Dicas para montar o Card√°pio do meu Restaurante

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Dicas para montar o Card√°pio do meu Restaurante

Voc√™ est√° iniciando um neg√≥cio no ramo aliment√≠cio (restaurante, lanchonete, padaria etc.) e tem d√ļvidas sobre como montar um card√°pio eficiente? Quais estrat√©gias t√™m adotado para que o seu menu seja capaz de transmitir todo o conceito e diferenciais do seu estabelecimento? Voc√™ sabe como¬†realmente vender¬†os seus pratos e bebidas?

O card√°pio precisa ser muito bem planejado para se tornar o cart√£o de visita perfeito do seu restaurante e aumentar as vendas.

1 – A IMPORT√āNCIA DO CARD√ĀPIO

Num primeiro momento, podemos dizer que o cardápio é responsável por expor ao cliente os pratos com os quais a casa trabalha.

Em outras palavras, é um dos pilares fundamentais para o funcionamento de um restaurante e deve ser valorizado como tal.

O que muitos empresários não sabem é o impacto que essa poderosa ferramenta pode gerar nos lucros do seu estabelecimento, e por isso ele merece toda atenção possível.

A disposi√ß√£o correta de todas as op√ß√Ķes facilita a leitura e a escolha, por√©m a fonte escolhida, o layout, as imagens e todas as demais caracter√≠sticas tamb√©m devem ser trabalhadas cuidadosamente, afinal, o card√°pio √© um dos principais itens que ir√° representar seu neg√≥cio, e muitas vezes ajudar√° a formar a opini√£o do cliente em rela√ß√£o √† primeira impress√£o que tem do local que ele escolheu para se alimentar.

Pronto para começar? Esta é a oportunidade de mostrar que seu estabelecimento é o melhor da região e vamos te ajudar nessa missão com dicas sobre como montar um cardápio. Para tornar mais fácil a leitura, dividimos elas em 4 partes:

1- Definição do Menu

2- Preços

3- Layout e diagramação

4- Otimização do cardápio

2 – PESQUISE INFORMA√á√ēES PARA MONTAR O CARD√ĀPIO

Primeiramente, qual o tipo de p√ļblico do seu restaurante? Cada perfil tem os seus gostos e prefer√™ncias de pratos, inclusive de elementos est√©ticos.

De nada adianta abrir um restaurante requintado se o cardápio é simples demais, usa um tipo de material mais barato e possui elementos gráficos que destoam do clima de sofisticação.

Pesquise quais as tendências em cardápio de restaurante que são mais adotadas pelos concorrentes e o que os consumidores dos mesmos têm comentado referente aos menus.

Destaque as melhores práticas em materiais, tamanho, design, layout, formato e organização dos itens a partir desses dados, com a ajuda de uma empresa profissional, estabeleça quais diferenciais você pode aplicar no seu cardápio. A prática de avaliar e extrair o melhor dos concorrentes é conhecida por Benchmarking.

3 РA RELAÇÃO COZINHA X RESTAURANTE

Antes de determinar o cardápio do seu restaurante, você precisa ter em mente que o menu relaciona-se diretamente com a capacidade da sua cozinha.

O tamanho e a configuração da cozinha irão influenciar diretamente no tamanho e estilo do seu cardápio. Avalie também o espaço para armazenamento dos ingredientes e alimentos.

Segundo a especialista em restaurantes Lorri Mealey, o fato de uma cozinha menor poder vir a limitar a variedade do seu menu não significa que não seja possível ofertar vários itens.

“Eu trabalhei em pequenas cozinhas de restaurantes que incluíam mais de cem itens em seu menu. No entanto, o segredo era que o menu utilizava vários ingredientes e usava apenas duas a três pontos de cozinha diferentes “, afirma.

4 – PERFIL DE P√öBLICO E INFORMA√á√ēES DEMOGR√ĀFICAS

Ao escolher o p√ļblico-alvo, leve em considera√ß√£o todos os fatores como idade e dados demogr√°ficos para atingir o mercado que voc√™ deseja atrair.

Um p√ļblico jovem costuma ser mais receptivo a pratos exc√™ntricos e diferentes do que idosos, que por sua vez, s√£o costumam serem mais conservadores em rela√ß√£o √† novas combina√ß√Ķes e op√ß√Ķes.

