Dicas que podem aumentar as vendas do seu restaurante

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Dicas que podem aumentar as vendas do seu restaurante
O setor de alimenta√ß√£o √© um dos mais competitivos do mercado, pois n√£o faltam op√ß√Ķes para o consumidor. E para se destacar neste ramo, o empreendedor precisa ter aten√ß√£o a alguns pontos importantes¬†que far√£o com que seu estabelecimento aumente as vendas e alcance bons resultados.¬†

Em todo empreendimento, um bom planejamento faz toda a diferença e ajuda a simplificar alguns processos.

1.¬†Conhe√ßa o seu p√ļblico

O empreendedor deve identificar e conhecer o seu p√ļblico alvo. A partir disso, consegue mapear e identificar em quais produtos e segmentos dever√° investir, e at√© mesmo,¬†montar o card√°pio¬†do¬†seu estabelecimento.

Para isso, √© preciso conhecer bem o perfil do seu cliente: prefer√™ncias, modo de vida, poder aquisitivo e outras quest√Ķes importantes na hora de definir a identidade do seu neg√≥cio. Como um bom estudo sobre a regi√£o na qual a sua lanchonete est√°.

A área é comercial ou residencial? A resposta dessa pergunta influencia principalmente no cardápio. Se for um local muito frequentado por famílias, pode ser interessante ofertar um menu kids.

Então, não economize em pesquisas. Elas são o pontapé inicial para o seu planejamento. Se você não souber onde está e quem é o seu cliente, as chances do seu negócio darem errado são muito grandes.

2. Ofereça um bom atendimento

Fato: se o cliente for mal atendido, não voltará. Para evitar problemas desse tipo, uma equipe treinada e bem equipada faz toda a diferença. Em conjunto com o ambiente limpo e adequado, o atendimento é a primeira impressão que o cliente terá do seu estabelecimento.

Invista em treinamentos específicos para que a sua equipe esteja sempre segura na hora de atender ou resolver qualquer problema que o cliente apresente. A agilidade no atendimento também conta como ponto positivo.

Para apoiar esse processo, você poderá investir em softwares de gestão disponíveis no mercado, integrando os pedidos e o fechamento da conta, com o detalhamento tributário e fiscal. Eles ainda te ajudarão no controle de estoque. Uma mão na roda tanto para o atendente quanto para o dono do estabelecimento. E quem sai ganhando é o cliente, que é mais bem atendido.

3. Invista em promo√ß√Ķes

Sabemos que h√° dias mais e menos movimentados nas lanchonetes, influenciados por in√ļmeros fatores externos. Para atrair clientes nos dias de menor movimento, invista em promo√ß√Ķes pontuais.

Ofere√ßa produtos diferenciados para cada dia da semana, com pre√ßo inferior ao que costuma praticar. Al√©m de atrair o cliente pelo valor mais baixo, isso possibilita que ele conhe√ßa o seu card√°pio di√°rio. Os combos tamb√©m s√£o √≥timas dicas para lanchonetes: ‚Äúpe√ßa esse e leve tamb√©m aquele‚ÄĚ.

Independente da op√ß√£o que escolher, √© importante manter a equipe sempre informada das promo√ß√Ķes do dia, assim como o cliente. Voc√™ pode manter um card√°pio diferenciado para os dias de promo√ß√Ķes, ou ainda, investir em¬†card√°pios digitais, que possibilitam altera√ß√Ķes di√°rias, destacando ou sugerindo determinado produto para o cliente. √Č uma comodidade para quem escolhe.

4. Pesquise a concorrência

No ramo gastron√īmico a concorr√™ncia √© muito grande, seja direta ou indireta. Afinal, al√©m daqueles estabelecimentos que servem o mesmo tipo de comida que o seu, ainda existem aqueles que oferecem outras op√ß√Ķes, mas que tamb√©m s√£o lanchonetes. Ou seja, indiretamente concorrem com voc√™.

Para se diferenciar e encontrar o seu espaço nesse meio, você precisa primeiro conhecer os outros estabelecimentos e saber o que eles estão fazendo. Qual o cardápio desses locais? Como é o ambiente? Qual a faixa de preço praticada nas outras lanchonetes? Elas apresentam algum diferencial?

As respostas desses questionamentos vão te ajudar a definir o seu posicionamento e o seu planejamento. A ideia não é copiar o que eles estão fazendo, mas conseguir fazer melhor e assim se diferenciar deles.

5. Fidelize seu cliente

Cativar seu cliente encurta, e muito, o caminho para que ele se torne fiel. E um consumidor satisfeito atrai mais facilmente outros clientes, especialmente em uma época que o marketing boca a boca e as redes sociais estão tão em alta. Com isso, você acaba até economizando com investimento em publicidade, pois a indicação de um conhecido conta muito na hora de escolher um estabelecimento.

Então, você deve estar se perguntando: como fidelizar meu cliente? Alguns fatores são imprescindíveis, como o bom atendimento, a limpeza do local, um ambiente agradável, um produto de qualidade elevada. Tudo isso faz com que as pessoas queiram voltar e ainda indiquem sua lanchonete para amigos e familiares.

