Dicas para aumentar as vendas no Natal

By in
Dicas para aumentar as vendas no Natal

A liberação do FGTS, a inflação baixa e o aumento do prazo de crédito para compras são alguns dos fatores que ajudam a explicar a positividade para as vendas no Natal deste ano. Quer saber como aproveitar esse embalo e fazer seu negócio vender mais? Então confira as dicas a seguir.

Divulgação digital

A pesquisa da CNDL e do SPC Brasil revela que 86% dos consumidores deverão pesquisar preços para o Natal, tendo a internet como principal ferramenta de comparação. Portanto, espere menos “bater pernas” e prepare-se para a chegada de um público muito mais informado ao entrar no PDV.

Em vez de esperar o consumidor, este é o momento de ir até onde ele está, nos meios digitais. Uma estratégia bem definida para alcançar seu público-alvo nos veículos de informação e entretenimento favoritos dele, além das redes sociais e das buscas pagas, ajudará a posicionar sua marca no centro das atenções.

Marketing de influência

Como a venda no Natal será muito estudada pelo público, é importante contar com o máximo de fatores que validem seu negócio aos olhos dele. Uma forma de mostrá-lo sob uma óptica positiva é realizar uma ação complementar de divulgação com influenciadores locais.

O funcionamento dessa ação é simples. Você convida um ou mais influenciadores para visitar o PDV, eles cobrem a visita nas redes sociais exibindo alguns produtos que escolheram para o Natal e sua marca faz o monitoramento das respostas para atrair o máximo de clientes. Essa visita pode ser paga ou trocada por produtos, dependendo do acordo feito.

Rádio

Saindo do digital, é hora de falar de outro meio de divulgar seu negócio com eficiência para aumentar as vendas no Natal.

Como você já sabe, o período natalino no Brasil está longe de ser como o representado nos filmes de Hollywood. Aqui tem muito calor, muita praia ou piscina. Infelizmente, muito trânsito também, o que implica uma quantidade razoável de horas em deslocamentos durante o final do ano.

Para se comunicar com essas pessoas no carro ou no ônibus, a rádio é um excelente meio de divulgação. O automóvel é onde quase um quarto dos ouvintes acompanha a programação dessa mídia essencial, então vale incluí-la na sua estratégia e conferir os melhores horários para alcançar a audiência certa para seu negócio.

Desconto à vista

Outro dado interessante da pesquisa da CNDL e do SPC Brasil pode ajudar na sua estratégia comercial. Ela indica que 72% dos consumidores pretendem comprar os presentes de Natal à vista.

Sabendo desse comportamento, que tal usar um desconto para compras à vista como argumento extra de venda?

Parcelas pequenas

Já para quem pretende parcelar as compras do Natal, a média será de cinco prestações. Embora otimista, o consumidor não quer exceder-se nos gastos de final do ano e as aquisições serão bem planejadas para não comprometer o orçamento.

Aumentar o número de parcelas é um atrativo para esse perfil de cliente. Essa é também uma boa oportunidade de praticar a psicologia de preços, mostrando em destaque o valor parcelado para transmitir a sensação de um preço mais baixo.

Capriche na decoração

Esta é, afinal, uma das datas mais importantes do ano e aguardada durante meses pelo público não só pelo lado comercial. É preciso trazer magia ao PDV para conquistar também o coração das pessoas.

Apenas tenha o cuidado de não sobrecarregar as vitrines e prateleiras de produtos, ou o efeito será de afastar o consumidor. Imagine que seus produtos em destaque são como as roupas em uma modelo na passarela: se dezenas de modelos desfilassem juntas, nenhuma peça se destacaria. No entanto, com o cenário montado em torno dela e com a iluminação certa, toda a atenção volta-se a ela.

Se tiver espaço para montar um fundo decorativo em que os clientes possam tirar fotos, isso pode contribuir para a divulgação espontânea da sua marca na internet.

Cuide dos clientes antigos e dos novos

Não deixe de avisar aqueles clientes que já estão na sua lista de contatos das novidades e condições de pagamento que você oferece para as vendas no Natal. Vale e-mail, mensagem por redes sociais, WhatsApp… o que estiver ao seu alcance.

Nem perca a chance de fidelizar os novos clientes que conquistará com sua divulgação especial de fim de ano. Guarde bem o contato deles para continuar vendendo no próximo ano.

Fonte: https://negociossc.com.br/blog/7-dicas-para-aumentar-as-vendas-no-natal/