Se o seu restaurante está localizado em uma região turística que concentra visitantes estrangeiros, por exemplo, investir em pratos típicos costuma ser uma ótima ideia, já que essas pessoas estão mais propensas a conhecer a culinária local.

Se o p√ļblico-alvo possui um perfil com engajamento ecol√≥gico, uma boa op√ß√£o √© oferecer ingredientes sazonais, locais, que possuam elementos alinhados √† sustentabilidade e com prefer√™ncia desse p√ļblico, como saladas.

5 – OBSERVE OS CONCORRENTES E DIFERENCIE-SE

Um item muito importante na hora de montar um cardápio é pesquisar quais tendências em cardápio e práticas de preços estão em alta na concorrência e na região onde seu estabelecimento está localizado.

Avalie o que tem feito sucesso e quais s√£o as melhores op√ß√Ķes de acordo com os per√≠odos. Mas n√£o seja um restaurante mais do mesmo e procure se diferenciar dos demais. Essa diferencia√ß√£o pode acontecer inclusive nos pequenos detalhes.

Se o prato conhecido da sua regi√£o √© uma sopa, por exemplo, voc√™ pode acrescentar um ingrediente diferente, um toque especial e exclusivo no sabor, trabalhar com ingredientes de fabrica√ß√£o local ou org√Ęnicos, destacando isso no card√°pio como um diferencial.

√Č importante adotar boas pr√°ticas da concorr√™ncia mas se o card√°pio do seu restaurante n√£o se diferenciar dos demais, o caminho do sucesso do seu neg√≥cio certamente ser√° mais dif√≠cil. Fa√ßa tudo para que o cliente sinta que frequentar o seu estabelecimento √© uma experi√™ncia gastron√īmica √ļnica.

6 – COMO MONTAR UM CARD√ĀPIO PARA RESTAURANTE SIMPLES

Normalmente um estabelecimento costuma servir almoço e jantar com pratos distintos. Por este motivo, é recomendável confeccionar dois cardápios para cada refeição.

Um prato costuma ser composto por três partes, que são a entrada, o principal e a sobremesa. Os aperitivos não devem ser incluídos no cardápio, pois são considerados uma cortesia oferecida pela casa para agradar o cliente enquanto ele espera pelo que pediu.

Um cardápio precisa estar alinhado com o tema e especialidade do negócio. Para isso, é preciso contar com pratos que se adequem ao estilo de culinária que você pretende comercializar na casa.

Se o seu foco é comida italiana, por exemplo, não se esqueça de valorizar as massas e carnes tradicionais dessa culinária. Caso seja oriental, peixe não pode faltar.

Se for brasileiro, √© preciso escolher qual a regi√£o que voc√™ vai priorizar: a culin√°ria mineira, baiana, carioca, ga√ļcha ou de outro estado. Quanto mais o seu card√°pio atender √† proposta da casa, mais ele ser√° √ļtil para agradar a clientela.

7 – FA√áA UM CARD√ĀPIO DE ACORDO COM O SERVI√áO

Voc√™ pode criar um card√°pio de acordo com o tipo de servi√ßo com que pretende trabalhar em seu estabelecimento. Na op√ß√£o¬†√† la carte, voc√™ apresenta um leque de op√ß√Ķes e d√° liberdade ao cliente para montar o prato, escolhendo o que deseja para a entrada, prato principal e sobremesa a pre√ßos atrativos, agrupando os itens e seus respectivos valores.

A desvantagem é que os pedidos podem ser mais imprevisíveis, o que pode aumentar os custos com operação e alimentos.

H√° o tipo¬†table d‚Äôhote, que trabalha com¬†refei√ß√Ķes prontas e pre√ßos fixos, cuja composi√ß√£o dos pratos √© previamente definida.

Podem entrar promo√ß√Ķes acrescentando ingredientes (como por√ß√£o de feij√£o, fritas ou salada, por exemplo). Esse tipo de card√°pio¬† permite um maior controle de gastos e desperd√≠cios, j√° que trabalha com pedidos mais limitados. Por outro lado, n√£o atende a clientes com gostos ou dietas mais espec√≠ficas.

O cardápio também pode ser misto, oferecendo os dois tipos citados anteriormente.

8 – COGITE CARD√ĀPIOS SEMANAIS

Os modelos semanais costumam ser muito utilizados especialmente em restaurantes como self-services, à quilo e populares.

