Como preparar o meu restaurante para as festas de fim de ano?

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Como preparar o meu restaurante para as festas de fim de ano?

O período de fim de ano já chegou, e é não podemos deixar de falarmos sobre compras antecipadas que movimentam o mercado e aumentam o faturamento dos gestores.

O Natal, por exemplo, é a grande aposta para comerciantes alavancarem suas vendas. Somada ao ganho do décimo terceiro salário, previsto para trabalhadores de carteira assinada, a celebração festiva aumenta o poder de compra dos consumidores, que se vêem comprometidos com a tarefa de presentear amigos e familiares na data em questão.

O setor varejista, por exemplo, espera por um avanço de 2,8% nas vendas durante o período de fim de ano. Além disso, também são estimadas cerca de 76,5 mil vagas temporárias, proporcionadas pela grande movimentação característica da celebração natalina.

Em 2017, as vendas tiveram um¬†crescimento de 4,7%, valor expressivo principalmente se comparado a per√≠odo anteriores, acarretados pela crise econ√īmica no pa√≠s. Dito isso, √© percept√≠vel que a proje√ß√£o das compras antecipadas seja ainda maior neste ano. Ou seja, uma √≥tima not√≠cia aos varejistas!

O per√≠odo de fim de ano tamb√©m surte efeito positivo no cen√°rio de food service. Restaurantes e bares apostam nas celebra√ß√Ķes para atrair mais clientes e, assim, aumentarem seu faturamento.

Se voc√™, gestor, ainda est√° indeciso sobre quais a√ß√Ķes podem ser tomadas neste per√≠odo de fim de ano, continue acompanhando o post!¬†ūüôā

Planeje-se e esteja preparado!

Antes de colocar a mão na massa de forma literal, é necessário ponderar alguns aspectos. O primeiro deles é se o seu estabelecimento está, de fato, preparado para o período festivo de fim de ano.

Baseado em informa√ß√Ķes que podem ser coletadas em ferramentas de¬†automa√ß√£o comercial, por exemplo, voc√™ pode avaliar se √© vi√°vel abrir as portas aos clientes nas datas especiais. Os dados permitem, inclusive, visualizar se quais op√ß√Ķes no card√°pio possuem mais sa√≠da, ideal para o planejamento do card√°pio especial (leia o t√≥pico mais abaixo).

Analisar se há mão de obra o bastante para o serviço durante a movimentação típica deste período também é essencial para não ocasionar transtornos com o atendimento. Lembre-se que 74% dos consumidores irão gastar mais com empresas que possuem um excelente atendimento.

Com as informa√ß√Ķes necess√°rias em m√£os √© hora de investir em estrat√©gias para trazer os clientes at√© voc√™. Mas iremos debat√™-las em seguida. Continue acompanhando!

Invista em um card√°pio especial!

Não dá pra falar em Natal e não associar a data com suas iguarias culinárias típicas, além de toda a fartura característica capaz de saciar toda uma família. O mesmo vale para o Réveillon, em que uma ceia também deve ser preparada.

Sendo assim, por que não apostar em um cardápio característico e farto em seu restaurante?

Comumente descrita como uma celebra√ß√£o tradicional e familiar, o per√≠odo natalino proporciona muitas op√ß√Ķes para se incluir no¬†card√°pio. A ceia de Natal costuma incluir aves nobres, carne de porco e de peixe, saladas t√≠picas, frutas secas, al√©m de sobremesas como rabanadas e panetones de chocolate. Sabendo disso, voc√™ pode oferecer uma ceia para que os seus clientes celebrem a data com toda a fam√≠lia em seu restaurante.

A fartura do R√©veillon tamb√©m √© tradi√ß√£o. Por isso, d√™ aten√ß√£o ao card√°pio especial na virada do ano. A ceia da¬†festa de fim de ano¬†se assemelha, de certa forma, √† de Natal, por√©m o card√°pio pode ser baseado na supersti√ß√£o de que alguns alimentos trazem sorte para o ano que se aproxima. √Č o caso de receitas com lentilha e com rom√£, salada de frutas, sem mencionar o champanhe, obrigat√≥rio durante a celebra√ß√£o.

