Cuidados que devem ser observados ao ir ao supermercado

By in
Cuidados que devem ser observados ao ir ao supermercado

Em meio ao decreto da prefeitura que determina o fechamento de lojas em shoppings e centros comerciais, os supermercados seguem abertos para a população. Apesar disso, quem for a esses lugares precisa ter certos cuidados, principalmente quando forem fazer suas compras.

A dica dos médicos é que se evite ao máximo circular, indo apenas em casos de extrema necessidade. Afinal, são lugares de aglomeração. Além disso, sugerem que as pessoas não estoquem comida, pois reduz a disponibilidade de produtos para os demais. Adão Machado,  infectologista do Hospital Moinhos de Vento e do Hospital Padre Jeremias e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, lista uma série de precauções para tornar a ida ao supermercado ainda mais segura.

— A nossa recomendação é que as pessoas comprem as coisas rapidamente, para ficarem pouco tempo em um ambiente potencialmente lotado. Isso inclui fazer uma lista de compras, para que não fiquem vagando pelos corredores. Também evitem tocar as embalagens, escolhendo os produtos com os olhos, não com as mãos — ressalta.

A opinião de Machado é corroborada por André Luiz Machado da Silva, infectologista do Hospital Nossa Senhora da Conceição. Ele recomenda ainda que as pessoas mantenham uma distância de cerca de 1m50cm nesses estabelecimentos.

— É importante manter um distanciamento social. Isso ajuda sobremaneira a diminuir o risco de contato com as gotículas infectadas. Além disso, aquela recomendação de sempre, de evitar cumprimentos e contato próximo com qualquer pessoa, mesmo que seja um amigo — salienta.

Ambos destacam ainda que assim que as pessoas deixarem o supermercados é preciso realizar o processo de higienização das mãos, seja com água e sabão ou então com álcool gel e também manter a etiqueta respiratória nos locais, tossindo ou espirrando na dobra do cotovelo para evitar contaminar as mãos.

Confira os principais cuidados

  • Evitar a ida a locais fechados e com grandes aglomerações
  •  Fazer compras rapidamente, evitando alta exposição a outras pessoas
  •  Evitar tocar em diversas embalagens
  •  Higienizar as mãos com água e sabonete ou álcool gel assim que sair do local
  •  Cuidar para manter a etiqueta respiratória, tossindo ou espirrando na dobra do cotovelo para evitar contaminar as mãos
  •  Manter um distanciamento social de cerca de 1m50cm

Fonte:https://gauchazh.clicrbs.com.br/coronavirus-servico/noticia/2020/03/os-cuidados-que-devem-ser-observados-ao-ir-ao-supermercado-ck7xgmosx05kg01oage577fin.html