Dicas de como aumentar as vendas em uma lanchonete

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Dicas de como aumentar as vendas em uma lanchonete

O setor de alimenta√ß√£o √© um dos mais competitivos do mercado ‚ÄĒ afinal, n√£o faltam ideias de promo√ß√Ķes para lanchonetes, que logo se tornam op√ß√Ķes diversificadas e atrativas para o consumidor. Para se destacar nesse ramo, o empreendedor precisa¬†ser capaz de saber o que vender em uma lanchonete¬†e¬†ter aten√ß√£o a pontos importantes do neg√≥cio,‚ÄĮque far√£o com que seu estabelecimento aumente as vendas e alcance¬†bons¬†resultados.

Em todo empreendimento, um bom planejamento faz toda a diferença e ajuda a simplificar os processos de trabalho. Pensando nisso, listamos algumas dicas para lanchonete que, com certeza, aumentarão as suas vendas. Ficou curioso? Continue acompanhando este artigo!

Aproveite tamb√©m para‚ÄĮassistir ao v√≠deo acima e conhecer a hist√≥ria da pastelaria¬†Tammy.‚ÄĮVeja como essa empresa conseguiu aprimorar a gest√£o do neg√≥cio e controlar e escalar a produ√ß√£o.

Quais¬†ideias de promo√ß√Ķes para lanchonetes podem ser um diferencial?

Obter um volume significativo de vendas e conquistar a confiança do consumidor são resultados que podem ser alcançados por meio de diversas táticas, desde a qualidade dos produtos até a forma de atendimento.

Portanto, o empreendedor deve dedicar tempo para identificar quais estrat√©gias s√£o compat√≠veis com o seu p√ļblico e t√™m impacto positivo. Confira 12 dicas para aumentar suas vendas!

1.‚ÄĮConhe√ßa o seu¬†p√ļblico

O empreendedor deve ser capaz¬†conhecer o seu p√ļblico-alvo por meio de pesquisas de mercado. A partir disso, √© poss√≠vel realizar o mapeamento¬†e a identifica√ß√£o de quais produtos requerem¬†investimento¬†e, at√© mesmo,‚ÄĮmontar o card√°pio‚ÄĮmais atrativo para o‚ÄĮseu estabelecimento. Em resumo: √© preciso saber o que vender em uma lanchonete.

Para isso, é preciso conhecer bem o perfil do seu cliente e levar em consideração:

  • a¬†sua idade e g√™nero;
  • as¬†suas¬†prefer√™ncias;
  • o¬†seu¬†modo de vida;
  • os¬†seus interesses;
  • o¬†seu¬†poder aquisitivo;
  • e¬†o¬†seu local de resid√™ncia.

H√°, tamb√©m, outras quest√Ķes importantes na hora de definir a identidade do seu neg√≥cio. Um bom estudo sobre a regi√£o na qual a sua lanchonete est√° localizada tamb√©m √© essencial para obter resultados consistentes.

Pense um pouquinho: a área da lanchonete é comercial ou residencial? A resposta dessa pergunta influencia principalmente no cardápio. Se for um local muito frequentado por famílias, pode ser interessante ofertar um menu kids, para citar apenas um exemplo.

Então, não economize em pesquisas. Elas são o pontapé inicial para o seu planejamento. Se você não souber onde está e quem é o seu cliente, as chances de o seu negócio darem errado são muito grandes.

2.‚ÄĮOfere√ßa um bom¬†atendimento

Fato: se o cliente for‚ÄĮmal atendido, n√£o voltar√°. Para evitar problemas desse tipo,‚ÄĮuma equipe treinada e bem equipada faz toda a diferen√ßa. Em conjunto com o ambiente limpo e adequado, o atendimento √© a primeira impress√£o que o cliente ter√° do seu estabelecimento.

Invista em treinamentos voltados para as atividades que a sua equipe executa e, assim, esteja sempre seguro na hora de atender ou resolver qualquer problema que o cliente apresente. A agilidade no atendimento também conta como ponto positivo.

