Dicas para atrair clientes para o seu bar

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Dicas para atrair clientes para o seu bar

Você quer saber como atrair mais clientes para um bar?

Como atrair clientes para um bar pode causar muitas d√ļvidas, mas essas dicas comprovadas v√£o te ajudar muito nesse desafio!

Atrair clientes para o bar depende do ambiente e da criatividade do empreendedor.

O objetivo de todo o empreendedor é expandir seus negócios e estar sempre melhorando os lucros. Uma das melhores formas de fazer isso é através da captação de novos clientes e da fidelização dos antigos.

Em um bar, n√£o √© diferente. Principalmente no ramo de entretenimento, √© important√≠ssimo saber¬†diferenciar o seu estabelecimento dos demais¬†e ganhar a¬†prefer√™ncia¬†do p√ļblico.

Quer mais dicas sobre a administração de bares e restaurantes? Leia também esse outro artigo no nosso blog!

Com um mercado tão competitivo, pode ser difícil ter ideias de como se destacar ou criar diferenciais para o seu bar. Mas acredite: são esses fatores que mais vão atrair os clientes e aumentar o movimento. Não basta apenas servir bebidas e petiscos de qualidade.

A seguir, você encontrará as 10 melhores dicas para aumentar o movimento no seu bar. Tratam-se de ideias fáceis de aplicar, que possuem um enorme potencial quando falamos de atrair novos clientes e ajudar na fidelização.

Continue lendo e descubra como transformar o seu bar no local favorito dos seus clientes:

As 10 dicas mais incríveis sobre como atrair clientes para um bar

Certamente, voc√™ conhece a import√Ęncia de se diferenciar da concorr√™ncia, especialmente em um segmento como o entretenimento. Se voc√™ quer saber como atrair clientes para um bar, o primeiro passo √© esse: criar motivos para que visitem o seu bar, que fa√ßam com que voc√™ se destaque da concorr√™ncia.

A seguir, voc√™ encontra dez das melhores dicas para¬†garantir o diferencial para o seu estabelecimento. Abuse delas e da sua criatividade para criar um ambiente √ļnico que os seus clientes mal podem esperar para visitar novamente!

1: Ambiente Agrad√°vel

Um dos pontos mais importantes em um estabelecimento voltado para o entretenimento é o ambiente. O local precisa ser convidativo, bem decorado e estimular o consumidor a ficar mais tempo (e desejar voltar). Por isso, é preciso prestar atenção em todos os detalhes.

Confira a seguir algumas dicas imperdíveis para garantir que o ambiente seja impecável

Decoração

Embora n√£o seja a √ļnica coisa importante na constru√ß√£o do ambiente, a decora√ß√£o √© fundamental para tornar o local agrad√°vel. A dica √© conhecer o seu p√ļblico-alvo, para entender que tipo de enfeites e clima mais agradam. Por exemplo, bares esportivos costumam a contar com p√īsteres e camisetas de times nas paredes. J√° os Pubs dedicados √† cervejas artesanais normalmente re√ļnem r√≥tulos especiais e an√ļncios das melhores marcas.

Al√©m de preparar a decora√ß√£o pensando no seu p√ļblico-alvo, n√£o deixe de se atentar aos detalhes: Guardanapos, copos, talheres, mesas‚Ķ tudo isso tamb√©m faz parte da decora√ß√£o.

Utensílios de qualidade

Para que a experi√™ncia do cliente seja sempre agrad√°vel, √© importante apostar na qualidade e beleza dos utens√≠lios oferecidos. Os copos, pratos e talheres, por exemplo, devem estar sempre limpos e em √≥timas condi√ß√Ķes.

Outro detalhe importantíssimo são os guardanapos de papel. O ideal é oferecer itens que possuam uma ótima capacidade de absorção, como os produtos da Relevo.

Considere que, lidando frequentemente com bebidas, √© inevit√°vel que l√≠quidos sejam derramados de tempos em tempos. Se os guardanapos oferecidos pela casa s√£o do tipo que n√£o absorvem ou que se desmancham facilmente, os clientes usar√£o muito mais pe√ßas para lidar com o problema. Al√©m disso, a inefici√™ncia dessas pe√ßas causa inc√īmodos para o consumidor.

Os guardanapos Relevo possuem um excelente custo-benefício. Além disso, é possível personalizar as peças com o seu logotipo, tornando a decoração do lugar ainda mais completa e sofisticada.