Esse formato abrange varia√ß√Ķes que permitem ao consumidor experimentar diversas op√ß√Ķes ao frequentar o estabelecimento em dias diferentes – o que abre diversas possibilidades de oferecer atrativos, inclusive acompanhando varia√ß√Ķes no clima.

Isso n√£o significa que voc√™ precise oferecer uma novidade a cada dia, mas pode variar composi√ß√Ķes. No Brasil, a maioria serve itens comuns em pratos executivos, como arroz, feij√£o e carne.

Algumas sugest√Ķes de card√°pios semanais:

Voc√™ pode, por exemplo, oferecer varia√ß√Ķes de arroz (√† grega, carreteiro); feij√£o (tropeiro, feijoada, de corda, etc.) e carnes (frango, filet mignon, bife √† parmegiana, peixes, lingui√ßa de perfil ou su√≠na etc).

As massas tamb√©m s√£o muito comercializadas e voc√™ pode explorar varia√ß√Ķes como lasanha, nhoque, panquecas, macarr√£o (e seus tipos como penne, talharim, parafuso, por exemplo).

O mesmo vale para os acompanhamentos (batata palha, purê, mandioca frita, pão de alho, por exemplo), e sobremesas (sorvetes, tortas, frutas, entre outras).

Em dias frios, oferecer sopas pode ser a op√ß√£o ideal para os clientes que desejam se aquecer. J√° nos dias quentes, as op√ß√Ķes de saladas costumam serem a atra√ß√£o da vez e voc√™ pode variar nos vegetais, legumes e molhos que comp√Ķem o prato.

Se a sua região possui um item exótico, uma fruta ou um ingrediente exclusivo, invista nele, pois, certamente fará a alegria dos turistas.

Importante:¬†cuidado com o excesso de varia√ß√Ķes para n√£o desequilibrar o seu estoque e gerar preju√≠zos. Estude as prefer√™ncias do p√ļblico de acordo com o clima e o dia da semana e √† partir da√≠ ofere√ßa varia√ß√Ķes condizentes com a capacidade do seu restaurante.

9 – CUIDADO AO DAR NOMES AOS PRATOS

Para facilitar a identificação pelos clientes na hora de fazer o pedido, alguns restaurantes costumam numerar os pratos.

Outra opção interessante é colocar nomes especiais que criem uma identidade da casa. Se a decoração do seu restaurante é inspirada no estilo musical Rockabilly (anos 1950 e 1960), você pode nomear pratos, bebidas e sobremesas com ícones da época. Apesar da tática de dar nomes peculiares ser interessante, cuidado para não exagerar.

Muitos nomes desse tipo no card√°pio podem ter o efeito contr√°rio e confundir o cliente na hora de fazer o pedido, assim como nem todas op√ß√Ķes precisam receber nomes diferentes, ainda mais se essas n√£o possu√≠rem nada de inovador em sua composi√ß√£o.

Na d√ļvida, fale com nossos especialistas que j√° contribu√≠ram na cria√ß√£o e diagrama√ß√£o de milhares de card√°pios de diversos tipos de restaurantes em todo Brasil

10 – DEFINA O FORMATO DO CARD√ĀPIO DE RESTAURANTE

Ainda falando sobre a identidade do p√ļblico-alvo, escolha o formato do card√°pio mais adequado ao seu perfil de cliente. Para estabelecimentos com poucos pratos, o mais recomend√°vel √© o card√°pio no formato aberto (p√°gina), que re√ļne as informa√ß√Ķes dos pratos em uma √ļnica p√°gina.

Mas √© importante se atentar √† disposi√ß√£o dessas informa√ß√Ķes, que n√£o podem aparecer amontoadas e precisam estar visualmente confort√°veis para que o cliente possa passear por elas sem parecer um card√°pio ‚Äúclaustrof√≥bico‚ÄĚ.

J√° para estabelecimentos que trabalham com mais op√ß√Ķes, √© recomend√°vel o card√°pio fechado, no formato livro, cujos pratos s√£o definidos de forma estrat√©gica e o cliente possa passear por eles sem se preocupar em primeira inst√Ęncia com os valores, mas sim com os atrativos dos produtos.

11 – PENSE EM DIVERSIFICAR

Uma oportunidade interessante de criar diferenciais para o seu neg√≥cio e destac√°-lo da concorr√™ncia √© saber como montar um card√°pio com op√ß√Ķes para diversos p√ļblicos dentro da proposta do seu empreendimento.

