Dicas de como abrir ou otimizar seu delivery

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Dicas de como abrir ou otimizar seu delivery

Como abrir ou otimizar delivery?

O setor aliment√≠cio √© o 5¬ļ que mais cresce no Brasil. E abrir um¬†delivery¬†online √© uma boa pedida para quem deseja investir no pr√≥prio neg√≥cio.

Esse crescimento se dá por conta da rotina agitada e cansativa das grandes metrópoles.

Cada vez mais as pessoas querem economizar tempo, e ganhar tempo para descansar ou se dedicar a outras tarefas.

Se você tem planos de abrir um restaurante de entregas, fique atento às dicas que nós temos para você!

Para abrir um delivery são necessários os seguintes alvarás e documentos regulamentadores:

  • Inscri√ß√£o Estadual;
  • CNPJ;
  • Alvar√° de funcionamento e localiza√ß√£o;
  • AVCB;
  • Certificado de Respons√°vel T√©cnico;
  • Certificado de Limpeza e Desinfec√ß√£o dos Reservat√≥rios de √Āgua;
  • POP de Controle de Pragas;
  • POP de Higiene do Ambiente;
  • POP de Higiene Pessoal;
  • POP de Potabilidade de √Āgua;
  • POP de Higieniza√ß√£o de Frutas, Verduras e Legumes;
  • POP de Controle de Recebimento de Mercadorias.

Por isso, requer alguns cuidados com alvarás, licenças, administrar um delivery e muito mais que você entenderá no decorrer deste artigo.

Para saber onde solicitar cada licença e sua funcionalidade, é só ler o próximo bloco.

Como conseguir alvar√° para delivery?

Embora muitas pessoas acreditem que não, esse modelo de negócio precisa ser regulamentado e possuir alvarás para funcionamento.

Para abrir um restaurante de entregas é necessário tirar um alvará de funcionamento. A maioria dos empresários não esperam até ter o alvará em mãos para abrir seu negócio.

Mas esse é um risco desnecessário, já que, para segurança dos clientes e do próprio restaurante, o alvará garante a procedência e a regularidade do seu empreendimento.

Ainda mais se suas entregas forem¬†do ramo aliment√≠cio, que, caso afirmativo, √© necess√°rio um alvar√° da vigil√Ęncia sanit√°ria.

Para conseguir os alvarás necessários, é preciso solicitá-los na prefeitura do seu município.

No entanto, por depender dos processos de cada secretaria, √© dif√≠cil estabelecer um prazo ou uma m√©dia para as libera√ß√Ķes.

Dessa forma, você precisará se informar na prefeitura da sua cidade para uma resposta mais acertada.

Os documentos que você solicitará são: 

Inscrição Estadual: é solicitado junto a Secretaria da Fazenda do seu estado e é necessário em casos de venda, transporte ou movimentação de produtos, como caso do delivery.

CNPJ: o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica pode ser adquirido pela abertura de uma empresa, ou microempresa (caso dos MEIs), na prefeitura da sua cidade.

Alvará de funcionamento e localização: o alvará de funcionamento e localização é solicitado na prefeitura do seu município.

AVCB: o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é emitido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do seu estado.

Certificado de Respons√°vel T√©cnico: o ideal √© que o respons√°vel t√©cnico do seu restaurante questione e tire suas d√ļvidas com algu√©m da vigil√Ęncia sanit√°ria, para saber quais s√£o as especifica√ß√Ķes do seu estado e munic√≠pio para o respons√°vel t√©cnico.

Certificado de Limpeza e Desinfec√ß√£o dos Reservat√≥rios de √Āgua: ao realizar a limpeza e higieniza√ß√£o da sua caixa d‚Äô√°gua ou reservat√≥rio de √°gua, √© necess√°rio solicitar para a empresa contratada o certificado.

Isso √© uma seguran√ßa, para que caso de a vigil√Ęncia sanit√°ria fa√ßa uma inspe√ß√£o, seu restaurante tenha como provar que o procedimento foi feito.

