Dicas na Hora de Fazer o Marketing do seu Hotel

By in
Dicas na Hora de Fazer o Marketing do seu Hotel

Quer garantir quartos cheios o ano todo? Entenda como fazer um bom marketing para seu hotel e encantar hóspedes.

Ter os quartos cheios durante o ano todo é o sonho de todo hoteleiro. Mas não é tão fácil conseguir isso, não é mesmo?

Apesar de viajar ser um dos desejos mais demonstrados por v√°rias pessoas, n√£o existe nenhum destino ou hotel que ser√° sempre o preferido.

Cada vez mais os viajantes est√£o procurando por refer√™ncias online para conhecer as melhores op√ß√Ķes de hospedagem e ver conselhos de outras pessoas.

Para se tornar referência de mercado e o desejo dos hóspedes é necessário investir em estratégias de marketing digital. Estar online deixou de ser opção.

A boa notícia é que hotéis e pousadas têm grande potencial de crescer e diversificar seus negócios através do marketing digital.

Neste post você vai encontrar dicas de marketing para hotéis e pousadas que querem conquistar mais hóspedes.

Confira!

Marketing para hotéis: como fazer?

Antes de mostrar¬†a√ß√Ķes de marketing¬†para seu hotel, √© importante que voc√™ preste aten√ß√£o em alguns princ√≠pios b√°sicos que ser√£o a base para que seu plano d√™ certo!

Invista no mais importante: qualidade

A primeira dica é: foque no básico e primordial, que é a qualidade do seu hotel.

Nenhuma estratégia de marketing funcionará caso o seu serviço não seja compatível com a propaganda que você faz dele.

Um bom produto é necessário para uma boa estratégia de marketing. Por isso, garanta que seu hotel tenha qualidade, conforto, limpeza, bom serviço e tudo que possa agregar a experiência dele.

Outro fator importante para a qualidade do seu hotel é garantir que ele corresponda às expectativas da sua persona, ou seja, do seu hóspede ideal.

Isso garante a satisfação e potencial fidelização de clientes, além de torná-los potenciais propagadores da sua marca.

Seja singular

Faça a sua hospedagem ter alguma singularidade, seja ela lençóis coloridos, quartos com uma vista diferente ou um serviço impecável.

D√™ um motivo para que as pessoas falem ‚ÄĒ bem ‚ÄĒ do seu hotel.

Um hóspede impressionado e satisfeito com certeza é o seu principal marketing: ele irá recomendar o seu negócio. Abordamos tudo sobre marketing de recomendação neste artigo.

Esteja disponível

Atualmente, as pessoas buscam tudo na internet. E isso inclui as viagens que querem fazer e onde se hospedar.

Você deve estar presente para essas pessoas em canais diferentes: tenha um site e um blog, crie seu perfil nas redes sociais e disponibilize canais de comunicação (chats e email, por exemplo).

Mas s√≥ isso n√£o basta: voc√™ deve garantir que seus potenciais h√≥spedes te encontrem ‚ÄĒ ensinaremos como fazer isso na pr√≥xima se√ß√£o do post ‚ÄĒ e precisa estar dispon√≠vel para atend√™-los online e resolver suas d√ļvidas.

Plano de marketing para hotéis: aprenda a construir o seu

1. Entenda o poder do branding

Branding nada mais é do que a execução de estratégias para tornar sua marca positivamente reconhecida.

Pense na Coca-Cola: você com certeza já vê o símbolo, lembra dos comerciais de TV e da garrafa.

Pensando em hotéis, podemos usar o exemplo do Four Seasons. Não é necessário pensar muito para lembrar do símbolo ou de tê-lo visto em alguma lista de hotéis preferidos das celebridades, certo?

Tornar seu hotel reconhecido e desejado exige o investimento em estratégias de branding para aumentar a credibilidade da sua marca.

2. Crie um site e um blog

√Č essencial¬†criar um site¬†para seu hotel ou pousada. O¬†seu site √© o seu hotel online: √© atrav√©s dele que seu potencial h√≥spede vai conhecer seu neg√≥cio.

Por isso, invista em um site responsivo, ou seja, faça seu site ser adaptável à todos os formatos de tela. Isso é essencial pelo aumento do uso de smartphones para consultas online.

Apresente o seu hotel: fa√ßa um texto de boas-vindas e convide o potencial h√≥spede a conhecer mais. Encaminhe-o para se√ß√Ķes que mostrem tudo que o seu hotel pode oferecer.

Descreva os ambientes, características e serviços oferecidos pelo seu hotel.

Inclua fotos dos quartos, das áreas comuns e da área de lazer. Use fotos de qualidade e que representem a realidade. Uma opção interessante também é incluir um tour virtual, no qual o usuário possa navegar pelo hotel de forma interativa.

Deixe as informa√ß√Ķes de contato e reserva expl√≠citas. Garanta que email e telefone estejam acess√≠veis. √Č interessante oferecer um chat para contato r√°pido.

