Dicas para manter o seu negócio nesta época difícil

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Dicas para manter o seu negócio nesta época difícil

Em meio √† pandemia do Coronav√≠rus, estamos vivendo um clima de incerteza econ√īmica que atinge principalmente os pequenos neg√≥cios. A gente sabe que esse est√° sendo um momento dif√≠cil para todo mundo.

Pensando em ajudar o seu negócio, montamos esse artigo especialmente para você, pequeno empreendedor, enfrentar essa crise da melhor forma possível. Vem conferir nossas dicas de hoje!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

Em meio √† crise que estamos vivendo, as pequenas empresas podem ser as mais prejudicadas. Uma das nossas dicas principais para enfrentar o momento √© apostar na presen√ßa digital. Alimente suas redes sociais com conte√ļdos diariamente para construir uma audi√™ncia e tentar manter suas vendas no momento.

2.

Outra dica para manter o seu neg√≥cio √© adotar o trabalho de casa. Assim, voc√™ protege a si e aos seus colaboradores e n√£o precisa parar as suas atividades. Para fazer reuni√Ķes virtuais, existem diversas ferramentas dispon√≠veis. O importante aqui √© cobrar resultados dos funcion√°rios e n√£o focar no n√ļmero de horas trabalhadas.

3.

Por fim, tente negociar com fornecedores e locatários. Alguns proprietários estão dispostos a eliminar os custos com aluguel, por isso, é importante estabelecer um acordo amigável. Essa é uma alternativa para reduzir seus custos. Outra dica para isso é fazer compras fracionadas para diminuir o investimento em estoque.

1. INVESTIR NO DIGITAL

Com o isolamento que grande parte de nós está enfrentando, as pessoas passam mais tempo conectadas. Por isso, para manter o seu negócio funcionando, aposte na presença digital.

Isso vai desde alimentar as suas redes sociais com conte√ļdos diversificados at√© ampliar as vendas online se voc√™ j√° tem um e-commerce. Utilize telefone, WhatsApp e chamadas de v√≠deo para fazer o atendimento ao cliente e eventuais reuni√Ķes com seus colaboradores. Aumente a qualidade do seu servi√ßo para garantir a satisfa√ß√£o dos seus clientes. Procure criar uma experi√™ncia memor√°vel e acolhedora para eles.

Mesmo que seu negócio seja 100% físico, como um salão de cabeleireiro, comece a dar dicas nas redes sociais para criar uma audiência. Mostre aos clientes como fazer uma escova em casa, por exemplo.

A ideia √© manter a aten√ß√£o dos consumidores para ter um p√ļblico consolidado quando voc√™ puder voltar √† ativa.Tamb√©m √© importante usar as redes para conscientizar seus seguidores a respeito do que deve ser feito para a preven√ß√£o da doen√ßa.

Outra opção é montar cursos online. Essa alternativa pode ser eficiente porque você consegue gerar receita e pode se prejudicar menos financeiramente. Mobilize seus colaboradores a fazerem o mesmo e buscar alternativas online para gerarem renda.

Se puder, mantenha o sal√°rio dos colaboradores. √Č um momento delicado em que todos precisamos nos ajudar da maneira que pudermos. Outra alternativa nesse caso √© antecipar as f√©rias dos funcion√°rios. Com isso, voc√™ reduz custos por um tempo e garante o emprego deles quando voltarem.

2. TESTAR O TRABALHO EM CASA

Se o seu modelo de empresa permitir, opte por trabalhar em casa. Talvez voc√™ nunca tenha experimentado esse tipo de trabalho e esteja com medo de implementar essa pr√°tica e ter uma queda na produtividade da equipe. A nossa dica √©: n√£o pense em n√ļmero de horas. Cobre resultados. N√£o adianta focar naquilo que voc√™ n√£o pode controlar.

Al√©m disso, o trabalho em casa pode at√© estimular os funcion√°rios, que se sentem mais protegidos e n√£o precisam se deslocar ao trabalho. Para as reuni√Ķes com os colaboradores, existem diversas ferramentas, como o Google Hangouts, o Skype e o Zoom. Teste algumas e veja qual atende melhor √†s suas necessidades.

3. APROVEITAR PARA ESTUDAR E TREINAR OS COLABORADORES

Que tal estudar um pouco e se atualizar agora que precisa ficar mais em casa? Muitas empresas estão oferecendo cursos gratuitos para quem está de quarentena. A FGV, por exemplo, liberou 55 cursos grátis que vão desde gestão financeira e marketing a TI .

Informe seus colaboradores sobre as op√ß√Ķes dispon√≠veis e aconselhe algum curso para eles fazerem nesse tempo. Assim, quando voc√™s voltarem √† rotina, todos j√° v√£o ter constru√≠do um conhecimento que pode agregar muito ao neg√≥cio de voc√™s.

4. APOSTAR NO DELIVERY

Se você tem um restaurante, bar ou qualquer estabelecimento que venda produtos alimentícios, aposte no delivery!  Se você ainda não adota essa prática, busque se organizar para fazer as entregas. Caso seu restaurante já adote essa operação, intensifique a divulgação do serviço nas suas redes sociais.

Atenção: tome todas as medidas necessárias para proteger os seus colaboradores. Se alguém apresentar sintomas ou entrou em contato com alguém com sintomas, deve ficar em isolamento em casa. Também oriente a lavagem de mãos e o uso de álcool gel entre eles.

5. INOVAR

Para sobreviverem, muitas empresas v√£o ter que apostar em solu√ß√Ķes inovadoras.¬† Ent√£o, fa√ßa cursos online na √°rea e use o tempo em casa para acompanhar not√≠cias sobre como outras empresas est√£o resolvendo os problemas. Isso pode trazer boas ideias para superar a crise.

A¬†Escola Virtual da Funda√ß√£o Bradesco¬†e a¬†Udemy¬†t√™m uma s√©rie de op√ß√Ķes gratuitas para voc√™ se atualizar.

6.NEGOCIAR

Se você paga aluguel para manter o seu estabelecimento, vale negociar com o seu locador. Façam um acordo para diminuir o valor ou para estender o prazo de pagamento. Alguns proprietários estão suspendendo a cobrança, mas como pode não ser o seu caso, converse para chegar a um consenso.

Outra opção é negociar com seus fornecedores. Explique as dificuldades de caixa e capital de giro e busque entrar em um acordo adequado para as duas partes.

7. RESOLVER PENDÊNCIAS

Faz tempo que voc√™ fala que precisa melhorar seu site? Ent√£o, fa√ßa isso agora! Busque resolver todas as pend√™ncias que voc√™ puder nessa quarentena. Otimize seu ambiente virtual, fa√ßa um planejamento de conte√ļdo para redes sociais, organize suas planilhas de custo e¬† procure novas ferramentas de gest√£o. Como nossas atividades neste momento est√£o limitadas, √© v√°lido adiantar as a√ß√Ķes que puder.

8. REDUZIR CUSTOS

Use a quarentena para avaliar quais custos podem ser reduzidos agora. Se você trabalha com serviços de delivery, por exemplo, reveja seu cardápio e mantenha apenas os itens mais lucrativos e os que custam menos para você.  Veja o que é superficial no momento e pode ser cortado.

Uma dica para economizar é fazer compras fracionadas para evitar perdas e diminuir o investimento em estoque.

Fonte: https://papodebalcao.stone.com.br/2020/03/23/negocio-em-epoca-de-coronavirus/