Dicas para vender produtos e serviços na crise do Coronavírus

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Dicas para vender produtos e serviços na crise do Coronavírus

Mesmo com as restri√ß√Ķes de circula√ß√£o h√° possibilidades de continuar vendendo produtos e servi√ßos

A pandemia do COVID-19 declarada pela Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde ‚Äď OMS provocou impactos importantes sobre os pequenos neg√≥cios, mas h√° op√ß√Ķes criativas para manter as vendas de produtos e servi√ßos.

 

Confira 10 sugest√Ķes de formas alternativas de vender seus produtos e servi√ßos neste momento de crise.

 

1 ‚Äď Planeje com seus funcion√°rios formas alternativas de venda

Estabele√ßa linha direta com os seus funcion√°rios, atualize-os sobre como ser√° o funcionamento do seu neg√≥cio, hor√°rios, quest√Ķes de seguran√ßa, a nova estrat√©gia de atendimento. Os seus funcion√°rios precisar√£o adotar novas formas de trabalhar, mas s√≥ poder√£o faz√™-lo caso tenham informa√ß√Ķes claras e consistentes¬†de voc√™, dono do neg√≥cio.

2 ‚Äď Comunique seus clientes

Envie mensagem aos seus clientes, comunicando a sua nova estratégia, como irá atendê-los durante este período.

3 ‚Äď Se aproxime de seus clientes

Reveja o seu modelo de negócios, a sua forma de entregar produtos, agregue serviço, agregue valor.

Exemplo: se você tem uma loja física, um pequeno varejo, inove, ofereça serviços aos seus clientes em casa.

Você tem o contato do seu cliente? Envie mensagens ofertando serviços especiais como amostra e entrega em domicílio de produtos.

4 ‚Äď Entregue em domic√≠lio

Voc√™ poder√° utilizar servi√ßos de motoboy para entrega dos seus produtos ou at√© mesmo mobilizar a sua equipe local para faz√™-la ‚Äď cada loja tem seu raio (√°rea) de atua√ß√£o. Verifique se √© poss√≠vel que a sua equipe fa√ßa a entrega do produto na casa do cliente.

5 – Divulgue no digital

Reforce a divulgação dos seus produtos em seus canais online, faça ofertas especiais com entregas em domicílio pelas equipes de vendas locais ou serviço de entrega Рmotoboy.

 

6 РGaranta a segurança e conquiste a confiança dos clientes

Se você tem um pequeno varejo de rua, envie mensagem ao seu cliente falando dos cuidados que você está tendo em seu negócio, uso de detergentes na limpeza várias vezes ao dia, funcionários atendendo com uso de máscaras, a possibilidade de disponibilizar máscara para o cliente, o cliente poder marcar hora para ter atendimento exclusivo, evitando muitas pessoas no mesmo horário.

Se voc√™ tem um servi√ßo, fa√ßa a entrega do servi√ßo um a um tomando cuidado com as recomenda√ß√Ķes de higiene e preven√ß√£o.

Exemplo: salão de beleza poderá ir até a casa do cliente. Ou a possibilidade do cliente marcar um horário exclusivo para ser atendido.

7 ‚Äď Provoque a flexibilidade na atua√ß√£o dos colaboradores

Se você é empresário da área de alimentos, tem um restaurante, verificar a possibilidade da sua equipe de atendimento, exemplo garçom, passar a dar suporte a entregas em domicílio, pois as pessoas provavelmente irão optar por esta modalidade de serviço.

 

8 ‚Äď Crie uma for√ßa tarefa no digital

Se voc√™ √© um varejista de roupas/acess√≥rios e beleza, por exemplo, oriente seus funcion√°rios a agirem como ‚Äúconsultores‚ÄĚ da sua marca/empresa no ambiente online, eles se tornar√£o influenciadores da sua marca nos ambientes digitais (Facebook, Instagram, WhatsApp) , eles ir√£o impulsionar suas vendas online e offline al√©m de poderem at√© fazer a entrega, dependendo do raio de a√ß√£o de cada neg√≥cio.

 

9 ‚Äď Planeje a sua atua√ß√£o para o fim da crise

As previs√Ķes est√£o na linha de que os impactos da pandemia nos neg√≥cios n√£o devem ultrapassar 4 meses. Use este tempo de pausa para rever seu neg√≥cio e planejar o futuro dele, em vez de reduzir o n√ļmero de funcion√°rios, incentive-os usar seu tempo para atualizar informa√ß√Ķes sobre os clientes, perfil, preferencias, sistemas internos, aprimorar habilidades e criar novos produtos e servi√ßos para estarem melhor preparados para a eventual recupera√ß√£o, pois o planejamento de recupera√ß√£o precisa come√ßar enquanto voc√™ ainda est√° reagindo √† crise.

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10. Inove rapidamente em torno de novas necessidades e h√°bitos de consumo

Al√©m de rever seu portf√≥lio de produtos/servi√ßos, as novas necessidades dos clientes criam oportunidades de inova√ß√£o para os seus neg√≥cios.¬†N√£o fique focado em a√ß√Ķes defensivas, aproveite este momento para inovar ousadamente em torno de oportunidades emergentes. Fique de olho nos sinais que o seu consumidor dar√°.

Observe, algumas mudan√ßas de comportamento e consumo provavelmente persistir√£o al√©m da crise e muitos setores ressurgir√£o para novas realidades de mercado.¬†√Č cedo para dizer com certeza quais novos h√°bitos surgir√£o e quais permanecer√£o no longo prazo, mas teremos aumento de consumo online de produtos e servi√ßos alimentares, de vestu√°rio, beleza e sa√ļde, home office entre outros.

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