Dicas de como abrir a sua cafeteria

By in
Dicas de como abrir a sua cafeteria

Muita gente que decide hoje em dia partir para o ‚Äúpr√≥prio neg√≥cio‚ÄĚ escolhe algo relativamente simples (ou tido como simples pelo mercado),¬†como abrir uma cafeteria. √Č claro que esse tipo de com√©rcio tende a ser relativamente mais simples e menos burocr√°tico e trabalhoso do que um restaurante, mas h√° diversos fatores a serem considerados.

Algo como abrir uma cafeteria é um projeto que exige capital inicial menos intenso, porém clama por estudos e análises de mercado que simplesmente são ignorados pela maioria dos novos empresários.

Para facilitar sua vida e dar apoio ao seu sucesso no ramo, a eComanda separou sete dicas de ouro para que voc√™ possa abrir sua pr√≥pria cafeteria ‚Äď e encantar sua nova clientela.

#1 ‚Äď O CAF√Č √Č O CENTRO DE TUDO

Pare e pense: você está se perguntando como abrir uma cafeteria. O que é mais importante do que a qualidade do seu café? Claro, muitas vezes o lucro em cafeterias virá de outros produtos que você vende, porém como em uma padaria, a clientela é fatalmente atraída pelo seu produto central, nesse caso o café.

Antes de selecionar uma marca ou caf√© para utilizar, prove diversos. Algumas marcas oferecem contratos de parceria e cedem inclusive alguns equipamentos e produtos em troca disso. Mas¬†voc√™ deve priorizar o sabor e a qualidade ‚Äď √© isso que far√° diferen√ßa na hora de atrair e fidelizar clientes.

#2 ‚Äď LOCAL E FREQU√äNCIA

Muita gente abre cafeterias em lugares tecnicamente movimentados, porém acaba amargando prejuízos. Outras pessoas recorrem a lugares nos quais aparentemente atuarão com exclusividade, como edifícios comerciais, mas não conseguem girar clientela suficiente para se manter.

Como em qualquer negócio, é preciso investigar a fundo o local no qual você irá abrir sua cafeteria. Passe pelos locais previamente separados várias vezes ao dia, em horários diferentes, verificando a frequência. No caso de locais que já abriguem cafeterias, certifique-se de que a clientela realmente para no local.

Estudar a frequência e a qualidade comercial de um ponto é um dos primeiros passos para quem quer aprender como abrir uma cafeteria. E um dos passos mais importantes.

#3 ‚Äď FORNECEDORES S√ÉO A CHAVE

Investigue antes todos os fornecedores de que voc√™ ir√° precisar, desde aqueles que realizar√£o a reforma e as instala√ß√Ķes na cafeteria at√© aqueles que ir√£o fornecer os produtos que voc√™ ir√° comercializar. Muita gente acaba perdendo clientela, deixando para ‚Äútestar‚ÄĚ comidas e bebidas j√° com a cafeteria em funcionamento.

Voc√™ pretende comprar salgados e p√£es de queijo? Prove-os antes de colocar √† venda. Procura um parceiro para fornecer bebidas? Veja quais as condi√ß√Ķes de entrega, pre√ßo e faturamento dos principais fornecedores antes mesmo de abrir as portas.

#4 ‚Äď PRICING

Caro e barato são atributos muito relativos. Em algumas localidades, R$ 5,00 por um café espresso é um preço completamente normal, em outras pode ser muito caro. Além disso, se você já estudou os fornecedores, como dissemos, provavelmente tem uma ideia bastante clara do quanto cada produto irá custar para você. Junte isso aos custos fixos de manutenção da cafeteria e você poderá chegar a um preço que seja bom para sua clientela, mas que também proporcione lucros a sua empresa.

A lucratividade √© um problema na maioria dos com√©rcios brasileiros na atualidade. Na maior parte dos casos, ela some por conta da falta de detalhismo dos donos na hora de realizar o ‚Äúpricing‚ÄĚ dos produtos. Promo√ß√Ķes, por exemplo, precisam ser calculadas. Ainda que elas levem a um ‚Äúempate‚ÄĚ, no qual voc√™ n√£o ganhar√° nada, elas precisam ser avaliadas sobre os lucros com outros produtos que os clientes que pedem a promo√ß√£o consumir√£o.

Tente manter c√°lculos de tudo aquilo que voc√™ gasta e sua implica√ß√£o em cada um dos itens do card√°pio ‚Äď assim voc√™ pode incluir ou retirar itens que gerem lucros ou preju√≠zos, antes que eles comprometam sua rentabilidade.

#5 ‚Äď CONCORR√äNCIA

N√£o seja ‚Äúplano‚ÄĚ. N√£o apenas outras cafeterias s√£o a concorr√™ncia nos locais nos quais voc√™ ir√° atuar. Para qualquer atividade,¬†como abrir uma cafeteria¬†e outras mais, √© preciso avaliar a concorr√™ncia de forma mais abrangente.

Clientes que tomem um cafezinho no almo√ßo, no pr√≥prio restaurante que frequentam, dificilmente ir√£o parar em seu estabelecimento depois disso. Outras lojas tamb√©m vendem caf√© atualmente ‚Äď elas devem ser tratadas como concorrentes diretos em sua avalia√ß√£o e estudo de viabilidade: livrarias, docerias, restaurantes, bares e at√© mesmo bancas de jornal ou condom√≠nios que possuam m√°quinas automatizadas e vending machines.

#6 ‚Äď ESTABELE√áA METAS E SEJA REALISTA

Todo investimento em comércio leva algum tempo para ser recuperado. Em geral, você somente irá recuperar o capital que investiu em uma cafeteria 18 ou 24 meses depois de abri-la. Tudo isso precisa ser levado em conta e os lucros gerados precisam, depois de descontadas suas próprias despesas, ser capazes de cobrir o capital investido.

A melhor forma de avaliar isso é estabelecendo metas de faturamento e lucratividade. Assim você pode ter uma ideia clara de retorno, mesmo antes de chegar ao final dos 18 ou 24 meses que estabeleceu.

#7 ‚Äď CONTRATA√á√ēES

Assim como no caso dos fornecedores, a melhor política é saber, antes mesmo de abrir a cafeteria, quantos funcionários serão precisos e que nível de instrução cada um deles terá. Se possível, é melhor realizar algumas entrevistas antes mesmo de abrir as portas.

E, mesmo quando definir sua equipe, tenha sempre alguns contatos e profissionais dispostos a cumprir extras em per√≠odos mais movimentados e ‚Äúna reserva‚ÄĚ. A rotatividade no com√©rcio √© bastante alta e pode ser que voc√™ precise de novos funcion√°rios a toque de caixa ‚Äď assim, mantenha os melhores, mesmo aqueles que voc√™ n√£o contratou, sempre √† m√£o.

Por √ļltimo, tente verificar na concorr√™ncia os n√≠veis salariais pagos ‚Äď assim voc√™ ganha poder de barganha junto aos candidatos, mas tamb√©m n√£o oferece mais do que deveria para bater seus concorrentes diretos.

Agora que você já sabe como abrir uma cafeteria encantando seus clientes, compartilhe conosco nos comentários: qual o seu maior trunfo para encantar o cliente?

http://ecomanda.com.br/blog/como-abrir-uma-cafeteria-e-encantar-clientes

Dicas de como abrir a sua cafeteria