Dicas Card√°pio Semanal para o seu Restaurante

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Dicas Card√°pio Semanal para o seu Restaurante

O cardápio é o coração de qualquer restaurante. Sem itens no menu, o estabelecimento não passa de uma concha vazia. De fato, você não consegue começar a construir seu restaurante até que tenha conceitualizado o que seu cardápio vai conter.

Voc√™ deve desenvolver um menu que vai apoiar o conceito de marca do seu restaurante e satisfazer as expectativas de seus consumidores ‚Äď ainda mais quando se trata de card√°pios semanais, ou seja, aqueles que todo dia apresentam um prato diferente para o cliente.

√Č quase imposs√≠vel planejar um novo card√°pio diariamente, sempre no pr√≥prio dia do servi√ßo. Ao inv√©s disso, o ideal √© desenvolver o menu antecipadamente.

Uma forma de fazer isso √© criar um card√°pio peri√≥dico, que √© um conjunto de pratos definidos que s√£o repetidos na mesma ordem por tempo determinado (geralmente duas, tr√™s ou quatro semanas seguidas). √Č importante saber que o card√°pio √© diferente todos os dias da semana. A principal vantagem desse tipo de menu √© que ele oferece variedade e flexibilidade para substitui√ß√Ķes no card√°pio.

A import√Ęncia de um card√°pio para o restaurante

O cardápio é o aspecto que define o restaurante. Ele é também a ferramenta de marketing mais influente de um estabelecimento. E não para por aí: o cardápio está conectado com todos os outros aspectos na operação de um serviço de alimentos, desde a cozinha até a gerência. O menu exerce influência nos seguintes pontos de um restaurante:

  • Compras e or√ßamento:¬†quando voc√™ est√° come√ßando o seu restaurante, seu card√°pio ser√° a primeira ferramenta que vai te ajudar a determinar quais alimentos voc√™ precisar√° comprar, as quantidades que voc√™ precisar√° armazenar e os prov√°veis custos das mercadorias vendidas.
  • Equipamentos e materiais:¬†o card√°pio, junto com o n√ļmero de clientes que voc√™ serve, ser√° o fator principal que te guiar√° na escolha dos melhores equipamentos e materiais de cozinha comercial para seu restaurante. Por exemplo, se voc√™ √© especialista em carnes assadas e grelhadas, sua cozinha precisar√° de utens√≠lios espec√≠ficos, como uma grelha, churrasqueira e facas para carne. Caso voc√™ ofere√ßa pratos para o caf√©-da-manh√£, voc√™ necessitar√° de uma grande chapa, um forno e potes de mel e guardanapos para as mesas.
  • Funcion√°rios e treinamento:¬†seu card√°pio te ajudar√° a determinar quem contratar e como treinar sua equipe. Se voc√™ escolher os itens do seu menu antes mesmo de contratar o cozinheiro/chef, voc√™ tem que se certificar de empregar algu√©m que tenha experi√™ncia em cozinhar aqueles itens. Do contr√°rio, se voc√™ escolher um chef primeiro, voc√™ deveria deix√°-lo ajudar no desenvolvimento do card√°pio. O menu tamb√©m pode ter impacto sobre os gar√ßons que voc√™ contrata: se voc√™ oferece vinho no seu card√°pio, por exemplo, seria ideal que voc√™ contratasse pessoas com conhecimento de vinho ou que tenham passado por algum treinamento.
  • Marketing:¬†voc√™ usar√° os itens do seu card√°pio para ajudar a fortalecer o conceito do seu restaurante no mercado. Sem o menu, voc√™ n√£o tem nada para promover. Assim que o card√°pio estiver pronto, voc√™ poder√° come√ßar a trabalhar em estrat√©gias de design para o restaurante e no desenvolvimento de campanhas de marketing.

Escolhendo um tipo de card√°pio

Antes de decidir o que introduzir no cardápio, você precisa determinar qual o tipo de menu que seu restaurante vai oferecer.  Existem dois principais tipos de cardápio, e escolher entre um deles pode ser o fator chave que caracterizará seu restaurante. Veja as possibilidades:

