Dicas para qualificação de funcionários de bares e restaurantes

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Dicas para qualificação de funcionários de bares e restaurantes

A cerveja pode ser excelente, as instalações perfeitas, tudo muito bem organizado. Mas se a equipe não estiver em um bom nível de preparo, não tem jeito: seu cliente não ficará realmente satisfeito. E ainda poderá nem voltar!

 

De fato, a qualificação dos funcionários faz muita diferença, porque o mundo dos bares e restaurantes tem como base as relações entre as pessoas. Até chegar ao cliente, essa dinâmica acontece em todos os níveis. Do patrão com os empregados, do chef com os assistentes, do garçom com os clientes, entre outras, com todos.

 

Também fazemos questão de lembrar que o sistema Pour My Beer evita a necessidade de garçons para servir cerveja, mas de forma alguma elimina a importância do cliente ser recebido com um sorriso, de ele pedir um prato e ser atendido por um garçom com preparo adequado, etc. É um conjunto de fatores que, bem azeitado, pode elevar a qualidade e imagem do seu estabelecimento. Ou rebaixar.

 

Por tudo isso, listamos para você, proprietário ou gestor de estabelecimento, aspectos essenciais deste tema. Um rol de fatores que certamente o ajudará a construir uma política interna de ações para qualificação de funcionários. Confira. E tenha certeza que este é um diferencial e tanto para o seu negócio.

 

  • Garçons: são ponto-chave para manter e cativar a clientela. Por isso precisam estar satisfeitos, sentir que fazem parte da casa. Tem que ser olhados com carinho, para manter o bom humor e a simpatia em meio à correria do dia a dia.
  • Cultivar a equipe, mantendo baixa rotatividade, é muito importante. Entre outros fatores, porque nem todos querem um emprego com carga horária noturna e trabalho nos fins de semana. Dê valor inclusive a esse aspecto.
  • Se ainda não adotou, pense com carinho na participação em resultados. E também a ideia de ter o chef ou maitre como sócio, uma solução bastante usada. Isso traz uma responsabilidade intrínseca maior a eles.
  • A seleção dos funcionários é crucial. Você precisa participar, para sentir desde o início como será o novo funcionário. Com esta atitude, eles mesmos já se sentem mais próximos, ganham uma sensação de pertencimento logo de cara. E, sempre que puder,estabeleça uma política definida de Recursos Humanos. Outro ponto é pensar em um modelo de negócios que exija menos profissionais. E o sistema Pour My Beer colabora com isso.
  • Pra fechar, uma lei universal: equipe insatisfeita gera queda da qualidade do serviço, que gera clientes insatisfeitos. É assim e não tem como fugir. Pelo contrário, é preciso agir!

fonte: http://pourmybeerbrasil.com.br/blog/bares-e-restaurantes-a-importancia-da-qualificacao-dos-funcionarios/

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