Além do site, é essencial criar também um blog para o seu hotel.

√Č no blog que voc√™ vai poder explorar temas relacionados aos seus potenciais h√≥spedes e que podem fazer com que eles tomem conhecimento do seu neg√≥cio. Isso nos leva ao pr√≥ximo t√≥pico, no qual explicaremos melhor como isso deve ser feito:

3. Invista em Marketing de Conte√ļdo

O¬†marketing de conte√ļdo¬†√© uma estrat√©gia em constante crescimento no mundo do marketing digital.

Ele consiste na produ√ß√£o de conte√ļdos relevantes que¬†potencializam¬†a rela√ß√£o entre empresas e clientes ao entregar valor e gerar uma percep√ß√£o positiva, resultando em maiores oportunidades de neg√≥cio.

Mas como isso pode ser aplicado no seu hotel?

No seu blog, voc√™ pode usar conte√ļdos relevantes para o seu p√ļblico.

Por exemplo: se o seu hotel fica no Rio de Janeiro, que tal produzir conte√ļdos como ‚ÄúOs melhores restaurantes para jantar em Copacabana‚ÄĚ ou ‚ÄúConhe√ßa 6 passeios inusitados pelo Rio de Janeiro‚ÄĚ?

Com certeza isso é algo que uma pessoa que procura por hotéis no Rio de Janeiro também se interessaria.

O segredo aqui √© otimizar os conte√ļdos do seu blog para que eles figurem entre os primeiros resultados das buscas do Google. Isso pode ser feito atrav√©s de estrat√©gias de¬†SEO¬†(Search Engine Optimization, que em portugu√™s significa Otimiza√ß√£o para Motores de Busca).

A utilidade disso é que sua marca ficará na cabeça do seu potencial hóspede.

Se voc√™ oferecer a ele conte√ļdo de qualidade e que ajude a sanar suas d√ļvidas, ele ter√° uma percep√ß√£o positiva da sua marca e tem mais chances de procurar a sua hospedagem, e n√£o a do seu concorrente.

4. Faça um vídeo institucional

V√≠deos s√£o os¬†formatos de conte√ļdo¬†mais consumidos na internet. Eles s√£o uma forma r√°pida, din√Ęmica e facilmente assimil√°vel de passar uma mensagem.

O vídeo institucional tem o objetivo de apresentar um negócio. No caso de hotéis, eles são uma forma de apresentar a estrutura, serviços e valores. Ele deve seguir a estratégia de branding elaborada e deve passar uma mensagem concisa.

Um vídeo bem produzido é capaz de encantar hóspedes em potencial e apresentá-los o valor do seu hotel.

√Č importante que eles sejam divulgados em seu site e suas redes sociais, que s√£o nosso pr√≥ximo tema:

5. Use o potencial das redes sociais

√Č dif√≠cil pensar em uma estrat√©gia de divulga√ß√£o online sem o investimento em redes sociais.

Atualmente cerca de 45% da população brasileira está presente em alguma rede social, sendo a mais usada o Facebook.

O grande segredo do marketing para redes sociais é estar presente naquelas redes que o seu hóspede em potencial está!

Use uma linguagem que combine com o tipo de consumidor que você quer atrair. Identifique seus pontos de interesse e adote em sua estratégia visual e na identidade da marca.

Forne√ßa as informa√ß√Ķes sobre o hotel de forma clara, de acordo com o que cada rede social permite.

Disponibilize localização, telefone de contato, email e, principalmente, uma linkagem para o site oficial.

√Č interessante publicar fotos e v√≠deos que mostrem o local e seus benef√≠cios. Boas redes para isso s√£o o j√° mencionado Facebook e o Instagram.

Outro elemento fundamental para redes sociais √© interagir com sua audi√™ncia. Para ter um p√ļblico engajado, voc√™ deve estabelecer uma rela√ß√£o rec√≠proca com sua audi√™ncia.

Por isso, tome sempre cuidado em ser acessível e mostrar interesse. Mas como fazer isso?

Faça chamadas interessantes e, quando possível, inclua uma pergunta e estimule a interação.

Quando receber coment√°rios e perguntas, seja na¬†p√°gina¬†de forma p√ļblica ou via mensagens de forma privada, responda o mais r√°pido poss√≠vel.

O Facebook, por exemplo, mostra quanto tempo em média uma página demora a responder o s usuários, e isso pode ser um estímulo para que seus potenciais hóspedes entrem ou não em contato com você.

6. Use os an√ļncios para hot√©is do Google AdWords

O Adwords para hotéis é um formato que permite que hotéis e pousadas (ou qualquer tipo de hospedagem) apareçam em uma seção destacada entre os resultados da busca.

Isso torna a sua hospedagem mais visível e aumenta as chances de usuários que estão procurando um local para ficar te encontrarem.

