Confira 5 dicas para gest√£o de crise e adote agora mesmo

By in
Confira 5 dicas para gest√£o de crise e adote agora mesmo

Assim que a Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde (OMS) classificou o surto da COVID-19 como uma pandemia, a maioria das empresas se viu em uma situa√ß√£o de desequil√≠brio, tendo que agir rapidamente para criar a√ß√Ķes e estrat√©gias para se manter no mercado. Nesse momento t√£o delicado, seguir algumas dicas para¬†gest√£o de crise¬†√© algo que pode ser fundamental.

A realidade √© que todas as organiza√ß√Ķes est√£o sujeitas a momentos dif√≠ceis, que podem ser causados por fatores naturais, como o¬†novo coronav√≠rus, ou por falhas de servi√ßo ou equipamentos, acidentes de trabalho etc. Logo, estar preparado e saber como atuar de forma estrat√©gica √© fundamental para minimizar os impactos e lidar com a situa√ß√£o da melhor forma poss√≠vel.

Durante esta leitura, você entenderá melhor o que é uma crise empresarial, quem deve ser o responsável por assumi-la, além de conhecer 5 dicas que ajudarão nos cuidados para fazer uma gestão de forma realmente eficiente. Então, confira!

O que é uma crise empresarial?

Voc√™ pode pensar que a resposta dessa pergunta √© que as crises s√£o problemas ou conflitos di√°rios nas organiza√ß√Ķes, mas n√£o √© somente isso. Trata-se de um acontecimento inesperado, de grande propor√ß√£o, que envolve erros e pode gerar desgastes nas rela√ß√Ķes tanto entre a equipe quanto da empresa com o consumidor.

Ainda, as crises, quando não trabalhadas estrategicamente, podem ameaçar a imagem da organização, os negócios, além de impactar nas finanças de forma negativa.

Sobre a gest√£o de crise

Trata-se do conjunto de estrat√©gias e a√ß√Ķes que t√™m a fun√ß√£o de minimizar, reduzir e reverter os impactos negativos causados por um fato ou situa√ß√£o. Uma boa gest√£o de crise faz com que as empresas tomem decis√Ķes mais eficazes e tenham o menor preju√≠zo poss√≠vel em quest√Ķes financeiras e, principalmente, reputacionais.

Quem é responsável pela gestão de crise dentro da empresa?

A gestão é um processo que envolve todas as áreas da organização. Assim, quando há algum problema, cabe ao gestor reunir representantes de cada setor da empresa, como um comitê de crise. Diferentes colaboradores de diversas áreas podem contribuir com ideias e auxiliar na busca pela melhor solução.

Além disso, outras medidas também podem ser tomadas pelo gestor para minimizar o impacto de uma situação de instabilidade e preservar a imagem da empresa no mercado. Conheça algumas dicas para gestão de crise!

Quais as 5 dicas para gest√£o de crise a serem adotadas imediatamente?

1. Alinhe a comunicação com a equipe

Cabe aos gestores alinhar a comunica√ß√£o com suas equipes, j√° que eles s√£o os principais divulgadores de informa√ß√Ķes internas e tamb√©m externas da empresa. Dessa forma, √© preciso que todos os colaboradores estejam munidos sobre qual discurso utilizar com colegas de time e com clientes ‚ÄĒ al√©m de que medidas ser√£o tomadas diante da situa√ß√£o.

No caso de uma crise de imagem, por exemplo, o gestor deve nomear um √ļnico porta-voz para atender a imprensa, evitando conflitos de informa√ß√Ķes. Logo, √© importante que a organiza√ß√£o¬†invista em treinamentos, como a t√©cnica ‚ÄúMedia Training‚ÄĚ, que consiste em fazer simula√ß√Ķes de entrevistas envolvendo o porta-voz.

2. Crie um manual de crise

Agora que voc√™ j√° formou seu comit√™ de crise, contando com uma¬†equipe multidisciplinar, √© importante que esses colaboradores elaborem um plano de comunica√ß√£o bem definido para que as a√ß√Ķes sejam tomadas de forma mais r√°pida diante de um problema.

