Dicas para qualificação de funcionários de bares e restaurantes

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Dicas para qualificação de funcionários de bares e restaurantes

A cerveja pode ser excelente, as instala√ß√Ķes perfeitas, tudo muito bem organizado. Mas se a equipe n√£o estiver em um bom n√≠vel de preparo, n√£o tem jeito: seu cliente n√£o ficar√° realmente satisfeito. E ainda poder√° nem voltar!

 

De fato, a qualifica√ß√£o dos funcion√°rios faz muita diferen√ßa, porque o mundo dos bares e restaurantes tem como base as rela√ß√Ķes entre as pessoas. At√© chegar ao cliente, essa din√Ęmica acontece em todos os n√≠veis. Do patr√£o com os empregados, do chef com os assistentes, do gar√ßom com os clientes, entre outras, com todos.

 

Tamb√©m fazemos quest√£o de lembrar que o sistema Pour My Beer evita a necessidade de gar√ßons para servir cerveja, mas de forma alguma elimina a import√Ęncia do cliente ser recebido com um sorriso, de ele pedir um prato e ser atendido por um gar√ßom com preparo adequado, etc. √Č um conjunto de fatores que, bem azeitado, pode elevar a qualidade e imagem do seu estabelecimento. Ou rebaixar.

 

Por tudo isso, listamos para voc√™, propriet√°rio ou gestor de estabelecimento, aspectos essenciais deste tema. Um rol de fatores que certamente o ajudar√° a construir uma pol√≠tica interna de a√ß√Ķes para qualifica√ß√£o de funcion√°rios. Confira. E tenha certeza que este √© um diferencial e tanto para o seu neg√≥cio.

 

  • Gar√ßons: s√£o ponto-chave para manter e cativar a clientela. Por isso precisam estar satisfeitos, sentir que fazem parte da casa. Tem que ser olhados com carinho, para manter o bom humor e a simpatia em meio √† correria do dia a dia.
  • Cultivar a equipe, mantendo baixa rotatividade, √© muito importante. Entre outros fatores, porque nem todos querem um emprego com carga hor√°ria noturna e trabalho nos fins de semana. D√™ valor inclusive a esse aspecto.
  • Se ainda n√£o adotou, pense com carinho na participa√ß√£o em resultados. E tamb√©m a ideia de ter o chef ou maitre como s√≥cio, uma solu√ß√£o bastante usada. Isso traz uma responsabilidade intr√≠nseca maior a eles.
  • A sele√ß√£o dos funcion√°rios √© crucial. Voc√™ precisa participar, para sentir desde o in√≠cio como ser√° o novo funcion√°rio. Com esta atitude, eles mesmos j√° se sentem mais pr√≥ximos, ganham uma sensa√ß√£o de pertencimento logo de cara. E, sempre que puder,estabele√ßa uma pol√≠tica definida de Recursos Humanos. Outro ponto √© pensar em um modelo de neg√≥cios que exija menos profissionais. E o sistema Pour My Beer colabora com isso.
  • Pra fechar, uma lei universal: equipe insatisfeita gera queda da qualidade do servi√ßo, que gera clientes insatisfeitos. √Č assim e n√£o tem como fugir. Pelo contr√°rio, √© preciso agir!

fonte: http://pourmybeerbrasil.com.br/blog/bares-e-restaurantes-a-importancia-da-qualificacao-dos-funcionarios/

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