  • Card√°pio √°-la-carte:¬†este √© o menu mais comum, utilizado em servi√ßos r√°pidos (como empresas de¬†fast food) e restaurantes de servi√ßo completo (que incluem gar√ßons, refei√ß√Ķes completas, aperitivos, etc.). Em um card√°pio √°-la-carte, as entradas, pratos principais e sobremesas s√£o separados, tanto pelo pre√ßo quanto na hora de pedir. A maioria dos menus √°-la-carte acabam agrupando alguns itens juntos (por exemplo, acompanhamentos e entradas, como hamb√ļrguer e batata-frita). No entanto, aperitivos, pratos principais e sobremesas s√£o todos vendidos individualmente, embora geralmente exista uma categoria separada para os acompanhamentos, de forma que os consumidores possam mistur√°-los e combin√°-los com seus pratos, caso queiram. A grande desvantagem de um card√°pio √°-la-carte √© que ele torna os pedidos imprevis√≠veis, o que pode aumentar os custos operacionais e gastos com alimentos.
  • Card√°pio table d‚Äôhote:¬†um card√°pio table d‚Äôhote √© tamb√©m conhecido como um menu de pre√ßo fixo ou um card√°pio montado, ou seja, uma combina√ß√£o espec√≠fica de refei√ß√Ķes ‚Äď como entrada, prato principal e sobremesa ‚Äď j√° determinados por um pre√ßo fixo. De fato, voc√™ come o que est√° lendo. √Äs vezes, h√° duas op√ß√Ķes em cada categoria e o consumidor pode mistur√°-las e combin√°-las para formar uma combina√ß√£o que o agrade mais. Outras vezes, h√° algumas combina√ß√Ķes oferecidas para que o cliente possa escolher uma entre tantas. Este tipo de card√°pio √© muito comum para restaurantes chiques, do tipo Europeu (como restaurantes italianos e franceses). A vantagem deste menu para o estabelecimento √© que ele diminui o excesso de gastos com os alimentos e reduz o desperd√≠cio de dinheiro, pois limita o que as pessoas podem pedir. Contudo, este card√°pio n√£o acomoda satisfatoriamente pessoas com gostos requintados ou dietas espec√≠ficas, ou aquelas que desejam pedir suas refei√ß√Ķes com algumas substitui√ß√Ķes.
  • Menu misturado:¬†a maioria dos restaurantes preferem oferecer um card√°pio misturado, no qual alguns itens s√£o oferecidos no estilo √°-la-carte enquanto outros elementos do menu s√£o agrupados formando uma combina√ß√£o. Um exemplo t√≠pico √© um restaurante que oferece saladas junto com todas as suas entradas de massa, ou aquele que oferece especiais da semana ou promo√ß√Ķes baseadas numa refei√ß√£o completa com pre√ßo fixo.

Uma vez que tenha determinado o tipo do seu card√°pio, chega a hora de escolher os itens do seu menu semanal.

Desenvolvendo os itens do card√°pio

Existem duas maneiras de criar os elementos que comp√Ķe o menu. Voc√™ pode elaborar um card√°pio que trabalha com elementos al√©m dos pratos tradicionais, como ovos beneditinos,¬†shrimp scampi¬†e¬†cr√®me br√Ľl√©e, ou voc√™ e seu chef podem desenvolver os pr√≥prios itens exclusivos do seu card√°pio. Confira alguns fatores a considerar na hora de criar os elementos do menu para seu restaurante:

