dicas para ter um bar temático e superar a concorrência

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dicas para ter um bar temático e superar a concorrência

A concorr√™ncia √© pesada para quem pensa em abrir um bar tem√°tico. Veja as recomenda√ß√Ķes de empreendedores para fidelizar os seus clientes

Muitas pessoas sonham em abrir o próprio bar. Mas como fazer com que seu negócio chame mais atenção do que a concorrência? No ramo da alimentação fora de casa, por exemplo, são mais de um milhão de estabelecimentos espalhados pelo país.

Para Alessandro Saade, professor do Master em Empreendedorismo & Novos Neg√≥cios da Business School S√£o Paulo (BSP), o setor de bares sempre est√° aquecido. Mas e a crise? “Nesse contexto, tem um pessoal animado e outro desanimado.

O desanimado √© aquele que est√° tentando fazer o que sempre fez, com as mesmas promo√ß√Ķes e estrat√©gias. J√° o animado √© aquele que oferece algum tipo de engajamento. Se voc√™ tem esse v√≠nculo com o cliente, seu mercado est√° sempre bom”, diz o professor.

De acordo com Saade, √© importante para toda empresa ter um prop√≥sito para se destacar. “Esse √© o grande segredo da longevidade. Se voc√™ est√° montando o bar s√≥ pra ganhar dinheiro, provavelmente ele n√£o vai durar.

Se voc√™ quer que as pessoas se divirtam e tenham bons momentos, ele ficar√° por muito tempo. Fa√ßa com que as pessoas sintam vontade de voltar ‚Äď e h√° muitas maneiras de fazer isso”.

Como exemplos de bares que investem em produtos ou serviços diferentes, entrevistamos Lucy Raposo, sócia do bar e luderia Ludus; Tiago Almeida, fundador do bar de cultura geek GIBI; e Verónica Goyzueta, sócia do Tubaína Bar, especializado na bebida.

Veja as dicas que eles deram para quem quer ter um negócio de sucesso no ramo:

1. Coloque alguma paixão sua no negócio

“Entrei no GIBI pensando que gastava mais tempo no trabalho do que com meus hobbies, e ent√£o levei o hobby para meu neg√≥cio”, conta Almeida. “N√£o adianta simplesmente abrir porque √© uma oportunidade e porque tem um ponto bom. Se voc√™ n√£o gostar, ir√° acordar insatisfeito todo dia”, diz o¬†empreendedor.¬†“√Č preciso ter um diferencial at√© para captar os s√≥cios. Se n√£o houvesse uma ideia diferente, eles nem queriam colocar dinheiro em um bar”.

2. Tenha um menu inovador

O Tuba√≠na possui mais 30 r√≥tulos de refrigerante no card√°pio. Mas Ver√≥nica conta que tenta inovar tamb√©m na comida. “Se a gente prepara uma pamonha, por exemplo, a gente faz pamonha frita. Se a gente faz um estrogonofe, faz um com carne de sol. Temos tamb√©m coxinha de feij√£o e um card√°pio para veganos e vegetarianos”.

3. Ofereça um serviço diferenciado

No caso do Ludus, o bar tem como diferencial e foco os jogos de tabuleiro. “Hoje, n√≥s temos mais de 900 t√≠tulos, al√©m de monitores para os jogos. Isso voc√™ n√£o consegue do dia para a noite”, afirma.¬†Com o valor da entrada, o cliente pode jogar quantos jogos quiser pelo tempo em que permanecer na casa.

4. Invista em um ambiente especial

Para atrair consumidores, empreendedores precisam investir na decora√ß√£o.¬†“Dentro do bar, h√° algumas coisas inusitadas. Tem um tapete no teto, por exemplo. S√£o coisas que chamam os clientes. O bar tem um ar de casa, de interior, e isso que faz com que as pessoas tenham vontade de ir”, explica Ver√≥nica.

5. Lembre seus clientes de que seu negócio existe

Não basta apenas ter um lugar com comida, decoração e serviços inovadores: é preciso sempre investir em divulgação. Lucy afirma que a divulgação da Ludus começou no boca-a-boca e esse é o forte do bar, mas que, hoje, usa as redes sociais como um complemento dessa estratégia.

fonte: https://exame.abril.com.br/pme/5-dicas-para-ter-um-bar-tematico-e-superar-a-concorrencia/

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