Para apoiar esse processo, voc√™ poder√° investir em‚ÄĮsoftwares de gest√£o‚ÄĮdispon√≠veis no mercado, que integram os pedidos e o fechamento da conta¬†com o detalhamento‚ÄĮtribut√°rio‚ÄĮe fiscal. Eles‚ÄĮainda o ajudar√£o no controle de‚ÄĮestoque. Uma m√£o na roda tanto para o atendente quanto para o dono do estabelecimento. Quem sai ganhando √© o cliente, que √© mais bem atendido, e tamb√©m voc√™, que ter√° fidelizado mais um consumidor.

3. Invista em promo√ß√Ķes

Sabemos que h√° dias mais e menos movimentados nas lanchonetes, influenciados por in√ļmeros fatores externos. Para atrair clientes nos dias de menor movimento, invista em promo√ß√Ķes pontuais.

Ofere√ßa produtos diferenciados para cada dia da semana, com pre√ßo inferior ao que costuma praticar. Al√©m de atrair o cliente pelo valor mais baixo, isso possibilita que ele conhe√ßa o seu card√°pio di√°rio. Os combos tamb√©m s√£o √≥timas dicas para lanchonetes: ‚Äúpe√ßa esse e leve tamb√©m aquele‚ÄĚ.

Independentemente da op√ß√£o que escolher, √© importante manter a equipe sempre informada das promo√ß√Ķes do dia, assim como o cliente. Voc√™ pode ter um card√°pio diferenciado para os dias de promo√ß√Ķes¬†ou, ainda, investir em‚ÄĮcard√°pios digitais, que possibilitam altera√ß√Ķes di√°rias, destacando ou sugerindo determinado produto para o cliente. √Č uma comodidade para quem escolhe, mas tamb√©m um recurso para aumentar sua efici√™ncia.

4. Pesquise a concorrência

No ramo gastron√īmico, a concorr√™ncia √© muito grande, seja direta ou indireta. Afinal, al√©m daqueles estabelecimentos que servem o mesmo tipo de comida que o seu, ainda existem aqueles que oferecem outras op√ß√Ķes, mas que tamb√©m s√£o lanchonetes. Ou seja, indiretamente concorrem com voc√™.

Para se diferenciar e encontrar o seu espaço nesse meio, você precisa, primeiro, conhecer os outros estabelecimentos e saber o que eles estão fazendo. Qual o cardápio desses locais? Como é o ambiente? Qual a faixa de preço praticada nas outras lanchonetes? Elas apresentam algum diferencial?

As respostas a esses questionamentos vão ajudá-lo a definir o seu posicionamento e o seu planejamento. A ideia não é copiar o que eles estão fazendo, mas conseguir fazer melhor e, assim, diferenciar-se deles.

5. Fidelize seu cliente

Cativar seu cliente encurta, e muito, o caminho para que ele se torne fiel. E um consumidor satisfeito atrai mais facilmente outros clientes, especialmente em uma época em que o marketing boca a boca e as redes sociais estão tão em alta. Com isso, você acaba até economizando com investimento em publicidade, pois a indicação de um conhecido conta muito na hora de escolher um estabelecimento.

Ent√£o, voc√™ deve estar se perguntando: ‚Äúcomo‚ÄĮfidelizar‚ÄĮmeu cliente?‚ÄĚ. Alguns fatores s√£o imprescind√≠veis, como o bom atendimento, a limpeza do local, um ambiente agrad√°vel e um produto de qualidade elevada. Tudo isso faz com que as pessoas queiram voltar e ainda indiquem sua lanchonete para amigos e familiares.

Al√©m disso, voc√™ pode investir em um ‚Äúprograma de fidelidade‚ÄĚ e distribuir cortesias para seus clientes (por meio de pontos ou n√ļmero de pedidos, por exemplo). Mas n√£o deixe de‚ÄĮtreinar‚ÄĮe comunicar todos os colaboradores para que estejam informados sobre o programa em vigor no per√≠odo.