Dessa forma, é possível cobrar da empresa contratada para fazer o serviço, em caso de qualquer responsabilização.

Procedimentos Operacionais Padronizados

POP de Controle de Pragas e Vetores: o POP de controle de pragas e vetores pode ser entregue por qualquer empresa que realiza o controle de pragas e tenha licença para dar o certificado de procedimento operacional padronizado.

POP de Higiene do Ambiente: geralmente, é um processo interno de limpeza, mas que requer um cuidado maior com a higienização, de fato, do ambiente e utensílios.

Essa limpeza deve ser feita diariamente pelo cozinheiro e auxiliar de limpeza ou serviços gerais do restaurante.

POP de Higiene Pessoal: é basicamente garantir que seus funcionários tenham hábitos de higiene saudáveis, como mãos limpas e unhas cortadas.

Por exemplo, a utilização de luvas e ou higienização constante das mãos, e o uso de equipamentos de segurança e higiene como toucas, luvas, aventais e panos limpos.

POP de Potabilidade de √Āgua: √© em rela√ß√£o a fonte de √°gua que abastece seu restaurante. S√© √© caixa d‚Äô√°gua, ou se √© pelo servi√ßo municipal de abastecimento e saneamento da sua cidade.

POP de Higienização de Frutas, Verduras e Legumes: é o procedimento que garante a higienização e armazenamento correto dos seus ingredientes de hortifruti.

POP de Controle de Recebimento de Mercadorias: é a regulamentação que garante que o recebimento seja feito dentro da lei.

Mas aten√ß√£o, os dois √ļltimos podem ou n√£o ser obrigat√≥rios, isso depende da sua regi√£o e da normativa local.

Agora você já sabe quais são os documentos necessários para abrir seu restaurante delivery. Seguimos para o segundo passo.

Quais equipamentos eu preciso para o meu restaurante delivery?

Os equipamentos para a cozinha podem mudar devido ao tipo de refeição, prato ou lanche servido pelo seu restaurante.

Por isso vamos montar uma lista básica de utensílios e outras listas com equipamentos mais específicos para os tipos mais comuns.

Lista de equipamentos b√°sicos para cozinha de delivery:

Os itens da lista s√£o apenas alguns dos principais produtos para uma cozinha de restaurante.

  • Coifas;
  • Descanso de fritura;
  • Exaustores;
  • Facas;
  • Fog√£o;
  • Freezer;
  • Fritadeira;
  • Liquidificador;
  • Mesa de preparo;
  • Panelas;
  • Pia;
  • Pin√ßas;
  • Potes de armazenamento herm√©ticos;
  • Prateleiras;
  • Pratos;
  • Ralador;
  • T√°buas de corte;
  • Talheres;
  • Travessas.

Utensílios para sushi: panela de arroz profissional, esteira para montar sushi, facas para corte de peixe, refrigerador, maçarico culinário.

Utensílios para pizzaria: forno (lenha, gás ou elétrico), batedeira industrial (para preparo da massa), formas, cortador de pizza.

Utens√≠lios para hamburgueria: chapa e prensa, char broiler, fatiador de frios e legumes, abafador de beirute, esp√°tulas, modelador de hamb√ļrguer, term√īmetro culin√°rio (para o ponto da carne).

Agora você já sabe os principais equipamentos para montar a cozinha do seu restaurante.

Como escolher a melhor embalagem para delivery?

Ao escolher a embalagem do seu negócio é preciso focar primeiro na integridade do seu produto e em seguida na praticidade.

Mas para fazer as escolhas, é necessário prezar pela qualidade do material, se ele não libera algum produto químico ou gosto a comida.

Por isso, é preciso ter atenção ao escolher as embalagens que terão contato direto com alimento.

Além disso, é preciso analisar também a capacidade de vedação da embalagem e temperatura que ela aguenta sem sofrer deformação.