Os componentes do an√ļncio s√£o:

  • avalia√ß√£o do hotel;
  • uma imagem do hotel;
  • o pre√ßo m√©dio da di√°ria.

Al√©m disso, ao clicar em um an√ļncio, o usu√°rio tem mais informa√ß√Ķes sobre o hotel em quest√£o, como endere√ßo, telefone de contato, disponibilidade de acomoda√ß√£o naquela data e mais fotos e avalia√ß√Ķes detalhadas.

Para entender tudo sobre Google Adwords e melhores práticas, leia nosso guia definitivo sobre esse assunto!

7. Valorize as avalia√ß√Ķes de h√≥spedes

√Č muito comum potenciais h√≥spedes procurarem por hot√©is baseados nas avalia√ß√Ķes de outras pessoas que j√° estiveram no local.

Existem sites específicos para isso, como é o caso do TripAdvisor e do Booking.

O impacto de uma avalia√ß√£o negativa ou positiva √© not√°vel: hot√©is bem avaliados t√™m alta procura, enquanto hot√©is como muitas reclama√ß√Ķes ficam sem h√≥spedes.

Para garantir boas avalia√ß√Ķes, algumas medidas podem ser tomadas:

  • Investir na qualidade do seu servi√ßo e das instala√ß√Ķes

Esse é um ponto já citado e que merece um reforço. A melhor propaganda é sua qualidade, que fará com que os hóspedes deem boas notas e deixem comentários positivos.

  • Usar fotos e v√≠deos que transmitam a realidade do hotel

Nada de photoshop ou fotos ‚Äúmaquiadas‚ÄĚ: isso pode irritar clientes que percebem a discrep√Ęncia entre o que foi prometido e a realidade.

  • Responder os coment√°rios dos h√≥spedes,¬†sejam eles positivos ou negativos

Quando seu hóspede deixar um comentário positivo, agradeça e mostre sua satisfação em atendê-lo bem.

Caso o comentário seja negativo, mostre sua preocupação em entender as dores e inconvenientes que seu hóspede enfrentou e use as críticas para identificar pontos de melhoria no seu hotel.

Mostre para seu hóspede que a opinião dele é importante e que você está trabalhando para melhorar o seu serviço.

8. Ofereça descontos

Descontos são sempre uma boa carta na manga. Afinal, ninguém resiste a um desconto, não é mesmo?

√Č claro que isso n√£o deve ser feito sem uma estrat√©gia bem elaborada. Apesar de descontos serem bons, se voc√™ sempre oferec√™-los o senso de urg√™ncia criado nas pessoas √© perdido. Elas entender√£o que aquela oportunidade sempre existir√°.

Alguns descontos estratégicos que você pode promover são:

  • descontos sazonais:¬†ofere√ßa descontos na baixa temporada ou em datas festivas espec√≠ficas (um desconto de dia dos pais, por exemplo);
  • descontos rel√Ęmpagos:¬†viu que as datas para o fim do m√™s ainda n√£o est√£o preenchidas? Uma boa ideia pode ser promover um desconto rel√Ęmpago no come√ßo do m√™s. Essa √© uma boa estrat√©gia para datas pr√≥ximas e, para funcionar, √© importante que o desconto seja significativo;
  • descontos para grupos espec√≠ficos:¬†casais, grupos de idosos e turmas de faculdade s√£o apenas alguns exemplos de p√ļblicos que voc√™ pode oferecer condi√ß√Ķes especiais no pre√ßo em qualquer √©poca do ano.

Sempre divulgue seus descontos no seu site (para isso voc√™ pode usar pode usar pop-ups e banners tempor√°rios) e nas redes sociais. Uma boa dica √© dar um nome divertido e diferente para essas promo√ß√Ķes.

9. Dialogue com influenciadores digitais

Você sabe quem são os influenciadores digitais?

Eles podem ser entendidos como celebridades da¬†web: s√£o reconhecidos no ambiente online, desenvolvem atividades direcionadas para o p√ļblico desses ambientes e t√™m uma rede de seguidores influenci√°vel.

Nesse sentido,¬†negociar com influenciadores digitais¬†para a divulga√ß√£o do seu hotel pode ser positivo para atingir um grande p√ļblico.

Mas aten√ß√£o: se voc√™ optar por usar essa estrat√©gia, tenha certeza de que a personalidade escolhida tenha uma¬†rede de seguidores compat√≠vel com o p√ļblico do seu hotel. De nada adianta negociar com um influenciador cujo p√ļblico s√£o adolescentes de 16 anos se voc√™ quer atrair casais rec√©m-casados para a sua hospedagem.

Para serviços, a base do seu plano de marketing deve ser sempre a qualidade.

Garantindo isso e aplicando essas estratégias, o potencial do seu hotel para atrair e encantar hóspedes será cada vez maior.

Fonte:https://rockcontent.com/blog/marketing-para-hoteis/

Dicas na Hora de Fazer o Marketing do seu Hotel