M√ļsica, tel√Ķes e entretenimento

A ilumina√ß√£o, m√ļsica e tipos de entretenimento oferecidos tamb√©m s√£o parte do ambiente. Lembre-se de¬†n√£o deixar a m√ļsica nem muito alta e nem muito baixa: o ideal √© que os clientes possam conversar entre si e socializar.

Muitos bares utilizam recursos tem√°ticos para aumentar a perman√™ncia dos clientes no ambiente. Por exemplo,¬†tel√Ķes transmitindo eventos esportivos, jogos como dardos ou bilhar e at√© mesmo jogos de tabuleiro e arcades. Alguns outros exemplos s√£o palcos para karaoqu√™, pistas de dan√ßa e jogos de carta.

Esses recursos são interessantíssimos para criar diferenciais para o local, além de possibilitar a exploração de nicho de mercado específicos.

2: Atendimento Excepcional

Todo empreendedor sabe: o seu foco deve ser na experiência do cliente, sempre. Por isso, providenciar um ótimo serviço é uma das melhores dicas sobre como atrair clientes para um bar.

Para isso, é preciso garantir que sua equipe seja bem treinada e esteja motivada. Lembre-se: trabalhadores que se sentem reconhecidos e importantes sempre atendem com um sorriso no rosto.

Para que o treinamento funcione, √© preciso definir padr√Ķes de atendimento. Por exemplo, como os baristas e gar√ßons falar√£o com os clientes? Seu estabelecimento tem um tom mais formal, ou mais divertido?

Uma dica que funciona muito bem para bares √©¬†deixar o p√ļblico bem √† vontade. A equipe deve estar atenta para clientes que queiram fazer um novo pedido, mas √© igualmente importante n√£o perguntar a todo o momento. Isso pode interromper conversas e incomodar os clientes.

Para saber que é hora de oferecer uma nova bebida, basta observar como estão os copos, ou se o cliente parece procurar alguém ou está olhando o cardápio novamente.

A tecnologia a seu favor!

Outra dica importantíssima é contar com sistemas automatizados para lidar com pedidos e pagamentos. Quanto melhor e mais rápido for o funcionamento de tudo, melhor. Lembre-se, seus clientes estão lá para se divertir.

Precisar lidar com processos complicados para pagar ou dividir a conta, repetir pedidos para sua equipe ou esperar demais por por√ß√Ķes s√£o fatores que v√£o subtrair diretamente da divers√£o.

3: Use as Redes Sociais

Uma empresa que não está na internet, hoje em dia, praticamente não existe. Principalmente para estabelecimentos que lidam com entretenimento, ter uma participação ativa nas redes sociais é fundamental.

Atrav√©s delas, √© poss√≠vel¬†criar uma linha de comunica√ß√£o direta como o seu p√ļblico. Essa √© uma forma de receber feedback, entender o que seu p√ļblico busca e divulgar a√ß√Ķes, eventos e promo√ß√Ķes.

Veja algumas dicas para manter uma p√°gina de sucesso para o seu bar nas redes sociais:

  • Responda reviews de¬†maneira cort√™s, mesmo as negativas.
  • N√£o publique apenas propagandas. Compartilhe tamb√©m¬†conte√ļdo relevante¬†para o seu p√ļblico-alvo!
  • Pe√ßa para que os clientes¬†utilizem um hashtag personalizada¬†para postar fotos tiradas no bar.
  • Crie uma¬†galeria para fotos¬†do ambiente e de clientes.
  • Anuncie¬†promo√ß√Ķes¬†utilizando sempre imagens ou v√≠deos.
  • Poste conte√ļdo que¬†encoraje a participa√ß√£o dos seguidores, como perguntas e ¬†enquetes.
  • Sempre¬†responda coment√°rios¬†e perguntas.

4: Pesquisa de Satisfação

O jeito mais rápido de melhorar ainda mais sua empresa é ouvindo o que os seus clientes têm a dizer. As pesquisas de satisfação estão cada vez mais fáceis de organizar, graças às redes sociais, e podem oferecer feedback valioso.

√Č poss√≠vel montar enquetes, formul√°rios ou at√© mesmo lan√ßar uma pergunta espec√≠fica nas redes sociais. Alguns estabelecimentos inclusive oferecem descontos ou bebidas de cortesia para os clientes que respondem √†s pesquisas.