Estes quesitos são muito importantes e que devem ser os principais pontos de atenção ao escolher sua embalagem para delivery.

Mas isso n√£o impede que as embalagens sejam recicl√°veis, ou com componentes menos poluidores, como o papel√£o e o papel, como alternativa ao pl√°stico.

Além disso você pode sempre colocar sua logomarca estampada nas embalagens. Para isso você pode buscar por imagens delivery png, criar a identidade visual e personalizar os embrulhos.

Até porque, como diz o ditado, a propaganda é a alma do negócio, então para entender melhor sobre o assunto clique aqui.

Como definir a √°rea de delivery?

Se seu negócio fica em uma cidade pequena, é mais fácil atender o município inteiro e realizar entregas em todos os bairros.

No entanto, se voc√™ abriu seu¬†delivery em S√£o Paulo, por exemplo, que √© uma grande metr√≥pole, a entrega em bairros distantes ou onde o tr√Ęnsito √© maior, pode demorar muito.

Certamente essa é uma questão a ser analisada na hora de definir área do seu serviço de delivery.

Assim como a integridade do alimento desde o momento que sai do restaurante, até chegar ao cliente.

Por exemplo, se seu restaurante faz entrega de algum produto que deve ser mantido congelado, mas o percurso demora cerca 40 minutos e é verão.

Seu produto pode chegar comprometido, e é muito provável que seu cliente faça uma reclamação.

Por isso é importante que ao definir a área de entrega do seu delivery, seja levado em consideração a integridade do seu produto.

Portanto sempre que seu restaurante desejar expandir a área de entrega, se atente na divulgação.

Como administrar um restaurante delivery?

Administrar restaurantes deliveries requer uma gestão eficiente e atenta para evitar falhas e assim obter sucesso.

Para uma boa administração de negócio, são necessários diversos processos que auxiliam na gestão.

Por exemplo, o controle de estoque que organiza e calcula a entrada e saída de ingredientes e produtos.

Ou o fluxo de caixa que quando feito com eficiência é capaz de encontrar pontos de desperdício e projetar os lucros.

Precisando simplificar os processos administrativos do seu restaurante delivery? Um sistema para delivery pode ser uma boa opção.

Sistema para delivery

Está abrindo ou quer melhorar seu delivery? Nós temos algumas dicas importantes para garantir que seu negócio seja um delivery de sucesso.

Se seu objetivo é otimizar o seu restaurante, a Saipos te ajuda a organizar a casa de forma muito mais rápida.

Estoque, pedidos, relat√≥rios, abertura e fechamento de caixa, emiss√£o de cupom fiscal, gest√£o de motoboys e muito mais dentro de um √ļnico sistema.

Por isso, um sistema para delivery pode ser uma boa opção para agilizar e tornar mais eficiente a gestão do seu restaurante.

Se você pretende oferecer seus pratos e ou lanches em mais de um app para delivery, um sistema integrado seria a melhor opção.

Mas se você está se perguntando o que é um sistema para delivery com integração aos melhores apps de entrega, a gente responde.

Um sistema integrado, canaliza em uma √ļnica tela, os pedidos de todos os¬†aplicativos de delivery¬†que seu restaurante usa para vender.

Por exemplo, se voc√™ trabalha com os apps¬†Uber Eats,¬†Rappi¬†ou¬†iFood, √© poss√≠vel aceitar todos os pedidos em uma √ļnica tela, e apenas com um ‚Äėenter‚Äô aceitar e mandar pra cozinha.

Dessa forma, seu delivery se torna mais eficiente e reduz erros de digitação. Além de ainda conseguir relatórios para controlar qual canal de vendas tem dado mais resultado.