Esse plano de comunica√ß√£o nada mais √© que um manual de crise, no qual deve conter a lista das fraquezas da organiza√ß√£o, explicar como e quando agir diante das mais diversas situa√ß√Ķes, al√©m dos contatos dos respons√°veis pelo comit√™.

Al√©m disso, o manual tamb√©m deve trazer modelos de informativos pr√©vios, com possibilidade de serem adaptados a situa√ß√Ķes novas.

3. Mantenha o funcionamento da empresa

Mesmo diante de uma situação de crise, a empresa não pode parar. Assim, contar com um software de gestão comportamental pode auxiliar na hora de conhecer melhor seus colaboradores. Por meio de um mapeamento, é possível listar os riscos e as oportunidades que cada perfil comportamental oferece.

Esses dados ajudar√£o voc√™ a saber como cada colaborador pode se comportar em situa√ß√Ķes diversas, como as de crise, facilitando a cria√ß√£o de a√ß√Ķes criativas e eficazes para motiv√°-los e engaj√°-los. Para tanto, conte com a ajuda do seu comit√™ e de seus l√≠deres, pois eles passar√£o a seguran√ßa de que a empresa est√° buscando o melhor para os seus colaboradores.

Além disso, quando a crise exige remanejamento de colaboradores, com um software de inteligência de dados é possível cruzar o desempenho do profissional com seu tempo de serviço, além de outras variáveis, auxiliando na decisão de quais são indispensáveis nesse momento para que a empresa continue desempenhando suas atividades.

4. Mantenha a comunica√ß√£o com seu p√ļblico

Em um momento de crise, é muito importante que você mostre aos seus clientes o quanto eles são valiosos para a empresa. Portanto, não deixe de comunicá-los e mostrar o que a organização está fazendo para resolver a situação. Isso trará segurança para eles diante da insegurança.

Nesse papel, a √°rea de Customer Success pode ser de extrema import√Ęncia para a preserva√ß√£o da imagem da empresa frente ao cliente, al√©m de serem poss√≠veis mediadores na resolu√ß√£o do problema ocorrido.

Por fim, quando a origem da crise é exatamente um problema no cliente, mesmo que você não consiga resolver a situação imediatamente, somente o fato de escutá-lo e ter empatia com a situação, já fará com que ele continue confiando no trabalho da empresa.

5. Tire li√ß√Ķes da crise

Pense na situação em que estamos vivendo hoje. Antes da pandemia do Covid-19, o Brasil não tinha uma cultura de trabalho em home office: nem sequer temos uma legislação trabalhista para esse modelo.

Mas essa foi a saída que muitas empresas encontraram para continuar operando diante da crise, por exemplo, muitos restaurantes, que não trabalhavam com entregas, viram no delivery a oportunidade de dar continuidade aos negócios no período de quarentena.

Logo, todas essas mudan√ßas podem se tornar oportunidades de expans√£o em rela√ß√£o √† gest√£o ‚ÄĒ devemos entender que, al√©m da implanta√ß√£o de uma nova cultura na forma de trabalhar, tudo isso pode vir a ser um diferencial competitivo no mercado futuro.

Assim, uma vez que a situa√ß√£o seja solucionada, √© recomend√°vel que o gestor reflita a respeito juntamente com sua equipe, me√ßa os danos e entenda o que ocasionou determinada crise e se ela poderia ter sido evitada ‚ÄĒ al√©m de quais aprendizados ela trouxe para a empresa.

Por fim, tenha em mente que momentos de conflitos sempre podem surgir, mas que eles passam. Seguindo nossas dicas para gestão de crise, você terá uma visão mais estratégica para atravessar a turbulência com maior firmeza e equilíbrio. E lembre-se: as crises podem ser motivadoras, trazer melhorias e crescimento para a sua empresa, atraindo mais clientes e os melhores talentos para integrar sua equipe!

Fonte: https://blog.solides.com.br/dicas-para-gestao-de-crise/