Voc√™ pode diversificar o seu menu para atender grupos espec√≠ficos como al√©rgicos (que evitam gl√ļten, corantes artificiais etc), intolerantes √† lactose, pessoas com defici√™ncia visual (com linguagem braille), vegetarianos, veganos e quem busca alimenta√ß√Ķes alinhadas a um estilo de vida fitness.

12 – CRIE CATEGORIAS HARMONIOSAS

D√™ prefer√™ncia a card√°pios com n√ļmero similar de pratos em cada categoria, pois garante aos consumidores op√ß√Ķes equilibradas de escolha.

Considere montar um card√°pio de restaurante com categorias separadas por p√°gina ou caso haja muitas, agrupe-as em subcategorias. Por exemplo, na parte das bebidas divida-as em tipos, como cervejas, destilados, drinks especiais e refrigerantes.

Uma dica interessante √© criar uma categoria como ‚ÄúIndica√ß√£o do chef‚ÄĚ para chamar a aten√ß√£o dos¬†clientes, em especial para novidades. Caso voc√™ trabalhe com muitas bebidas ou sobremesas, talvez seja melhor criar um card√°pio separado para elas.

Certifique-se de que as se√ß√Ķes que n√£o exigem descri√ß√Ķes maiores est√£o dispostas de forma semelhante a todas as demais, para criar maior uniformidade.

13 – CRIE E DESTAQUE PRATOS COM A ASSINATURA DO CHEF

Em vários restaurantes, é o chef de cozinha quem desenvolve os itens do cardápio. Ele possui um segmento na qual é mais especializado, conhecimento que ao ser bem combinado com a proposta do menu e o direcionamento do negócio, podem gerar resultados surpreendentes.

Contratar um chef que é especialista ou tem boa experiência no tipo de comida que você quer servir é mais do que óbvio, mas o segredo é pedir para ele criar pratos exclusivos, que você pode destacar no cardápio como exclusividade de casa e principalmente: LUCRAR MUITO EM CIMA DELES, seja vendendo à um valor mais elevado ou pedindo para ele desenvolver esses pratos exclusivos com ingredientes que você consiga ter uma economia na compra.

No conceito de Engenharia de Cardápios esses pratos são categorizados como QUEBRA CABEÇAS e devem sempre ser destacados, pois tem alta lucratividade e baixa popularidade, além de agregar grande valor à sua casa por ser um produto que só ela comercializa.

14 – CUIDADO COM SEU GOSTO PESSOAL

√ďbviamente que voc√™, como propriet√°rio do seu neg√≥cio, tem o poder de decis√£o sobre o que entrar√° ou n√£o no menu, mas √© importante refor√ßar que essa caracter√≠stica n√£o deve ser se sobrepor a outros fatores que influenciam diretamente na composi√ß√£o, como a regi√£o onde seu restaurante fica, as tend√™ncias, prefer√™ncias do seu p√ļblico-alvo e compet√™ncias do seu chef.

Procure ser flex√≠vel e aceite sugest√Ķes, e n√£o tenha medo de mudar inclusive seus pratos favoritos para que o card√°pio torne-se mais adequado √† demanda. Por exemplo, voc√™ √© expert em uma receita especial de sobremesa, mas agora pode n√£o ser o momento de inclu√≠-lo no menu por conta do custo dos ingredientes e pelo fato da esta√ß√£o n√£o ser favor√°vel.

15 – CRIE UMA FICHA T√ČCNICA

Para facilitar o trabalho do dia a dia para todos os profissionais do seu negócio e melhorar a qualidade dos alimentos, é importante criar a ficha técnica.

Trata-se de um documento com o objetivo de registrar todas as informa√ß√Ķes sobre os pratos como os ingredientes necess√°rios, dados de fornecedores, instru√ß√Ķes de armazenamento, o modo e tempo de preparo, por exemplo.
Al√©m de servir de diretriz para os profissionais da cozinha e atendimento, essas informa√ß√Ķes reunidas ser√£o primorosas para turbinar o seu card√°pio.

Para saber mais, veja nosso post especial que aborda sobre a¬†import√Ęncia da ficha t√©cnica para aumentar o lucro do seu restaurante.

Continue a leitura no link da fonte. Esperamos ter ajudado!

Fonte:https://www.i9menu.com.br/como-montar-um-cardapio-de-restaurante/

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