  • Tipo de opera√ß√£o e conceito:¬†se voc√™ est√° trabalhando com um restaurante de servi√ßo r√°pido ou casual, voc√™ precisa pensar sobre a velocidade com que sua cozinha desenvolve os itens do seu card√°pio. Voc√™ tamb√©m deve considerar se os elementos podem ser pr√©-prontos e armazenados em uma unidade de refrigera√ß√£o ou aquecimento, para poupar tempo. Al√©m disso, pense no conceito de seu restaurante. As sutilezas presentes no conceito de sua marca ser√£o o fator chave na hora de determinar o que vai ser incluso no seu card√°pio. Um restaurante asi√°tico, por exemplo, vai incluir pratos al√©m de sushi em seu menu.
  • Per√≠cia do chef:¬†na maioria dos casos, o chef principal do restaurante √© a pessoa que desenvolve os itens do card√°pio, n√£o importa se ela cria receitas √ļnicas e novas ou se utiliza elementos tradicionais no card√°pio. O importante √© que o chef elabore um menu que ele seja capaz de executar de forma satisfat√≥ria e eficiente. Combinar as habilidades do chef ao card√°pio do restaurante vai resultar em receitas mais saborosas. Por exemplo: se o chef do seu restaurante √© especialista em frutos do mar, n√£o pe√ßa a ele ou ela para criar um card√°pio que n√£o contenha peixes. Ao inv√©s disso, tire vantagem do conhecimento dele(a) na √°rea.
  • Or√ßamento e variedade de ingredientes:¬†voc√™ certamente vai querer criar um card√°pio que aperfei√ßoe seus gastos futuros com alimentos e a quantidade de seu estoque. Voc√™ definitivamente vai querer evitar o desenvolvimento de um card√°pio que inclua, por exemplo, apenas um prato com mangas frescas, a n√£o ser que esse item do menu seja bastante popular ‚Äď veja s√≥: uma vez que as mangas perdem rapidamente, se o prato n√£o for popular o suficiente, seu estoque vai perecer antes mesmo que seja utilizado. Por outro lado, se voc√™ comprar menos mangas para compensar, voc√™ pode ficar sem esse ingrediente em momentos cr√≠ticos. Ao criar um card√°pio onde cada ingrediente √© utilizado em diversos pratos, voc√™ reduz seus gastos com alimentos ao comprar uma quantidade maior de ingredientes, e diminui as chances de seu estoque perec√≠vel ser desperdi√ßado.
  • Dados demogr√°ficos e p√ļblico alvo:¬†desenvolva itens para o seu card√°pio voltados para o mercado que voc√™ deseja atingir. Por exemplo: se seu objetivo for alcan√ßar os idosos, n√£o ofere√ßa pratos ex√≥ticos e estranhos, porque as pessoas da terceira idade geralmente s√£o menos adeptas a experimentar combina√ß√Ķes de novos sabores. Da mesma forma, se voc√™ pretende trabalhar para um p√ļblico que possui consci√™ncia ecol√≥gica, o ideal seria oferecer itens no card√°pio que incluem ingredientes locais e sazonais.
  • De olho nos competidores:¬†certifique-se de que seu card√°pio est√° diferente daquele oferecido pela concorr√™ncia. Fa√ßa uma pequena pesquisa, conferindo os restaurantes pr√≥ximos que trabalham com um conceito similar ao seu, para que talvez voc√™ possa se sobrepor a eles. Por exemplo: se voc√™ trabalha com um estabelecimento que oferece saladas, e percebe que sua concorr√™ncia utiliza apenas queijo pr√©-ralado, considere oferecer mussarela fresca para saladas, para ganhar uma vantagem. Se seus itens do card√°pio n√£o diferenciarem voc√™ do restante, ent√£o √© melhor que seu restaurante tenha uma atmosfera √ļnica e um servi√ßo de primeira classe, caso voc√™ queira sobreviver no mercado de restaurantes.
  • O que o dono gosta e n√£o gosta:¬†esse ponto geralmente √© o fator decisivo na finaliza√ß√£o dos itens do card√°pio do restaurante. No entanto, isso nunca deve ser priorizado diante dos outros fatores citados, como as prefer√™ncias do seu p√ļblico-alvo ou as habilidades culin√°rias do seu chef. Por exemplo: se voc√™ √© dono de uma hamburgueria e n√£o gosta de tomates, isso n√£o √© raz√£o para excluir esse ingrediente totalmente do seu card√°pio, j√° que muitos consumidores v√£o esperar que essa op√ß√£o esteja inclusa nos hamb√ļrgueres pedidos.

Antes de decidir os itens finais do seu card√°pio, voc√™ precisa testar como o seu p√ļblico-alvo vai reagir a eles durante uma pesquisa de sabor. Convide pessoas da sua vizinhan√ßa para te ajudar a desenvolver seu menu e (convincentemente) obter comida de gra√ßa, enquanto voc√™ trabalha no card√°pio.

Dicas de variação de cardápio semanal

A varia√ß√£o do card√°pio √© muito importante para manter a clientela, pois √© muito f√°cil para os consumidores enjoar de um prato repetitivo. Buscar diversifica√ß√£o nos pratos e oferecer tamb√©m bebidas e sobremesas pode ser um diferencial nesse mercado ‚Äď o que √© fundamental para atrair um maior n√ļmero de clientes e, consequentemente, aumentar o faturamento da empresa.

No Brasil, os card√°pios semanais s√£o muito utilizados por restaurantes dos tipos: popular, self-service, comercial, industrial, por quilo e caseiro ‚Äď o fator comum √© que todos servem para o almo√ßo um tradicional arroz com feij√£o e carne. Algumas poss√≠veis varia√ß√Ķes no card√°pio semanal √© servir um tipo de carne diferente todos os dias da semana, incluir massa no menu e trabalhar com acompanhamentos.

