Dicas de Limpeza de Restaurantes que você precisa seguir

By in
Dicas de Limpeza de Restaurantes que você precisa seguir

A limpeza do salão do seu restaurante e, principalmente, da cozinha requerem muita atenção. Por isso, montar um cronograma de limpeza é uma boa opção para manter seu estabelecimento sempre impecável.

Sabemos que tomar conta de um restaurante é uma tarefa que exige bastante, pois são muitos detalhes envolvidos e que necessitam de tempo e cuidado.

Um dos detalhes mais importantes, sem d√ļvida, √© a limpeza e a higiene do restaurante – afinal de contas, um ambiente limpo e organizado traz mais seguran√ßa e conforto para o seu cliente, certo?

Contudo, n√£o √© s√≥ jogar √°gua ou passar um paninho na cozinha. A ANVISA (Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria) desenvolveu um Manual de Boas Pr√°ticas para Servi√ßos de Alimenta√ß√£o, que √© de uso obrigat√≥rio em todos os restaurantes e estabelecimentos similares.

Nesse manual, você encontra dicas, métodos e formas corretas (e obrigatórias) de como manter seu estabelecimento limpo e higienizado.

Além de auxiliar com um cronograma de limpeza para restaurante, o que facilita Рe muito! Рno momento do trabalho, otimizando seu tempo e organizando ainda mais a rotina do seu restaurante.

Com base neste manual da ANVISA, separamos cinco dicas para limpeza em restaurantes que você precisa implementar, agora.

Lixo

O lixo deve ser sempre separado: os recicl√°veis devem ser limpos, antes de serem descartados na lixeira, para que os recicladores possam recolher e encaminh√°-los ao destino adequado.

As lixeiras para os lixos org√Ęnicos devem ser colocadas o mais longe poss√≠vel do ambiente onde √© preparada a comida, para que n√£o haja contamina√ß√£o nos alimentos e para¬†evitar moscas, por exemplo, que, se n√£o observadas as regras, poderiam aparecer no seu estabelecimento.

Produtos de Limpeza

Segundo o Manual de Conduta da ANVISA, você, como dono de restaurante, precisa tomar extremo cuidado com os produtos de limpeza que usa no seu estabelecimento.

Por exemplo: os produtos de limpeza devem ser etiquetados e separados, para que não sejam utilizados tanto no banheiro quanto na cozinha, o que traria contaminação de germes e bactérias, de um local para o outro.

√Č preciso fazer uma boa sele√ß√£o, com marcas seguras, para que n√£o ocorra nenhuma intoxica√ß√£o em funcion√°rios ou clientes.

Atente-se que, ainda segundo os crit√©rios da¬†Vigil√Ęncia Sanit√°ria, nenhum produto deve ser guardado perto de alimentos ou de utens√≠lios usados no preparo da comida.

Cronograma de Limpeza

Todos nós sabemos o quão corrida é a rotina de um restaurante e, pensando nisso, a ANVISA organizou um cronograma, mostrando quais são os utensílios que devem ser limpos todos os dias, e os que você precisa limpar mensalmente.

Para que você otimize seu tempo e mantenha seu restaurante sempre organizado. Confira abaixo alguns exemplos do cronograma:

Diariamente

Utensílios como panelas, copos, talheres e pratos, por exemplo, devem ser limpos, higienizados e esterilizados, com água fervente, todos os dias. Isso porque são os utensílios que são utilizados todos os dias, os que mais passam pelas mãos dos clientes e funcionários.

O chão também deve ser limpo, durante o funcionamento e após o expediente do restaurante, diariamente.

Semanalmente

Todas as semanas, os fornos, fog√Ķes, fritadeiras, geladeiras e outros maquin√°rios devem ser limpos e lavados com √°gua corrente e sab√£o, para que restos de comidas n√£o se acumulem nestes aparelhos, gerando contamina√ß√£o.

Mensalmente

Por √ļltimo, todos os meses as paredes e o teto devem ser limpos e lavados, para que n√£o fique com vest√≠gios de gordura e alimentos.

Prioridade de Limpeza

Você sabia que alguns equipamentos merecem mais atenção na hora da limpeza do que outros?

Por exemplo: a limpeza da coifa e a limpeza da chapa de um restaurante, merecem atenção dobrada na hora da limpeza e que deve ocorrer semanalmente com produtos especiais que removem as gorduras, bactérias e outras sujeiras.

Para evitar acidentes como, por exemplo, incêndios, dentro da cozinha, a limpeza da coifa precisa ser feita de forma minuciosa, para a remoção total da gordura que fica localizada em todo o filtro e duto Рpois, quando a gordura acumulada fica exposta a uma pequena faísca do fogão, pode causar um grande dano ao restaurante.

Checagem dos equipamentos

Sempre, ap√≥s a limpeza pesada na cozinha do restaurante, certifique-se de que todos os equipamentos voltaram a funcionar normalmente e lembre-se de que cada aparelho e utens√≠lio possuem uma forma √ļnica e correta para a limpeza.

Confira com os fornecedores dos produtos de limpeza a composi√ß√£o de cada produto e para que servem, para que voc√™ n√£o misture os produtos, causando dano a sua sa√ļde e ao seu bolso, caso utilize um produto de forma errada, em algum equipamento.

Por √ļltimo, lembre-se de que a limpeza na cozinha do restaurante √© muito importante, mas que a limpeza, em todos as outras √°reas do seu neg√≥cio, tamb√©m √© de suma necessidade.

√Č preciso dizer que todos os propriet√°rios precisam estar cientes de todo o conte√ļdo do Manual de Boas Pr√°ticas da ANVISA, pois ele √©, como j√° falamos, de uso obrigat√≥rio. Assim, seja por conta pr√≥pria, ou contratando a ajuda de um profissional de consultoria para tal, √© preciso estar atento a todos os outros itens constantes dele, tamb√©m.

Mantenha todos os cuidados relacionados à limpeza para todo o restaurante Рafinal, um lugar limpo e bem cuidado ganha sempre a preferência de todos os clientes.

Fonte: https://www.oimenu.com.br/blog/administracao/dicas-de-limpeza-de-restaurante