Veja alguns exemplos do que voc√™ pode perguntar para seu p√ļblico:

  • O que acha da¬†carta de bebidas¬†atual do bar?
  • O que acha da¬†qualidade da comida¬†e por√ß√Ķes servidas?
  • Quanto tempo,¬†em m√©dia, passa no bar quando o visita?
  • Existe algo no¬†ambiente¬†que o incomoda?
  • Existe¬†algo do qual sente falta¬†no ambiente, no card√°pio ou nas cartas de bebida?
  • Como foi atendido¬†no bar, e que sugest√Ķes pode oferecer para a equipe?
  • Que tipo de eventos prefere¬†que o bar organize?
  • Quando costuma a frequentar o bar, e com quem?

N√£o esque√ßa de sempre fornecer um espa√ßo para coment√°rios adicionais. Assim, voc√™ pode colher informa√ß√Ķes sobre problemas em potencial que passariam despercebidos sem essas pesquisas.

5: Utilize o Marketing Digital

Apenas criar uma página nas redes sociais não é o suficiente para divulgar o seu bar. Se você quer saber como atrair clientes para um bar realmente, a resposta está na mais moderna estratégia de marketing atualmente: o marketing digital.

As pessoas est√£o conectadas √† internet durante, basicamente, o dia inteiro. √Č a partir dela que encontrar¬†novos lugares para frequentar, empresas que prestam os servi√ßos que precisam e que selecionam eventos dos quais gostariam de participar.

Essa é uma oportunidade incrível de divulgação para o seu bar, que você certamente não pode deixar de aproveitar.

Veja algumas dicas para manter o marketing digital do bar em dia:

  • Crie um¬†site e um blog¬†para o estabelecimento: √© importante que novos clientes em potencial possuem informa√ß√Ķes sobre endere√ßo, hor√°rios de atendimento, eventos, card√°pio e pre√ßos antecipadamente.
  • No blog, n√£o se limite a postar sobre eventos e fazer divulga√ß√Ķes. Busque publicar¬†conte√ļdo que pode ser interessante¬†para seu p√ļblico alvo, como reviews de cervejas especiais, novidades e not√≠cias vinculadas ao tema tema do estabelecimento, conte√ļdos divertidos, entre outros.
  • Ofere√ßa uma¬†newsletter por e mail¬†para clientes cadastrados. N√£o deixe tamb√©m de enviar mensagens em datas especiais, como anivers√°rios. Os convide para comemorar no seu bar!
  • Cadastre-se no¬†Google Meu Neg√≥cio. Dessa forma, o bar aparecer√° quando pessoas pesquisarem por entretenimento nas redondezas.

6: Happy Hour

Criar preços especiais ou servir petiscos ou bebidas exclusivas durante o Happy Hour é uma ótima forma de aumentar o movimento no bar. Isso é especialmente verdade se você tem a sorte de estar localizado próximo a prédios empresariais.

O hábito do Happy Hour é cada vez mais comum entre os trabalhadores brasileiros. Por isso, capriche no evento! Veja algumas ideias utilizadas por bares de sucesso:

  • Chopp em dobro¬†durante algumas horas dos dias da semana
  • Por√ß√£o complementar¬†na compra de certo n√ļmero de bebidas
  • Por√ß√Ķes¬†exclusivas para os eventos¬†de Happy Hour
  • Descontos para grupos¬†durante o Happy Hour
  • Eventos especiais como¬†bandas ao vivo, competi√ß√Ķes de¬†karaok√™¬†ou¬†transmiss√£o de eventos esportivos

7: Promo√ß√Ķes

√Č claro, n√£o poder√≠amos deixar de citar a efici√™ncia de promo√ß√Ķes e descontos para a fideliza√ß√£o e capta√ß√£o de clientes. E, ao contr√°rio do que muitos empres√°rios pensam,¬†n√£o √© necess√°rio tirar uma grande parcela do lucro para realizar essas a√ß√Ķes.

Uma estratégia usada comumente é a de oferecer um desconto especial para a bebida do dia. A cada dia, uma marca ou drink diferente faz parte da promoção. Isso incentiva o consumidor a experimentar novos produtos, o que pode ser usado para movimentar estoque, por exemplo.