√Č sempre importante lembrar-se de alterar o card√°pio semanal, pelo menos uma vez por m√™s. Confira a seguir algumas dicas de alimentos que voc√™ pode incrementar no seu card√°pio semanal, para diversificar:

  • O b√°sico:¬†o arroz e o feij√£o s√£o ingredientes que n√£o podem faltar na mesa do brasileiro, mas isso n√£o significa que voc√™ n√£o pode fazer varia√ß√Ķes com eles. Pense na possibilidade de oferecer outros tipos de arroz, como o arroz √† grega e arroz carreteiro, ou de feij√£o, como o tropeiro, feij√£o vermelho, feijoada, etc.
  • Acompanhamentos:¬†um alimento que tem ganhado for√ßa no paladar do consumidor brasileiro √© a batata-frita (palito), mas outras op√ß√Ķes tamb√©m s√£o interessantes, como a batata saut√© ou a batata-frita em rodela. Voc√™ tamb√©m pode substituir a batata por bolinhos de arroz, polenta ou mandioca frita.
  • Saladas:¬†inclua sempre algum tipo de salada no seu card√°pio, principalmente o padr√£o: alface e tomate. Voc√™ tamb√©m pode complementar sua salada com outros vegetais e legumes, como cenoura, beterraba, maionese de batata, couve, etc.
  • Massas:¬†existem muitas variedades de massa no mercado que podem ser aproveitadas na diversifica√ß√£o do card√°pio semanal! Veja s√≥ o macarr√£o, por exemplo: penne, spaghetti, talharim, ninho, parafuso, e muitos outros. Al√©m do macarr√£o, voc√™ pode servir outros tipos de massa, como nhoque, lasanha, ravi√≥li, canelone, panquecas, etc. A varia√ß√£o tamb√©m pode ocorrer no molho servido, como molho vermelho, molho branco, molho rose ou molho siciliano ‚Äď lembrando que voc√™ tamb√©m pode incluir algum tipo de carne no molho, como carne mo√≠da, atum, bacon, entre outras.
  • Carnes:¬†assim como as massas, existem diversos tipos de carne para serem oferecidas aos consumidores. O ideal √© servir dois tipos diferentes de carne por dia, pois, caso o cliente n√£o goste da primeira op√ß√£o, ele pode comer a segunda. Mais do que isso √© exagero, e menos que isso √© arriscado. Entre os diversos tipos de carne, voc√™ pode oferecer: bifes, carnes de panela, ling√ľi√ßas, peixes, frutos do mar, etc.

Coloque preço nos itens do seu cardápio

Até certo ponto, o modo como você dá preço aos itens do seu cardápio é um jogo de tentativa e erro. Se você colocar o preço de um item do menu alto demais, o mesmo pode ser difícil de ser vendido. Por outro lado, se você colocar o preço baixo demais, o item pode ser percebido como de má qualidade. Leve em consideração os seguintes pontos na hora de colocar preço nos seus pratos:

  • Pesquise a renda m√©dia do seu p√ļblico-alvo
  • Considere os custos diretos, como gastos com alimentos (que podem sofrer varia√ß√Ķes)
  • Note tamb√©m os custos indiretos, como os gastos com funcion√°rios e aluguel
  • Fique de olho no pre√ßo da concorr√™ncia
  • Analise o n√≠vel do servi√ßo que seu restaurante oferece
  • Veja depois,¬†esse artigo em nosso blog, que te ajuda com¬†dicas e truques para seu restaurante aumentar o lucro e o consumo dos clientes.

A chave para oferecer um bom preço no cardápio é achar a balança entre o acessível e o rentável. Se você colocar preço nos itens do seu menu com sabedoria, você irá maximizar a sua margem de lucro.

Projeto e layout do card√°pio

O cardápio é a sua principal ferramenta de marketing. Um menu bem alinhado vai incorporar os detalhes da sua marca e intensificar os itens mais rentáveis do seu restaurante. Isso irá sutilmente influenciar os consumidores a criar uma lealdade com sua marca e fazer pedidos de pratos com margens de lucro mais altas. Na hora de desenvolver o layout do seu cardápio, siga essas dicas:

  • Mantenha o espa√ßamento do card√°pio limpo e evite o excesso de informa√ß√Ķes
  • Organize os itens do card√°pio de forma estrat√©gica
  • Inclua um espa√ßo para ofertas especiais
  • Utilize imagens e fotos de qualidade no card√°pio

Al√©m do design do seu card√°pio, a parte escrita no menu vai introduzir seu restaurante e os seus pratos aos consumidores. Um card√°pio bem escrito vai te ajudar a guiar os consumidores na escolha do pedido. Um card√°pio com uma boa apar√™ncia tamb√©m √© uma ferramenta para criar antecipa√ß√£o positiva de uma refei√ß√£o deliciosa, por parte do consumidor. Na hora de escrever seu card√°pio, certifique-se de utilizar frases descritivas e v√≠vidas, e sempre fa√ßa revis√Ķes na sintaxe e gram√°tica do menu antes de imprimi-lo.