Todo zelo √© necess√°rio, pois tamb√©m h√° o outro lado da moeda: nos dias de hoje, qualquer reclama√ß√£o ou insatisfa√ß√£o por parte do cliente vai para a internet e pode tomar dimens√Ķes enormes para sua marca. Voc√™ n√£o quer isso, n√£o √©?

6. Atenda em dias e hor√°rios diferenciados

Um bom recurso para aumentar as vendas na sua lanchonete √© abrir em dias ou em hor√°rios em que a maioria est√° de portas fechadas. Essa estrat√©gia visa‚ÄĮatrair novos clientes‚ÄĮque consumiriam na concorr√™ncia.

Talvez nas segundas-feiras o movimento seja fraco e, por isso, nenhuma lanchonete da cidade esteja aberta. Que tal passar a atender nesse dia? Se voc√™ for¬†a¬†√ļnica op√ß√£o, acabar√° conquistando muitos clientes. Por isso, √© preciso pensar fora da caixa e entender que nem sempre o que funciona para os outros funcionar√° para voc√™.

Se o seu estabelecimento serve apenas o jantar, estenda o atendimento para que passe a servir tamb√©m op√ß√Ķes para o almo√ßo, por exemplo. Essa √© uma das dicas para lanchonete com grande potencial para aumentar as suas vendas!

7. Monte um card√°pio de qualidade

Cada vez mais as pessoas querem ter experi√™ncias diferenciadas, e isso serve tamb√©m para o ramo gastron√īmico. A tend√™ncia de ‚Äúgourmetiza√ß√£o‚ÄĚ atingiu em cheio¬†esse setor.

Por isso, preocupe-se em montar um card√°pio de qualidade e que tenha op√ß√Ķes para todos os gostos. Hoje, os p√ļblicos vegetariano e¬†vegano, por exemplo, s√£o bem grandes. Que tal ter lanches para essas pessoas?

Mas n√£o esque√ßa:¬†al√©m de ter um card√°pio bem variado, com uma grande quantidade de op√ß√Ķes, tenha foco total na qualidade dos produtos. Fa√ßa tudo com ingredientes de primeira linha e‚ÄĮbons fornecedores. Isso √© o que o diferenciar√° de verdade da concorr√™ncia. Atendimento e ambiente s√£o importantes, mas o sabor do lanche ainda vem em primeiro lugar.

8. Tenha um carro-chefe

Escolha um produto que será a especialidade do seu estabelecimento e certifique-se de que ele realmente é um ótimo produto. Pode ser uma receita de família, por exemplo.

Ao escolher o item que far√° este papel, coloque-o em destaque no card√°pio e instrua sua equipe a oferec√™-lo como a ‚Äúmelhor op√ß√£o da regi√£o‚ÄĚ. Aos poucos, ele vai se tornando uma refer√™ncia servida com exclusividade em seu estabelecimento. Certamente novos clientes¬†vir√£o,¬†indicados por antigos clientes, para provar o t√£o falado prato.

Tente pensar nas vezes em que fez isso por conta de determinado produto. Quantas vezes frequentou determinado restaurante porque servia o ‚Äúmelhor empanado‚ÄĚ da regi√£o, e pense tamb√©m na sua satisfa√ß√£o em saborear aquele alimento. √Č isso que deve ser feito aqui. Os clientes devem sentir vontade de consumir o seu ‚Äúproduto refer√™ncia‚ÄĚ.

9. Invista em marketing

Se voc√™ j√° fez tudo isso, precisa comunicar da melhor forma poss√≠vel. Por isso, as empresas ‚ÄĒ at√© mesmo as de pequeno porte ‚ÄĒ, encaram¬†as atividades de¬†marketing e de¬†publicidade como um investimento, n√£o como gasto. Tenha uma identidade visual bonita, uma fachada atraente e invista tamb√©m em estrat√©gias de comunica√ß√£o diferenciadas.