Outra promo√ß√£o comum s√£o as bebidas em dobro, por√ß√Ķes complementares e at√© mesmo um drink gr√°tis em determinadas ocasi√Ķes (por exemplo, no anivers√°rio do cliente).

8: Programas de fidelidade

Fidelizar clientes √© duplamente eficiente para sua receita. O p√ļblico que costuma a ir a bares, normalmente o faz com certa frequ√™ncia. Tamb√©m √© comum o h√°bito de escolher um estabelecimento favorito, onde o mesmo grupo sempre se re√ļne.

Pessoas que¬†possuem um bar favorito¬†costumam a sugerir o estabelecimento para reuni√Ķes com os seus outros grupos sociais. Isso significa que, al√©m de um cliente que sempre volta, voc√™ contar√° com novos clientes em potencial!

Para se tornar o bar favorito, no entanto, voc√™ precisar√° fazer a√ß√Ķes de fideliza√ß√£o. Pense da seguinte forma: ‚Äútodos os bares oferecem bebidas de qualidade.¬†O que mais o meu bar pode oferecer de diferente?‚ÄĚ

Os seus clientes devem ter motivos que os levam de volta ao seu bar. Existem muitas estratégias que você pode adotar. Veja:

  • Descontos¬†para clientes frequentes
  • Reservas¬†e¬†vendas de garrafas¬†que ficam armazenadas no bar
  • Op√ß√Ķes de¬†entretenimento¬†como jogos e bandas ao vivo
  • Espa√ßo que¬†estimule reuni√Ķes entre amigos, ou seja, que possibilite conversas e intera√ß√£o
  • Promo√ß√Ķes em¬†datas especiais¬†e para¬†aniversariantes

9: A lei seca e a queda na movimentação nos bares

Muitos donos de bar observaram queda na movimentação após a implementação da lei seca. Além disso, como a fiscalização tem sido mais dura, o movimento tende a diminuir ainda mais.

No entanto, empreendedores criativos t√™m usado esse aparente problema para¬†atrair mais clientes¬†para o bar,¬†sem deixar de lado a responsabilidade. Confira algumas solu√ß√Ķes criativas e que podem ser usadas como marketing positivo:

  • Parcerias com¬†empresas de t√°xi
  • Servi√ßo de carona¬†que pode ser contratado no pr√≥prio bar
  • Descontos em¬†por√ß√Ķes¬†para o motorista designado
  • Sucos e refrigerantes¬†gratuitos ou com desconto para o motorista designado

10: Novidades e eventos

Para manter os clientes interessados e sempre voltando, você precisa oferecer novidades. Por melhor que seja o seu bar, eventualmente as pessoas se cansam de visitar o mesmo ambiente para comer e beber as mesmas coisas.

Uma das dicas mais importantes sobre como atrair clientes para um bar √© aproveitar ao m√°ximo os¬†eventos e datas especiais. Promova promo√ß√Ķes e acontecimentos interessantes em datas comerciais importantes para o ramo. Veja alguns exemplos:

  • Dia dos namorados
  • Dia do amigo
  • St. Patrick‚Äôs
  • Eventos esportivos importantes
  • Presen√ßa de bandas ao vivo
  • Happy Hour
  • Finais de semana

Novidades do card√°pio

√Č sempre bom renovar o card√°pio de tempos em tempos. Para que isso seja feito da melhor maneira poss√≠vel, voc√™ precisa¬†conhecer bem os n√ļmeros da sua empresa. Por exemplo, itens que possuem uma sa√≠da muito grande nunca devem ser substitu√≠dos. No entanto, podem ser divulgados como ‚Äúcl√°ssicos‚ÄĚ ou ‚Äúfavoritos‚ÄĚ no novo card√°pio.

Da mesma forma, selecione os itens que n√£o saem o suficiente para substitui√ß√£o. √Č interessante sempre trazer novos r√≥tulos de bebidas, novas por√ß√Ķes e lanches.

Uma dica interessante √© usar o recurso de¬†edi√ß√Ķes limitadas ou op√ß√Ķes sazonais. Isso incentiva os clientes que gostaram da bebida ou do prato a visitar mais a casa durante esse per√≠odo. Enquanto isso, as pessoas que n√£o gostaram tanto da op√ß√£o sabem que logo contar√£o com novidades para experimentar.

Fonte: https://relevoguardanapos.com.br/como-atrair-clientes-para-um-bar/

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