amplitude e s√£o ideais para decorar um bar pequeno. J√° ambientes grandes se tornam mais aconchegantes com cores escuras.

Fonte: https://www.falamart.com.br/decorar-um-bar/

Como decorar um bar com pouco dinheiro?