A Saipos possui todos esses atributos e ainda mais. Por isso, veja o que o sistema mais fácil, ágil e inteligente do mercado:

  • Integra√ß√£o com: iFood, Uber Eats, Rappi, Neemo/Delivery Direto, Delivery App, WhatsApp, Facebook, site pr√≥prio;
  • Sistema de controle de caixa (PDV);
  • Card√°pio:
  • Cupom Fiscal (SAT/NFC-e);
  • Controle de Estoque por ficha t√©cnica;
  • Gest√£o de gar√ßons por meio do aplicativo Saipos Gar√ßom;
  • Gest√£o dos motoboys;
  • Gest√£o de loja e card√°pio exclusivo;
  • Gest√£o de Clientes;
  • Sistema contratado por m√≥dulos;
  • Relat√≥rios de vendas.

Como funciona o Saipos Garçom?

J√° imaginou substituir as comandas de papel por um smartphone que envia diretamente o pedido para a cozinha?

O¬†Saipos Gar√ßom¬†funciona assim. Basta marcar as op√ß√Ķes desejadas e enviar o pedido.

A fim de melhorar ainda mais a experiência do cliente, é possível fazer uma comanda para a mesa toda ou comandas individuais.

Como funciona a gest√£o de entregadores da Saipos?

Quando um pedido é feito, sem o sistema para delivery da Saipos, o pedido pode ficar desorganizado e acabar atrasando, tanto na cozinha quanto na entrega.

Utilizando o sistema, o pedido é enviado diretamente para a cozinha e quando pronto, indica em uma tela de controle, onde o próprio motoboy sabe qual pedido deve sair primeiro.

Quais planilhas auxiliam o controle do seu delivery?

As planilhas servem, normalmente para pequenos deliveries, que ainda não possuem um sistema para restaurantes.

Planilha de controle de estoque

Primeiramente, a planilha de controle de estoque é essencial para evitar gastos desnecessários.

O controle de estoque do seu negócio serve para gerir sua despensa, para que nenhum produto acabe antes do tempo, ou passe do prazo de validade.

Além disso, com essa planilha, é possível encontrar possíveis desvios ou gastos extras que não estavam previstos.

Por isso, a planilha de controle de estoque √© um √≥timo aux√≠lio para manter a sa√ļde financeira do seu¬†delivery.

Planilha de custo de pratos

Além disso, a planilha de custos de pratos também é uma ferramenta imprescindível, já que com ela são determinados os valores cobrados pelo seu restaurante.

Esse cálculo é essencial visto que seu negócio precisa suprir seus custos de preparo e ainda obter lucro se quiser crescer.

Imagine que um hamb√ļrguer no seu restaurante custe em torno de R$17,00, mas o preparo custa R$18,00. A cada produto vendido voc√™ ter√° 1 real de perda.

Em um mês, esse gasto se torna significativo e seu restaurante terá um prejuízo do tamanho das suas vendas.

Planilha de fluxo de caixa

Por isso, outra planilha de extrema import√Ęncia √© a de fluxo de caixa, que pode ser di√°ria ou mensal e serve para controlar todas as entradas e sa√≠das de dinheiro do seu neg√≥cio.

Então, é necessário atualizar essa planilha, diariamente, com empenho e precisão para um resultado preciso.

O que significa delivery?

A palavra inglesa significa entrega, ou seja, o ato de entregar algo para alguém, neste caso, pratos de comida.

Nesse sentido, é interessante frisar que o significado de delivery acabou sendo muito associado ao ramo alimentar.

Atualmente, mesmo com muitas pessoas não sabendo o que é delivery, no sentido literal, elas entendem que a palavra está ligada ao ato de receber o lanche em casa.

Esse é um exemplo da popularização das entregas, e do sucesso dessa forma de venda que cada vez ganha mais mercado.

Qual o melhor app para delivery?

Atualmente existe uma infinidade de aplicativos para entrega de comida, e aqui você saberá um pouco mais sobre cada um deles.

Portanto, depois de conhecer mais cada aplicativo de delivery, será mais fácil decidir qual ou quais os mais indicados para o seu restaurante.

Fonte: https://blog.saipos.com/delivery/