Estabelecimentos devem ter cuidados para evitar coronavírus

By in
Estabelecimentos devem ter cuidados para evitar coronavírus

Defesa Civil iniciou vistorias em estabelecimentos comerciais com grande circula√ß√£o de pessoas, como shoppings, boates e asilos. √Č mais uma medida do GDF para evitar a dissemina√ß√£o da enfermidade

Com o objetivo de dar orienta√ß√Ķes sobre a preven√ß√£o do coronav√≠rus, a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, vinculada √† Secretaria de Seguran√ßa P√ļblica (SSP/DF), iniciou vistorias em estabelecimentos comerciais com grande circula√ß√£o de pessoas, como shoppings e boates e asilos. Inicialmente, 68 locais foram escolhidos para receberem a visita da equipe t√©cnica do √≥rg√£o, mas o n√ļmero poder√° ser maior.

‚ÄúJ√° vistoriamos 35 estabelecimentos desde o in√≠cio dos trabalhos. N√£o h√° inten√ß√£o de interdi√ß√£o, mas de constata√ß√£o e orienta√ß√£o quanto √† preven√ß√£o. O objetivo √© verificar se est√£o sendo oferecidos os itens b√°sicos de higiene necess√°rios, como √°lcool em gel e sab√£o em banheiros‚ÄĚ, explicou o subsecret√°rio da Defesa Civil, S√©rgio Bezerra.

De acordo com o subsecret√°rio, os asilos foram escolhidos por abrigarem o p√ļblico que tem maior letalidade nos casos de contamina√ß√£o ‚Äď os idosos.¬†Ao se deparar com uma situa√ß√£o de descumprimento das orienta√ß√Ķes, o agente far√° a orienta√ß√£o quanto a forma correta de funcionamento do local‚ÄĚ, finalizou Bezerra.

Na rotina de trabalho, alguns procedimentos j√° haviam sido adotados pelos servidores da Subsecretaria, como cumprimentos pessoais com os punhos e distribui√ß√£o de √°lcool em gel no local de trabalho e em viaturas. A participa√ß√£o em palestras, semin√°rios, cursos e encontros coletivos foram suspensos por 30 dias, a n√£o ser aqueles emergenciais ou convocados por outras institui√ß√Ķes.

Medidas de emergência

Esta √© mais uma medida do Governo do Distrito Federal para evitar a dissemina√ß√£o da patologia. Nesta semana, o GDF publicou um decreto que suspende aulas e eventos que re√ļnam mais cem pessoas. A medida foi necess√°ria para resguardar a popula√ß√£o do Distrito Federal por conta da dissemina√ß√£o do novo coronav√≠rus, que atingiu v√°rios pa√≠ses e foi classificada como uma pandemia pela Organiza√ß√£o Nacional de S√°ude (OMS). Por conta da medida, eventos foram suspensos ou cancelados.

Militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal participaram de curso promovido pela Secretaria de Sa√ļde ‚Äď o I Curso de Atualiza√ß√£o em Coronav√≠rus (Covid-19). O objetivo foi atualizar as equipes de atendimento pr√©-hospitalar quanto aos dados da doen√ßa, al√©m de lembrar as medidas de preven√ß√£o e controle, com orienta√ß√Ķes para o uso racional dos equipamentos de prote√ß√£o individual (EPIs).

A Polícia Militar do Distrito Federal adotou cuidados básicos de higiene e assepsia como parte do protocolo em abordagens policiais, tendo em vista os perigos a que as equipes estão expostas todos os dias, em trabalhos nas ruas. Os policiais são orientados a utilizar luvas em abordagens pessoais e a realizar assepsia das mãos com álcool em gel.

Já a Polícia Civil do Distrito Federal, por meio do departamento médico da instituição, está acompanhando atentamente a situação e avaliando se haverá alguma mudança nos atendimentos. Materiais, como álcool, máscaras e luvas estão sendo distribuídos aos servidores e está em andamento o processo para aquisição de mais produtos.

Medidas de contenção do vírus também foram adotadas pela Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), vinculada à SSP/DF. A Subsecretaria suspendeu as visitas nas unidades prisionais até a próxima sexta-feira (20). Após o período, a medida será reavaliada.

Cartilhas e material informativo foram distribu√≠dos a servidores e visitantes. As informa√ß√Ķes foram repassadas aos reeducandos. A Sesipe tamb√©m solicitou √† Secretaria de Sa√ļde um plano de conten√ß√£o espec√≠fico para o ambiente carcer√°rio. A medida foi informada aos √≥rg√£os de Justi√ßa. ‚ÄúEstamos tomando os cuidados necess√°rios para resguardar servidores e internos‚ÄĚ, explicou o subsecret√°rio da Sesipe, Adval Cardoso.

O Detran ainda orientou os servidores quanto aos cuidados necess√°rios no atendimento ao p√ļblico e abordagem a condutores, conforme as orienta√ß√Ķes da Secretaria de Sa√ļde, est√° em tratativas com outras secretarias para aquisi√ß√£o de materiais e equipamentos de prote√ß√£o individual para todos os servidores e disponibilizou um canal de comunica√ß√£o direta com a Secretaria de Sa√ļde, em caso de suspeita de contamina√ß√£o.

À população, o Detran recomenda utilizar o site da autarquia, evitando a ida desnecessária aos postos de atendimento. Há 11 serviços disponíveis no portal, como emissão de de autorização para estacionar em vagas especiais e segunda via da documentação do veículo.

https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/03/13/estabelecimentos-devem-ter-cuidados-para-evitar-coronavirus/