Hoje √© fundamental estar presente nas redes sociais, como¬†Facebook¬†e‚ÄĮInstagram. Nesses canais, uma dica bastante funcional √© o cuidado com as fotos e a cria√ß√£o de montagens atrativas e¬†bonitas dos seus produtos. Elas t√™m √≥timo resultado, j√° que costumam engajar os consumidores, deixando-os com fome e vontade de consumir o seu lanche.

10. Ofereça o serviço de delivery

Embora o setor de alimenta√ß√£o fora de casa seja considerado est√°vel e rent√°vel, mesmo em per√≠odos de crise, √© fundamental oferecer servi√ßos adicionais. Uma das comodidades mais buscadas √© o servi√ßo de entrega em casa dos pedidos de lanche e refei√ß√Ķes.

Essa √© uma alternativa com grande retorno, pois cada pedido √© acrescido de uma tarifa fixa que serve para ratear os custos. Al√©m disso, existem estrat√©gias que incentivam o aumento de consumo, como as promo√ß√Ķes que fornecem entregas gratuitas para pedidos acima de um valor estipulado pelo estabelecimento.

Se voc√™ ainda tem d√ļvidas se essa estrat√©gia vale a pena, n√≥s recomendamos a realiza√ß√£o de um teste em pequena escala. Contrate apenas um ou dois entregadores que atuem¬†na regi√£o pr√≥xima √† lanchonete.

11. Amplie os canais de comunicação

No mundo atual, os estabelecimentos comerciais que dependem de um telefone para que os clientes possam ligar e realizar os seus pedidos¬†podem perder vendas. Isso acontece porque √© muito mais c√īmodo e √°gil enviar uma mensagem para registrar um pedido ou fazer toda a encomenda por meio de um aplicativo de pedido de comida.

Portanto, a sua empresa deve estar atenta a esse tipo de tend√™ncia para n√£o perder oportunidades de neg√≥cio. √Č importante ressaltar que, quando as vendas ocorrem pela internet, essa √© uma segunda opera√ß√£o que a empresa deve ser capaz de manter. Assim, √© fundamental organizar as atividades para garantir, tamb√©m, a qualidade do atendimento no local.

Por isso, a possibilidade de m√ļltiplos canais de comunica√ß√£o, incluindo as redes sociais, apenas ajudam a construir uma imagem positiva perante o mercado.

12. Crie programas de indicação

O marketing de indica√ß√£o √© apenas mais uma das vertentes do famoso marketing boca a boca. Essa √© uma estrat√©gia antiga que determina que um cliente satisfeito vai expressar opini√Ķes positivas sobre o seu estabelecimento no seu c√≠rculo social. Por√©m, mesmo com boas avalia√ß√Ķes, n√£o √© garantido que os amigos e familiares v√£o frequentar a sua lanchonete.

Por isso, as táticas mais modernas passaram a adotar uma nova inspiração em uma fórmula antiga. Não é à toa que os modelos de programa de indicação que conhecemos hoje oferecem incentivos e benefícios para ajudar a disseminar a imagem do negócio.

Uma das práticas mais comuns envolve o compartilhamento de cupons de desconto, na qual o cliente já fidelizado envia o cupom ou código para seus amigos e, em contrapartida, ambos recebem descontos ou aproveitam preços promocionais.

Se o seu objetivo √© expandir a imagem do seu neg√≥cio e conquistar novos clientes, √© fundamental estar aberto a ideias¬†de promo√ß√Ķes para lanchonetes ‚ÄĒ sem esquecer, √© claro, de saber exatamente o que vender em uma lanchonete.

Certamente, alcançar o objetivo de aumentar as vendas do seu estabelecimento é um esforço conjunto que requer muita dedicação e foco de todos os envolvidos. Contudo, o cliente e a sua experiência dentro da lanchonete devem ser os principais elementos da gestão da empresa.

Por fim, recomendamos que você avalie cuidadosamente as dicas descritas aqui e coloque-as em prática para que você comece a obter resultados positivos mais rápido do que imaginava.

Fonte:https://www.kcms.com.br/blog/dicas-como-aumentar-vendas-em-uma-lanchonete/