Com tantas op√ß√Ķes tradicionais, voc√™ j√° tem o card√°pio praticamente pronto. Resta apenas se organizar para que nada n√£o ultrapasse o limite do seu or√ßamento, nem comprometa a produtividade da equipe.

Ofereça valores promocionais ou cortesias

Datas festivas são uma boa oportunidade para que os gestores pensem em valores promocionais. Dessa forma, é possível atrair mais consumidores e aumentar as vendas.

Uma ideia seria oferecer um desconto aos clientes que passarem a noite de ano novo no restaurante e consumirem no dia seguinte. Ou um valor promocional para a ceia natalina, caso o consumidor traga toda a sua família.
Um drink por conta da casa ou uma garrafa de champanhe para a virada do ano podem ser oferecidos, se couberem no orçamento do seu restaurante. O mesmo vale para outros produtos que julgar importantes.

Lembre-se que¬†69% dos consumidores¬†recomendam uma empresa para amigos ap√≥s uma experi√™ncia positiva.¬†ūüôā

Crie a√ß√Ķes para atrair mais clientes

Com o planejamento em m√£os, √© hora de pensar em a√ß√Ķes para engajar o seu cliente e tornar a experi√™ncia de consumo ainda mais memor√°vel.

Voc√™ pode pensar em cortesias para quem passar a noite de Natal no seu restaurante, oferecendo uma regalia como drinks da casa, uma¬†lembran√ßa para as crian√ßas¬†ou um cart√£o natalino, por exemplo. No R√©veillon, m√ļsica ao vivo ou, caso o seu estabelecimento tiver espa√ßo, um DJ.

Invista tamb√©m em a√ß√Ķes promocionais online! Crie sorteios para cortesias em seu restaurante, ou descontos para quem reservar lugares com anteced√™ncia, divulgue e compartilhe nas redes sociais.

Você pode também estreitar a comunicação enviando e-mail marketing para convidar os consumidores cadastrados em seu banco de contatos para visitar o seu restaurante durante este período. Aqui, o que vale é a criatividade para aumentar a satisfação dos seus clientes!

Dê atenção à ambientação típica

Pode parecer óbvio, mas caracterizar o seu estabelecimento para as datas comemorativas de fim de ano é essencial para uma experiência mais completa. Promover a completa imersão dos clientes em um cenário temático torna o ambiente mais atrativo e, porque não dizer, aconchegante.

No caso do Natal, por exemplo, voc√™ pode decorar o estabelecimento com artigos t√≠picos da data, criando uma atmosfera natalina e bastante familiar. J√° na virada do ano, voc√™ pode apostar em cores e artigos como bal√Ķes e serpentinas.

Se o seu restaurante for sediar a virada do ano, conte com a criatividade pode criar o ambiente prop√≠cio. Disponibilize espa√ßo para facilitar o tr√Ęnsito de clientes e posicione as mesas em locais estrat√©gicos, caso o seu restaurante trabalhe com o¬†servi√ßo de buffet.

Vale lembrar que, apesar da caracterização, a experiência do cliente só estará completa frente a um atendimento de qualidade.

N√£o deixe passar em branco!

O importante √© promover a√ß√Ķes que as datas n√£o passem despercebidas. Aproveite as dicas e se inspire para planejar um fim de ano lucrativo para o seu estabelecimento.

Lembre-se de que a satisfação dos clientes deve ser sua prioridade, e que o uso de ferramentas tecnológicas podem tornar a execução de atividades ainda mais assertiva.

Quer saber mais sobre como utilizar a tecnologia a favor do seu negócio? Entre em contato com um de nosso consultores e fique por dentro!

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Como preparar o meu restaurante para as festas de fim de ano