Cuidados que os restaurantes devem ter em tempos de coronavírus

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Cuidados que os restaurantes devem ter em tempos de coronavírus

Setor estima perdas de at√© 30%. Limpeza e atendimento est√£o entre as principais preocupa√ß√Ķes, mas a oportunidade de iniciar (ou melhorar) o delivery n√£o pode ser ignorada.

Desde a declaração de pandemia da COVID-19, transmitida pelo novo coronavírus, todo mundo tem encontrado formas de tentar se adaptar a uma nova rotina. Muitas empresas aderiram ao home office e a orientação em muitos países é evitar sair de casa.

Com isso, o movimento em bares e restaurantes deve diminuir, sendo necessário aproveitar ao máximo cada visita recebida nesse período. As perdas estimadas para o setor são de até 30%.

Apesar disso, é importante manter a serenidade e evitar a propagação de notícias falsas, que podem alarmar funcionários e prejudicar ainda mais o negócio.

A Associa√ß√£o Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) desenvolveu uma¬†cartilha¬†para orientar donos de estabelecimentos comerciais sobre como lidar nesses momentos.¬†PEGN¬†compilou as principais informa√ß√Ķes e acrescentou outras com a ajuda de Simone Galante, fundadora da Galunion Consultoria para Foodservice.

1. Converse com funcion√°rios:¬†reforce a import√Ęncia de seguir os procedimentos de higiene na cozinha, sal√£o e escrit√≥rio. Se algum deles tiver algum sintoma de gripe ou resfriado, dispense.

N√£o esconda nada, mas fale tamb√©m sobre a import√Ęncia de manter a calma e de n√£o acreditar em todas as not√≠cias que s√£o recebidas. A transpar√™ncia √© fundamental nesse momento.

2. Oriente sobre lavar as m√£os (e d√™ condi√ß√Ķes para isso):¬†esse √© um dos procedimentos mais importantes. Cuide para que todos os funcion√°rios estejam cientes disso e certifique-se de abastecer as pias com √°gua, sab√£o, papel-toalha e √°lcool gel 70%.

3. Disponibilize álcool gel em diversos locais no ambiente: mantenha frascos para clientes e funcionários perto do bufê de comida. Deixe também no caixa, pelo manuseio do dinheiro, e à disposição dos garçons, que não podem lavar as mãos com frequência.

4. Redobre a aten√ß√£o na higieniza√ß√£o de pratos, copos e talheres:¬†o funcion√°rio encarregado de manipular utens√≠lios sujos deve utilizar luvas, principalmente ao retirar restos de¬†alimentos. A equipe tamb√©m deve ser orientada a lavar bem as m√£os antes de ofertar pratos e talheres limpos para o cliente ‚Äď quanto menos contato, melhor. O procedimento deve ser mostrado ao cliente. √Č preciso demonstrar que o restaurante se preocupa com a limpeza do ambiente. O indicado √© colocar os talheres em saquinhos de papel e n√£o em uma bandeja para que o pr√≥prio cliente retire. Os itens s√≥ devem ser colocados sobre a mesa na hora do servi√ßo.

5. Mantenha o ambiente arejado: certifique-se de que o ambiente da cozinha e do salão estejam bem ventilados. Verifique se o ar-condicionado está com os filtros limpos e a manutenção em dia.

6. Mude a frequ√™ncia da limpeza:¬†mantenha sempre algu√©m na fun√ß√£o de limpeza e deixe isso vis√≠vel para o cliente. Mesas, utens√≠lios, quiosques ‚Äď tudo que o cliente e os funcion√°rios tocam devem ser higienizados. Refor√ßando: √© preciso mostrar, al√©m de comunicar. Seja mais cr√≠tico tamb√©m com cantos desorganizados que possam estar √† vista do consumidor.

7. Individualize embalagens para viagem: tenha certeza de que os lacres funcionam e embale cada tipo de alimento separadamente para ter uma percepção ainda maior de limpeza e organização.

8. Reorganize a casa: quando for um restaurante de serviço completo, com serviço de mesa, repense o espaço entre cada móvel. Reavalie também o uso de mesas comunitárias.

9. Incremente (ou inicie) o delivery:¬†se voc√™ j√° entrega refei√ß√Ķes, veja se consegue pensar em uma forma de deixar as¬†embalagens¬†mais atraentes. Se ainda n√£o faz¬†delivery, considere a comunica√ß√£o via redes sociais, a principio, e uma entrega para clientes pr√≥ximos, em resid√™ncias e escrit√≥rios, pelo pr√≥prio time, a p√© mesmo. √Č um bom in√≠cio. “√Č poss√≠vel aproveitar para realizar a√ß√Ķes na √°rea de influ√™ncia para gerar demanda nas √°reas do entorno ou um take away: o consumidor s√≥ passa para retirar, sem contato. √Č uma¬† solu√ß√£o para quem ainda n√£o tem o marketplace tentar reverter alguma coisa”, afirma Simone.

10. Fluxo de caixa: investimentos ou gastos mais altos que estavam previstos para esse momento devem ser evitados. Adie reformas que não forem imprescindíveis ou novidades que possam esperar. Será necessário estocar o maior volume de capital possível para passar por esse período.

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Alimentacao/noticia/2020/03/10-cuidados-que-os-restaurantes-devem-ter-em-tempos-de-coronavirus.html