Al√©m disso, voc√™ pode investir em um ‚Äúprograma de fidelidade‚ÄĚ distribuindo cortesias para seus clientes (atrav√©s de pontos ou n√ļmero de pedidos, por exemplo). Mas n√£o deixe de¬†treinar¬†e comunicar todos os colaboradores para que estejam informados sobre o programa em vigor no per√≠odo.

Todo zelo √© necess√°rio, pois tamb√©m h√° o outro lado da moeda: nos dias de hoje qualquer reclama√ß√£o ou insatisfa√ß√£o por parte do cliente vai para a internet e pode tomar dimens√Ķes enormes para sua marca. Voc√™ n√£o quer isso, n√£o √©?

6. Atenda em dias e hor√°rios diferenciados

Um bom recurso para aumentar as vendas na sua lanchonete é abrir em dias ou em horários em que a maioria está de portas fechadas. Essa estratégia visa atrair novos clientes que consumiriam na concorrência.

Talvez nas segundas-feiras o movimento seja fraco e por isso nenhuma lanchonete da cidade esteja aberta. Que tal passar a atender nesse dia? Se voc√™ for a √ļnica op√ß√£o acabar√° conquistando muitos clientes. Por isso, √© preciso pensar fora da caixa e entender que nem sempre o que funciona para os outros funcionar√° para voc√™.

Se o seu estabelecimento serve apenas o jantar, estenda o atendimento para que passe a servir tamb√©m op√ß√Ķes para o almo√ßo, por exemplo. Essa √© uma das dicas para lanchonete que aumentar√° muito as suas vendas!

7. Monte um card√°pio de qualidade

Cada vez mais as pessoas querem ter experi√™ncias diferenciadas, e isso serve tamb√©m para o ramo gastron√īmico. A tend√™ncia de gourmetiza√ß√£o atingiu em cheio esse setor.

Por isso, preocupe-se em montar um card√°pio de qualidade e que tenha op√ß√Ķes para todos os gostos. Hoje o p√ļblico vegetariano e vegano, por exemplo, √© bem grande. Que tal ter lanches para essas pessoas?

Mas, al√©m de ter um card√°pio bem variado, com uma grande quantidade de op√ß√Ķes, tenha foco total na qualidade dos produtos. Fa√ßa tudo com ingredientes de primeira linha e¬†bons fornecedores, pois isso √© o que te diferenciar√° de verdade da concorr√™ncia. Atendimento e ambiente s√£o importantes, mas o sabor do lanche ainda vem em primeiro lugar.

8. Tenha um carro chefe

Escolha um produto que será a especialidade do seu estabelecimento e certifique-se de que ele realmente é um ótimo produto. Pode ser uma receita de família, por exemplo.

Ao escolher o item que far√° este papel, coloque-o em destaque no card√°pio e instrua sua equipe a oferec√™-lo como a ‚Äúmelhor op√ß√£o da regi√£o‚ÄĚ. Aos poucos ele vai se tornando uma refer√™ncia servida com exclusividade em seu estabelecimento. Certamente novos clientes vir√£o, indicados por antigos clientes, para provar o t√£o falado prato.

Tente pensar nas vezes que fez isso por conta de determinado produto. Quantas vezes frequentou determinado restaurante porque servia o ‚Äúmelhor empanado‚ÄĚ da regi√£o, e pense tamb√©m na sua satisfa√ß√£o em saborear aquele alimento. √Č isso que deve ser feito aqui. Os clientes devem sentir vontade de consumir o seu ‚Äúproduto refer√™ncia‚ÄĚ.

9. Invista em marketing

Se você já fez tudo isso, precisa comunicar. Encare o marketing e a publicidade como investimento, não como gasto. Tenha uma identidade visual bonita, uma fachada atraente e invista também em estratégias de comunicação diferenciadas.

Hoje é fundamental estar presente nas redes sociais, como Facebook e Instagram. Nesses canais, uma boa dica para lanchonetes é apostar em fotos bonitas dos seus produtos. Elas têm ótimo resultado, já que costumam engajar os consumidores, deixando-os com fome e vontade de consumir o seu lanche.

Certamente aumentar as vendas do seu estabelecimento requer muita dedicação e paciência de todos os envolvidos. Mas o cliente deve ser o foco, sempre. Colocando em prática as dicas para lanchonete que apresentamos aqui, com certeza você começará a sentir os resultados positivos mais rápido do que imaginava.

Gostou de aprender essas dicas para lanchonete? Então compartilhe o texto em suas redes sociais e ajude outras pessoas a aumentarem as vendas do seu estabelecimento também!

Aproveite para baixar gratuitamente o nosso e-book sobre atendimento e fique por dentro de dicas e estratégias para aumentar as vendas em sua lanchonete. Boas vendas!

Fonte:https://www.kcms.com.br/blog/5-dicas-para-aumentas-vendas-em-uma-lanchonete/

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