Cuidados com o card√°pio semanal

Confira alguns pontos importantes para restaurantes que desejam trabalhar com um card√°pio semanal:

  • Trabalhar com um planejamento de card√°pio eficaz √© fundamental para fazer com que seu restaurante tenha um¬†card√°pio de sucesso. A fim de atrair novos consumidores e manter os antigos, voc√™ sempre tem que se certificar de que cada refei√ß√£o que voc√™ oferece √© cuidadosamente planejada e prepara com o objetivo que deixar seus clientes 100% satisfeitos.
  • Comece o processo do planejamento de card√°pio analisando seu p√ļblico-alvo. O que eles est√£o exatamente buscando quando v√£o ao seu restaurante? A melhor forma de encontrar a resposta para essa quest√£o √© conduzir pesquisas regulares ou realizar uma auditoria de marketing. Voc√™ pode simplesmente distribuir formul√°rios de pesquisa pelo restaurante ou ter uma caixa de sugest√Ķes em algum balc√£o ‚Äď isso pode te ajudar a descobrir precisamente o que seu p√ļblico-alvo procura. Assim como em outros neg√≥cios, o segredo do sucesso √© oferecer √†s pessoas exatamente o que elas buscam, para que elas voltem querendo mais.
  • A pr√≥xima coisa a ser considerada s√£o os gastos com comida, j√° que, normalmente, isso representa ¬ľ de cada venda. √Č muito importante manter esse custo t√£o baixo quanto for poss√≠vel sem afetar a qualidade da comida que voc√™ serve. A melhor forma de fazer isso √© atrav√©s de um planejamento adequado e um m√©todo de compra eficiente. √Č essencial que voc√™ tenha acesso a uma lista de fornecedores, para que possa facilmente comparar os seus pre√ßos.
  • √Č necess√°rio tamb√©m ter um controle de estoque e programa√ß√£o de compras. Um erro bastante comum para quem est√° iniciando o restaurante √© comprar mais comida do que √© poss√≠vel armazenar ou at√© mesmo vender, j√° que para isso √© necess√°rio ter um fluxo de vendas di√°rio muito bom pra n√£o sair no preju√≠zo. Uma boa dica √© comprar em mais quantidade produtos n√£o perec√≠veis (como arroz, feij√£o ou macarr√£o industrializado) e, a cada dois dias, carnes e verduras/legumes para as saladas. √Č importante tamb√©m conferir o estoque todos os dias pela manh√£, para ver se h√° algum produto em falta que precisa comprar. N√£o deixe tudo para √ļltima hora!
  • Na hora da compra de ingredientes, certifique-se da qualidade do alimento e verifique o prazo de validade. Embora seja uma tarefa bastante simples, muitas pessoas acabam esquecendo-se de conferir ‚Äď e isso √© fundamental para assegurar o sucesso do servi√ßo de seu restaurante.

nclusão: cardápio semanal exige bastante, mas é recompensador

Trabalhar no ramo de alimentação requer muita paciência, dedicação e cuidados com higiene e qualidade. E o mesmo vale na hora de preparar o cardápio semanal. O empreendedor deve sempre buscar aprimorar os itens de seu cardápio e a apresentação do menu, que acaba sendo também a exposição do seu restaurante. Planejar e desenvolver um cardápio exige atenção aos detalhes e demanda que você fique sempre de olho nas tendências (e concorrência).

Os card√°pios semanais trazem diversas vantagens, tanto para os consumidores quanto para os donos de restaurante. A varia√ß√£o dos pratos, por exemplo, agrada o paladar do cliente ‚Äď que n√£o enjoa facilmente ‚Äď e traz mais consumidores para o restaurante, pois o card√°pio √© a principal ferramenta de marketing da empresa. Maior volume de vendas significa maior faturamento e mais chances de sucesso.

A prepara√ß√£o do card√°pio demanda do empreendedor disposi√ß√£o para procurar novas receitas e estar adepto a inova√ß√Ķes. Embora necessite cuidados com gerenciamento de estoque e planejamento com anteced√™ncia, oferecer card√°pios semanais √© bastante recompensador.

Fonte: https://www.programaconsumer.com.br/blog/como-montar-um-cardapio-semanal-para-seu-restaurante/

Dicas Card√°pio Semanal para o seu Restaurante