Dicas para quem quer abrir uma franquia

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Dicas para quem quer abrir uma franquia

Quem est√° procurando a¬†franquia¬†certa para investir, pode ter d√ļvidas em rela√ß√£o ao caminho que deve percorrer at√© a escolha.

1. Faça uma autoanálise criteriosa

O primeiro passo é fazer uma autoanálise com algumas preguntas básicas:
‚Äʬ†¬† ¬†Voc√™ j√° teve um neg√≥cio pr√≥prio?
‚Äʬ†¬† ¬†Sabe se relacionar com pessoas?
‚Äʬ†¬† ¬†Conforme o neg√≥cio escolhido, voc√™ est√° ciente de que poder√° ter que trabalhar aos finais de semana e feriados? (Pois esses podem ser os dias de maior faturamento da sua empresa).
‚Äʬ†¬† ¬†A sua fam√≠lia o apoiar√° nessa empreitada?
‚Äʬ†¬† ¬†Voc√™ est√° ciente de que apesar de ser seu neg√≥cio, voc√™ ter√° que obedecer ao franqueador e suas normas e padr√Ķes?
‚Äʬ†¬† ¬†Voc√™ tem perfil e habilidade para tratar com funcion√°rios e clientes?

 

2. Escolha um negócio que combine com seu perfil

Não opte por um negócio que esteja na moda, escolha uma atividade que lhe dê prazer. Se essa atividade estiver na moda, melhor ainda. Você deve se sentir bem dentro do seu negócio, o negócio também precisa ter a sua cara.

 

3. Analise sua capacidade de investir

Veja quanto você tem disponível para investir nesse negócio. Lembre-se de que além dos valores para investimento, você precisará de uma folga financeira para os primeiros meses de operação. Nem todo negócio consegue atingir o seu ponto de equilíbrio logo após sua abertura, com as receitas cobrindo as despesas. Não entre em financiamento bancário, você estará arrumando um sócio que não irá trabalhar e sempre cobrará a parte dele nos lucros, nunca nos prejuízos. As linhas de crédito, tipo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento), são interessantes, mas estude bem se, no seu caso, elas são viáveis.

 

4. Cuidado com o ponto comercial

Este √© um dos itens de maior import√Ęncia para o sucesso do seu neg√≥cio, perde apenas para a escolha da franquia que ir√° investir. O ponto comercial pode ter maior ou menor influ√™ncia, dependendo da atividade escolhida. Por exemplo, para o setor de alimenta√ß√£o, ele √© tudo.
Fique atento, o seu investimento para montagem do seu negócio será sempre o mesmo, seja num ponto bom ou num ponto ruim, a diferença é que, no primeiro, o seu faturamento poderá ser o dobro do que ocorrerá no segundo.
Analise, atentamente, as cl√°usulas contratuais. E utilize a experi√™ncia de um advogado especializado em loca√ß√Ķes.
E mais importante de tudo: negocie sempre, e muito bem. Se você, por impulso, aceitar um valor locatício incompatível com o faturamento do seu negócio, você irá conviver com isso durante todo o período que durar o seu contrato de locação. O seu franqueador deve saber o percentual máximo que o seu aluguel pode atingir em função do faturamento esperado. Com a experiência dele, você pode projetar o faturamento no ponto escolhido para negociação e, assim, chegar ao valor máximo de aluguel que poderá suportar. Acima desse valor, você reduz o lucro. Abaixo, essa diferença irá incorporar o seu lucro, todos os meses.

 

5. Não se esqueça dos concorrentes

Fique atento √† concorr√™ncia ao redor do seu ponto comercial. Analise os pontos fortes e os pontos fracos deles, e compare com os seus. Nem sempre um concorrente por perto √© negativo, ele pode ser um grande gerador de tr√°fego que pode beneficiar a sua loja. Se o seu neg√≥cio tiver bons atrativos, poder√° se beneficiar do fluxo de pessoas que esse concorrente propiciar√°. Esse p√ļblico perceber√° o seu diferencial e, certamente, ir√° querer conhecer o seu neg√≥cio. A√≠ depender√° s√≥ de voc√™ (loja limpa, bem cuidada e iluminada) e dos seus colaboradores (atendimento cordial, atencioso e com as palavras-chave, bem-vindo, em que posso ajudar, posso sugerir, obrigado por ter vindo e volte sempre, entre outros).

 

6. Conheça o franqueador

Esta etapa n√£o √© t√£o dif√≠cil, mas requer cuidado e aten√ß√£o. Veja h√° quanto tempo o franqueador est√° no mercado? Quantas lojas franqueadas ele possui? Quantas lojas pr√≥prias ele opera? Franqueador que n√£o tem lojas pr√≥prias, nem sempre est√° atualizado com o dia a dia da opera√ß√£o. Na loja pr√≥pria √© que ele pode sentir na pele o resultado das suas a√ß√Ķes de gest√£o como franqueador.

 

7. Converse com os franqueados

Este √© o melhor term√īmetro que voc√™ pode usar para medir a temperatura da franqueadora. Visite lojas e converse com os franqueados, veja se tudo aquilo que o franqueador lhe passou, como sendo apoio da franqueadora, realmente foi dado aos franqueados.
Mas atenção: em toda franqueadora existem franqueados descontentes. Saiba entender o motivo desse descontentamento e, veja também, se ele é generalizado ou é pontual. Se todos os franqueados reclamam da mesma coisa, pode ser um problema do franqueador, mas se somente poucos reclamam do mesmo ponto, pode ser apenas um problema localizado.
Na maioria dos casos, esse descontentamento é causado por falhas na avaliação dos itens 1 e 2 desta lista.

 

8. Analise a circular de oferta e o contrato profundamente

A Circular de Oferta de Franquia é um documento que o franqueador, pela lei 8.955, tem que entregar a você 10 dias antes de você assinar qualquer documento ou realizar qualquer pagamento relacionado à aquisição da franquia.
Na COF, você encontrará também uma minuta do Contrato de Franquia que você irá assinar caso vá até o fim na sua negociação. Leia também com muita atenção.
O Contrato de Franquia é um Contrato de adesão que é igual para todos os franqueados, todas as regras da franquia estão ali definidas para serem obedecidas.

9. Não faça nada por impulso

Seja o mais racional possível na análise do negócio que você está entrando. Lembre-se de que nele você estará colocando suas economias. Nesta hora, decidir por impulso pode ser um péssimo negócio.

 

10. Entenda bem o seu papel

Siga sempre as normas e padr√Ķes definidos pelo franqueador. N√£o tente ‚Äúreinventar a roda‚ÄĚ. Se voc√™ acha que pode fazer melhor que ele, ent√£o fa√ßa, mas no seu pr√≥prio neg√≥cio. A√≠ voc√™ n√£o precisar√° pagar royalties e taxas, corra o risco sozinho.
Numa rede de franquias, voc√™ tem que atuar conforme estipulado no contrato e franquia. √Č claro que voc√™ pode sugerir e apresentar ideias ao seu franqueador (foi assim que surgiu o Big Mac), mas caber√° a ele desenvolver, testar, aprovar e implantar para toda a sua rede a sugest√£o que voc√™ apresentou.
O seu negócio não dará nada a você, ele simplesmente lhe devolverá em lucro todo o tempo e dedicação que você gastar com ele. Sua presença é e sempre será fundamental para o sucesso do seu investimento.

Fonte:https://www.suafranquia.com/noticias/especial/2016/04/10-dicas-para-quem-quer-abrir-uma-franquia/

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