Normas de acessibilidade que o seu estabelecimento deve ter

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Normas de acessibilidade que o seu estabelecimento deve ter

Os estabelecimentos comerciais brasileiros devem se adequar às normas de acessibilidade previstas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A entidade estabelece uma série de exigências que empresas que atuam no varejo devem cumprir  para suprir necessidades de funcionários e clientes portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida. Confira 12 normas a seguir.

Normas de acessibilidade para estabelecimentos comerciais

1. A loja deve ter estrutura e sinalização adequadas para quem se move com equipamentos auxiliares, como muletas. Por exemplo, alertando sobre desníveis;

2. Para cadeirantes, a ABNT prevê que o espaço de deslocamento de uma cadeira de rodas é equivalente a um perímetro de 0,80 por 1,20 m. Portanto, a área de circulação deve respeitar essas medidas e prever espaço suficiente para manobras;

3. As vagas de estacionamento reservadas para portadores de deficiência devem estar localizadas em área próxima à entrada do estabelecimento, e devem ter acesso direto ao local, de forma acessível. Também é necessário que estejam sinalizadas adequadamente;

4. Rota acess√≠vel √© um¬†trajeto cont√≠nuo, desobstru√≠do e sinalizado, que conecta os ambientes externos ou internos de espa√ßos e edifica√ß√Ķes, e que possa ser utilizado de forma aut√īnoma e segura por todas as pessoas, inclusive aquelas com defici√™ncia.

A rota acessível deve também levar em conta a parte externa, o que pode exigir, por exemplo, a instalação de rampas;

5. Todas as portas devem ter¬†v√£o livre¬†m√≠nimo¬†de 0,80 m e altura m√≠nima de 2,10 m. Al√©m disso, as ma√ßanetas devem ser instaladas em altura entre 0,90 m a 1,10 m e devem poder ser operadas em um √ļnico movimento, sem exigir muito esfor√ßo;

6.¬†Sanit√°rios acess√≠veis¬†devem ser instalados junto √†s rotas acess√≠veis e integrados √†s demais instala√ß√Ķes sanit√°rias. Caso estejam isolados, √© preciso instalar um bot√£o de emerg√™ncia para o caso de quedas;

7. Em estabelecimentos de grande porte, como centros comerciais, é recomendado que sejam disponibilizados telefones que recebem e transmitem mensagens (TDD) para a comunicação de deficientes auditivos;

8. √Č recomendado que ao menos 5% das¬†mesas de trabalho¬†ou para refei√ß√Ķes¬†‚Äď exige-se ao menos uma ‚Äď devem ser acess√≠veis a pessoas com cadeiras de rodas a uma¬†altura¬†entre 0,75 m e 0,85 m, e permitir avan√ßo at√© o m√°ximo de 0,50 m;

9. Os equipamentos e serviços de acessibilidade do estabelecimento devem estar indicados conforme o Símbolo Internacional de Acesso (SAI);

10. Os estabelecimentos devem possuir sinalização tátil dirigidas para pessoas com deficiência visual e cegas. A representação pode se dar através de relevos ou na linguagem Braille;

11. Em casos de emergência ou perigo, deve ser emitida sinalização sonora destinada aos deficientes visuais;

12. Estabelecimentos comerciais que disp√Ķem de elevadores devem ter instalados nesses equipamentos¬†sistemas de prote√ß√£oe reabertura de portas, para os casos de obstru√ß√£o durante o seu fechamento. O sistema dever√° proteger o espa√ßo entre 5 cm e 120 cm, contados a partir do piso do elevador, e conter, no m√≠nimo, 16 feixes de luz interruptores.

Os elevadores também devem ter espaço suficiente para manobras efetuadas por cadeirantes.

Fonte:https://destinonegocio.com/br/empreendedorismo/confira-12-normas-de-acessibilidade-que-o-seu-estabelecimento-comercial-deve-ter/

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